Ó malta boa, quantos de nós já tiramos samirros e que por "N" situações não foram devolvidos como deviam ser, há sempre situações em que não se cumprem escrupulosamente as regras (não estou a dizer para não se cumprirem), são situações pontuais em que o pescador lúdico pode ter duvida na espécie, ou não reparou bem no peixe que capturou, sei lá...
Conto-vos aqui uma situação passada comigo à umas pescas atrás, eu pesco sempre com anzóis grandes, ou médios/grandes, logo, parece assim á primeira vista que os minorcas não ficam no anzol, mas para nosso espanto até ficam, parece que se ajeitaram para meter o anzol na boca, ora quando vamos tirar o bixo ele fica com a boca toda partida, quase tudo desencaixado mas, mandamos o bixo á água já meio morto e tal,... eu estava a pescar e ao recolher sinto algum peso extra, recolho devagar e quando a coisa chega era uma montagem perdida com chumbada e dois anzóis bem pequenos e num deles vinha um robalo pouco maior que uma sardinha, o bixo coitado esteve preso tanto tempo que em redor da boca tinha uma ferida provocada pelo rodar do mar e, estava mais morto que vivo, lá o soltei e até disse ao João este gajo já não se safa, e lá andei a tentar que ele se endireitasse na água mas, quando o largava ele ficava de lado e nem reagia, fiz alguma tentativas mas deu sempre o mesmo até que o larguei mesmo e ele ia morto coitado, foi dar de comer a outros.
O que quero dizer é que desde que não andemos a capturar sistemáticamente peixes fora da medida, penso que um ou outro por vezes acaba no saco por vários factores, agora devemos é ter a consciencia de que peixe fora da medida deve ser devolvido, por vezes quando perdemos uma montagem já na água ou no lançamento sabemos lá se um peixe lá vai e acaba por morrer agarrado a essa montagem.
Penso que não podemos ser fundamentalistas em nada porque nem todas as situações são regra, há sempre uma excepção e aí temos de analizar essa excepção até a perceber perfeitamente.
Os peixes fora da medida devem ser devolvidos, pensemos nisso, somos pescadores lúdicos.
Mas também sabemos quem destrói toneladas de peixes e outras espécies marinhas em arrastos para recolher só os espécimes que procuram, esses sim violam regras mas pior que isso desiquilibram e arrasam a vida marinha em nome de quê ?
Boas pescarias com responsabilidade