O BÁSICO DO BÁSICO.... quem sabe????

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"O BÁSICO DO BÁSICO.... quem sabe????"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

... para a chumbadinha e para iscadas de sardinha ou ameijoa OK...para anelideos
Sim para anelídeos esquece, casulo ainda dá agora outros não, pelo menos se for uma iscada a subir pelo fio, se for um remolhão a história já é outra.
olha joao eu so dou 4 voltas porque por vezes se das muitas voltas o fio pode perder a resistência.
Nem sempre. Depende do nó. :wink:

Já agora em questão de voltas no empate de anzóis de patilha costumo dar 6, 7 voltas. Não são precisas mais (acho eu) 8)

Em termos de nó, é o mais simples e prático, até dá para empatar sem luz:

http://www.pescador.online.pt/spot.php?id=241

Principal desvantagem, temos de ter as duas pontas do fio livre. Não dá quando estamos a pescar directo (chumbadinha por exemplo).
zumbrax
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Mensagem por zumbrax »

Realmente é pratico, mas quanto a mim tem um grande defeito, é o seu desperdício em linha, imagina que queres empatar vários com a mesma medida... é sempre o factor de deixares mais linha não vá um ficar mais curto que outro e por precaução deixas sempre linha a mais que mais tarde acabas por cortar para acertar a medida, quanto ao resto 5 *.

Eu costumo fazer o empate clássico para o anzol de patilha, deixo a laçada para a curva do anzol enrolo 4 voltas ou 5 (depende se sem esquecer de contar alguma :D )depois puxo a linha de baixo para apertar e estico a de cima que fica na haste do anzol, aproximo o nó à patilha e aperto novamente, por ultimo é fazer o teste do empate, aqui é que é preciso ter algum cuidado e não aconselho a fazer com os dentes(puxar da linha) não já a linha partir e o anzol ficar na boca errada. :lol:

No anzol de argola ou faço da mesma maneira, ou passo duas vezes por dentro da argola e dps a ponta da linha passa por dentro das duas argolas, é muito rápido, resistente e também o utilizo para amostras.
bodao
Registado: segunda dez 11, 2006 3:07 pm

Mensagem por bodao »

Nem sempre. Depende do nó. :wink:

Já agora em questão de voltas no empate de anzóis de patilha costumo dar 6, 7 voltas. Não são precisas mais (acho eu) 8)

Em termos de nó, é o mais simples e prático, até dá para empatar sem luz:

http://www.pescador.online.pt/spot.php?id=241

Principal desvantagem, temos de ter as duas pontas do fio livre. Não dá quando estamos a pescar directo (chumbadinha por exemplo).
pois depende eu por acaso tambem dou esse nó com as duas pontas e so costumo dar as 4 voltas, e ate agora nao tanho queixas, mas isso tambem depende do fio.
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Realmente é pratico, mas quanto a mim tem um grande defeito, é o seu desperdício em linha, imagina que queres empatar vários com a mesma medida... é sempre o factor de deixares mais linha não vá um ficar mais curto que outro e por precaução deixas sempre linha a mais que mais tarde acabas por cortar para acertar a medida, quanto ao resto 5 *.
Sim tens razão, nessa parte mas com prática acertas bem.

Inicialmente comecei por utilizar o nó que usas, mas chamaram-me à atenção para o factor pesca nocturna, e possível falta de luz. Actualmente só utilizo esse nó quando tenho apenas uma ponta de fio e estou a empatar anzol de patilha.
pois depende eu por acaso tambem dou esse nó com as duas pontas e so costumo dar as 4 voltas, e ate agora nao tanho queixas, mas isso tambem depende do fio.
Já empatei também com 4 voltas, na realidade nunca tive problemas com as 4 voltas em certos anzóis. No entanto se utilizares anzóis onde a patilha é pouco larga para o fio que utilizas, tens de dar mais umas voltas e apertar com cuidado para o empate não saltar.
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

:roll: já não me lembro da última vez que empatei um anzol de noite na praia :lol: :lol: :lol: ...

4, 5 6 10 voltas? nah...isso é em função do fio, do nó e do anzol (mas quando é preciso e o peixe não dá descanso qq coisa vale :mrgreen: )

Eh pá isto está nos tótós... ai jazus que baralhamos os rookies todos :lol:
bodao

Mensagem por bodao »

Já empatei também com 4 voltas, na realidade nunca tive problemas com as 4 voltas em certos anzóis. No entanto se utilizares anzóis onde a patilha é pouco larga para o fio que utilizas, tens de dar mais umas voltas e apertar com cuidado para o empate não saltar.
pois isso ja nao sei porque normalmente nos usamos vios finos, mas na pesca de praia deve ser com fios mais fortes certo?
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Sim normalmente utilizamos fios mais grossos.

Mas por acaso um dos anzóis em questão nem utilizo em surfcasting, trata-se de um gamakatsu que espeta que se farta, o defeito daquele modelo é ter a patilha muito fina, um fio 0,25 no anzol nº6 já tem de ser empatado com algum cuidado para não fugir.

Mas como sempre chegamos à conclusão, de que cada caso é um caso :twisted:
bodao

Mensagem por bodao »

pois exato a anzois que tem as patilhas mais pequenas, depende das marcas e dos modelos.
Responder