O meu pior dia de pesca (de sempre!)
Re: O meu pior dia de pesca (de sempre!)
krazy_dude o sitio que estavas de facto nao é dos melhores para ficar seco, a chamada rampa, pois o mar ai sobe imensas vezes, basta ser mare muito viva com ondulaçao 0.80m que ja sai qualquer coisa ca para cima e passa para o lado do rio, principalmente nesse sitio, esse sitio nao me molhei mas ja sai de la duas vezes com alguns sapiscos, pois elas sobem a rampa e vem pelas costas, e apanham-te distraido. Bom spot mas cuidado, a ponta é mais soft..
- krazy_dude
- Utilizador Regular
- Registado: sexta dez 17, 2010 3:23 am
Olá amigo Luís,luis amaral Escreveu:Nelson, graças a Deus estas bem, mais os companheiros que estavam no pontao nesse momento. Ja tive o prazer, ou desprazer de presenciar coisas parecidas acontecerem com gente que arrisca tudo ou quase tudo de forma consciente. Ja vi ondas a varrer pontoes de uma ponta a outra e levar tudo o que la estava para o mar e confesso, ja levei com uma em cima, felizmente para mim a cair completamente na vertical, tipo chuva torrencial numa faina em que o amigo que estava comigo me disse cuidado com essa...e eu respondi estupidamente, porque ainda nenhuma la tinha chegado, TRANQUILO, NAO CHEGA CA... e 2 segundos depois, completamente encharcado.
Temos todos de ter atençao com o estado do mar, devemos ao chegar ao pesqueiro, principalmente em dias de enchios, de reservar os primeiros 15 minutos para observarmos, de um local seguro o comportamento do mesmo, para nao sermos depois surpreendidos. Nao devemos ser orgulhosos e ter humildade suficiente para acatar os concelhos de pescadores locais, que por vezes nos avisam dos perigos, isto claro em pesqueiros que nao conhecemos convenientemente.
A vida e preciosa e da que pensar a quantidade de companheiros que morrem todos os anos a fazer o mesmo que nos todos amamos. Nao existe peixe que tenha o valor suficiente para a colocarmos em jogo, temos de ser conscientes, racionais para que vivamos para a pesca em vez de morrer pela pesca.
Nelson e Rui as melhoras para os dois, desculpem o testamento, e boas pescas.
Um abraço
Graças a Deus foi só um susto... que espero não mais voltar a repetir! uma coisa é uma banhada outra é levar um estalo tremendo duma onda daquelas, só fico a pensar a força de kgs com que bateu no paredão... pois senti os kgs ou litros bem em mim e já estava a onda cortada
Obrigado pelas palavras, é mesmo isso, alertar NUNCA É DEMAIS! por isso coloquei aqui este acontecimento, podia-me calar muito caladinho mas não, estas coisas são mesmo para ser partilhadas, pois não quero que aconteça aos outros aquilo o que nos aconteceu... e claro muito menos acontecer pior!
Abraço
- krazy_dude
- Utilizador Regular
Olá Fernando, aprende-se com os erros mesmo.. com alguns pois como disseste e bem ás vezes são erros fatais e ai ja´não ha nada a fazer...007kil Escreveu:Viva.
Fico feliz por tudo ter acabado em bem para ambos.
O mar com as mares vivas torna-se muito inconstante e essa zona ai é muito perigosa.
Já não é a primeira vez que acontecem ai nesse mesmo local acidentes fatais.
Ainda bem que fizeste o alerta é mais um aviso para todos nós mais uma vez nos lembrarmos dos perigos que por vezes corremos ao pescar.
Já agora aqui fica uma dica, uma vez que referiste que o telemóvel caiu na água.
A maneira mais simples de retirar a humidade, devia ter sido na hora mas quem sabe ainda vais a tempo, é colocar o telemóvel dentro de um taparuer coberto com arroz, mas cru![]()
, durante uns 2/3 dias.
Abraço e as melhoras para ambos e prepara-te para outra molhadela![]()
Felizmente foi só uns safanões a dizer-nos quem manda ali... e no mar nunca seremos nós a mandar!!!!
Obrigado pela dica amigo, ele está a bombar, assim como para nós acho que para o telemovel o pior já passou também
Abraço e vamos lá ver se esta semana o mar baixar se vamos lá fazer uma pesquinha... mas eu vou a medo!!! qualquer coisa e o Nelson já esta no inicio do paredão
- krazy_dude
- Utilizador Regular
Então grande Soares tudo em cima?ffgsoares Escreveu:Grande amigo Nelson.
Então companheiro, um susto e tanto heim,... este mar de tão belo é temível !
Estes dias o mar tem estado muito forte, e pescar em paredões com a maré a subir até aos três metros e tal é um perigo mas, muito pior á noite, é preciso muito cuidado e respeito, (que voces tiveram) mas as surpresas surgem, eu hoje estive na praia para pescar e nem montei o material e ontem estive em dois sítios e só o barulho do mar metia respeito, está com umas vagas bem altas e fortes.
Ainda bem que tudo foi apenas um susto, que tudo corra bem e melhores dias virão.
Um Abração praí
Acredita foi mesmo o meu pior susto na pesca! é lindo ver o mar assim... mas vêr ao longe... pois estar lá no meio caraças ainda ontem só ouvi aquela explosão e a dimensão da vaga que se formou... só visto... mas ao longe!!!
Está mesmo um mar grande, talvez para a semana baixe, que por agora com o mar assim também não quero nada com ele
Grande abraço
- krazy_dude
- Utilizador Regular
Olá lipesousa eras tu que chegaste e ficaste numa das bocas entre nós e os companheiros da ponta do farol?lipesousa Escreveu:krazy_dude o sitio que estavas de facto nao é dos melhores para ficar seco, a chamada rampa, pois o mar ai sobe imensas vezes, basta ser mare muito viva com ondulaçao 0.80m que ja sai qualquer coisa ca para cima e passa para o lado do rio, principalmente nesse sitio, esse sitio nao me molhei mas ja sai de la duas vezes com alguns sapiscos, pois elas sobem a rampa e vem pelas costas, e apanham-te distraido. Bom spot mas cuidado, a ponta é mais soft..
Se calhar já passei alguma vez por ti e nem te cumprimentei, se aconteceu não foi por mal... á noite é lixado vêr a malta... se acontecer chama-me ao menos para te cumprimentar!
Os camaradas que estavam na ponta do farol, nem sabia que lá estavam... se acontecesse algo pior vinha embora sem saber de nada... ainda bem que foi só uma molha e mais pequena que a nossa!
Olha eu estava em direcçao ao farol prai dois patamares a seguir á bufa, aquele patamar muito largo, que julgo ser o mais largo para além da bufa,
eu não estava naquele ultimo que parece mesmo uma varanda onde a agua parte ali, que é o ultimo patamar...
Quando falas na ponta falas onde tivemos, que até estavas a pescar aos safios?
Abraço
- aneldefogo
- Registado: domingo set 25, 2011 1:34 pm
Boas Krazy, ainda bem que correu td bem dentro do possivel..ao menos isso... pelo menos já tens algo com o mar que nunca mais te vais esquecer e vai fazer com que no futuro nunca te esqueças e estejas mais alerta ao próprio mar ... o mar dá e leva ...nem que seja uma lição. Grande abraço e estes discursos embora para quem os viva e sinta não seja uma situação agradável, para os outros é sempre um relembrar ou um abre olhos ...
abraço e obrigada
abraço e obrigada
- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
Pois bem fui acordado no dia seguinte cm este relato e fiquei um pouco frustado. O nelson pesca á pouco tempo e ainda não conhece bem as manhas e manias do mar. Vou tentando dar as umas dicas, mas o pessoal tem que ter bom senso e usar a cabeça para pensar.
O mar estava com cerca de 1.5m de altura, numa maré viva de 0.4, e no final da maré a agua já salpicava em cima do paredao uma vez ou outra.
AS previsoes eram de mar a crescer para mais de 2m, maré a subir para 3.5, e ainda para mais com a vaga a rodar de quadrante. aquele patamar onde estivemos a pescar era o mais protegido e por isso tinhamos ficado por ali. Avisei o nelson que aquilo podia ficar mais feio quando a maré começasse a meter agua em força, e nunca pensei que ele fosse ainda mais para a frente. MEsmo com peixe não se arrisca mas ainda para mais quando nao dá peixe mais vale darmo-nos por vencidos pela natureza e optar por outro pesqueiro.
Era evidente que o mar ia galgar o paredao e já no dia anterior tinha advertido o joaosousa para tal situaçao quando me questionou sobre pescar no local no dia seguinte.
Tenham cuidado amigos e acima de tudo antes de optar por um pesqueiro estudem bem o mesmo, as marés e as previsoes! já muitos companheiros nossos faleceram a fazer o nosso desporto favorito, e a conclusao que chego sempre é que não á peixe que vaha a nossa vida.
Nelson felizmente correu tudo bem dentro do possivel, mas espero que tenhas aprendido bem a liçao. Escutem sempre quem tem mais experiencia pois na maior parte das vezes pode fazer a diferença entre uma grande pescaria ou uma grande desgraça....
O mar estava com cerca de 1.5m de altura, numa maré viva de 0.4, e no final da maré a agua já salpicava em cima do paredao uma vez ou outra.
AS previsoes eram de mar a crescer para mais de 2m, maré a subir para 3.5, e ainda para mais com a vaga a rodar de quadrante. aquele patamar onde estivemos a pescar era o mais protegido e por isso tinhamos ficado por ali. Avisei o nelson que aquilo podia ficar mais feio quando a maré começasse a meter agua em força, e nunca pensei que ele fosse ainda mais para a frente. MEsmo com peixe não se arrisca mas ainda para mais quando nao dá peixe mais vale darmo-nos por vencidos pela natureza e optar por outro pesqueiro.
Era evidente que o mar ia galgar o paredao e já no dia anterior tinha advertido o joaosousa para tal situaçao quando me questionou sobre pescar no local no dia seguinte.
Tenham cuidado amigos e acima de tudo antes de optar por um pesqueiro estudem bem o mesmo, as marés e as previsoes! já muitos companheiros nossos faleceram a fazer o nosso desporto favorito, e a conclusao que chego sempre é que não á peixe que vaha a nossa vida.
Nelson felizmente correu tudo bem dentro do possivel, mas espero que tenhas aprendido bem a liçao. Escutem sempre quem tem mais experiencia pois na maior parte das vezes pode fazer a diferença entre uma grande pescaria ou uma grande desgraça....
Exactamente Pedro!pedrolourenco79 Escreveu: Era evidente que o mar ia galgar o paredao e já no dia anterior tinha advertido o joaosousa para tal situaçao quando me questionou sobre pescar no local no dia seguinte.
Quando te questionei sobre o facto de lá ir pescar, foi essencialmente devido a estas questões do mar. Porque gosto de pescar em segurança, e como não conheço bem os pesqueiros, por vezes dicas como as que me deste são essenciais. Quem tem experiência em determinado pesqueiro sabe em que condições do mar pode pescar (a olhar para as previsões dos sites e/ou tabelas de marés). Isto também é uma lição a tirar, ou seja, ter cuidado ao ir pescar em pesqueiros que não conhecemos, principalmente quando o mar não parece colaborar. Mais vale como diz o Pedro, procurar outro pesqueiro!
O peixe para mim é secundário, prefiro ir fazer uma pescaria a um local onde sei que vou estar bem o tempo que durar a pesca, do que arriscar mais um bocado num local melhor, mas que podemos ter azares como o que aconteceu ao Nelson.
Acabei por não ir pescar na 6ª feira, e em boa hora, porque para além de as condições de mar não estarem as ideais a nível de segurança, acabei por ficar doente, mesmo sem sair de casa (é o que dá o virus andar cá por casa)
A pesca é mais do que um desporto, é uma forma de divertimento e em casos como este (ou até mesmo mais graves) acaba por mudar mentalidades e a forma como passamos a viver cada dia!