Boiada e Convivio, melhor é impossível!
Re: Boiada e Convivio, melhor é impossível!
Não duvido de nada do que diz. Aliás concordo, mas o problema vem depois... Ferrá-los é uma coisa, tirá-los com esses diãmetros é outra. Sinceramente já tanta vez me lixaram que não sei se vale assim tanto a pena... Quase sempre que se baixa o diãmetro é quando se perde o peixe do dia. Esse jogo fantástico do gato e do rato,entre nós e os sargos, é algo delicioso.
Umas perdemos, outras ganhamos... Da minha parte, sou sincero, tirar um sargo de quilo ali com a aguagem com um 0,20 é realmente de pescador, pois não é fácil.
Umas perdemos, outras ganhamos... Da minha parte, sou sincero, tirar um sargo de quilo ali com a aguagem com um 0,20 é realmente de pescador, pois não é fácil.
- costaprata
- Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm
As linhas de hoje também não são as de outrora.
Se o problema é a invisibilidade das mesmas, existem hoje materiais, que permitem o uso de maiores diâmetros, ganhando, assim, "resistência" para os tirar da água, como diz o amigo Filipe.
Se o problema é a invisibilidade das mesmas, existem hoje materiais, que permitem o uso de maiores diâmetros, ganhando, assim, "resistência" para os tirar da água, como diz o amigo Filipe.
Filipe já te vi pescar e consegues certamente tirar com 0,20mm, também para mim a pesca é como um jogo em que umas vezes ganha o peixe outras o pescador, é isso que me dá gozo, pois até nem gosto de peixe! o que vejo por aqui é que há algum pessoal que tem por hábito frequentar aquele território de pesca "Marcelino" pena é que a filosofia que existia por ali tenha desaparecido, e num periodo deste ano tenham aparecido alguns pescadores "comerciais" continuem por lá companheiros para ver se tudo volta ao normal.
Olha, eu sobre os ambientes, tenho uma forma própria de pensar. Sou contra quem se julga dono do pedaço
. Não existem pedras, nem pontões, nem praias de ningúem.
Não gosto dessa forma de pensar.
Infelizmente a pesca tem esse problema, que dá cabo por vezes do bom ambiente geral. Percebo que quem frequente um local sinta por vezes que esse local lhe é querido, mas não compreendo que julgue que é seu. O mal normalmente vem quando a venda se intromete na vertente lúdica. Para mim é me igual, e compreendo que numa época difícil alguns tentam fazer uns euros. Mas ao pé de mim, e do meu pessoal, como podem observar quem vai connosco à pesca, não permitimos tais comportamentos. Com educação todos podem pescar sem stresses. É preciso é saber mostrar aos outros o ambiente que interessa e pouco a pouco ir fazendo desaparecer algum espírito menos positivo de outros.
.
Eu sinceramente nada tenho que dizer do pessoal de lá, nem vi lá zangas. O maior problema que verifico é mesmo com os lançamentos que muitos continuam a não entender que estar com 10 pessoas á pesca é diferente do que estar com 2. Temos que olhar sempre para trás pois podemos aleijar alguém ou estragar alguma coisa. E claro ter o mínimo de noção dos limites do pesqueiros. Por vezes quem chega tem que perceber que todos os locais têm um máximo aceitável, e que se naquele dia ali estiver cheio, devem tentar procurar outro local. Chegar há hora que se quer e ir para um local que está cheio, só orque sabe que ali sai peixe, é um comportamento que eu reprovo.
Mas tudo depende de mim, de si, e de todos os que pisam aquelas pedras.
.

Não gosto dessa forma de pensar.
Infelizmente a pesca tem esse problema, que dá cabo por vezes do bom ambiente geral. Percebo que quem frequente um local sinta por vezes que esse local lhe é querido, mas não compreendo que julgue que é seu. O mal normalmente vem quando a venda se intromete na vertente lúdica. Para mim é me igual, e compreendo que numa época difícil alguns tentam fazer uns euros. Mas ao pé de mim, e do meu pessoal, como podem observar quem vai connosco à pesca, não permitimos tais comportamentos. Com educação todos podem pescar sem stresses. É preciso é saber mostrar aos outros o ambiente que interessa e pouco a pouco ir fazendo desaparecer algum espírito menos positivo de outros.

Eu sinceramente nada tenho que dizer do pessoal de lá, nem vi lá zangas. O maior problema que verifico é mesmo com os lançamentos que muitos continuam a não entender que estar com 10 pessoas á pesca é diferente do que estar com 2. Temos que olhar sempre para trás pois podemos aleijar alguém ou estragar alguma coisa. E claro ter o mínimo de noção dos limites do pesqueiros. Por vezes quem chega tem que perceber que todos os locais têm um máximo aceitável, e que se naquele dia ali estiver cheio, devem tentar procurar outro local. Chegar há hora que se quer e ir para um local que está cheio, só orque sabe que ali sai peixe, é um comportamento que eu reprovo.
Mas tudo depende de mim, de si, e de todos os que pisam aquelas pedras.

Boas.jcaparica Escreveu:Caros amigos boa noite! fico contente por ver as vossas fotos de sargos apanhados num pesqueiro que conheço perfeitamente pois durante anos pesquei quase diariamente, e onde já vi alguns de vós, vim aqui fazer este comentário, porque como nasci na terra do pesqueiro e pesco desde criança e também já tenho alguns anos, e tal como disse na minha apresentação gosto de aprender e aqui no forum já li coisas bastante interessantes, gostaria de deixar aqui o seguinte: - é importante saber interpretar o mar na Costa diz-se ler o mar e tal como aqui li, e peço desculpa se estiver errado, a água estava aberta (branca) e digo isto, porque reparei no fio com que este amigo pescou,0,28mm eu pesco com 0,20mm no máximo quando está muito mar com 0,23mm (fantasma) e apanho sargos dos maiores que por ali no Marcelino saem, e acredite amigo faz a diferença uma grande diferença.
Um abraço!
Eu ainda tenho muito para aprender nestas coisas da pesca. Quando cheguei ao pesqueiro comecei com 0.23. Mas quando passei para a ponta do pontão e como ainda estava com 0.23 ferrei um bom sargo, talvez se o tivesse tirado o maior que teria pescado até hoje, mas este não durou muito do outro lado da linha e partiu o fio. O 0.23 com que estava acho que é de boa qualidade ( berkley 100% ). O Filipe aconcelhou-me a mudar para 0.28, e eu aceitei o concelho, e pensando bem para a minha experiencia talvez em pesqueiros em que o espaço e o tempo de trabalhar o peixe é mais curto seja melhor começar e aprender a pescar com mais grosso e depois ir reduzindo.
Só uma curiosidade os sargos que tirei foram todos com o 0.28.
Mas agradeço o concelho tal como todos os que me dão.
Abraços e boas pescarias.
P.S. Talvez um dia nos encontremos por lá.

A "guerra" entre 0,23 e o 0,28 não passa de uma guerra de mãozinhas, que pode ou não correr bem. Quem pesca mais fino, poderá ferrar mais peixe... pode é não o sacar cá para fora. Vai depender do material, ou seja, do fio... da qualidade do anzol... do empate... da cana... do carreto... e... principalmente das mãos, conhecido como o kit d'unhas (e também da qualidade da ajuda que se possa eventualmente ter). Pode um pescador ter 100 toques em 1 hora e só tirar 20 capturas, como pode ter outro pescador 200 toques e tirar 30 capturas. Não significa linearmente que a maior quantidade de capturas seja igual à maior qualidade do pescador. Estatisticamente, o primeiro seria melhor que o segundo mas na realidade e naquele período de tempo (em termos absolutos) foi pior. A pesca é relativa, e a eficiência, seja em termos competitivos ou lúdicos, é o que mais vale. Claro é, isto só vale para quem anda a fazer contas... de resto são tremoços. 

Gostei deste comentário! Não da parte mais técnica dos fios e isso porque não percebo nada, mas sim da forma como vê o pessoal "de fora" ali, por vezes há a tentação de se dizer "o meu pesqueiro" e algo do género, o que no caso até se compreendia porque quem nasceu praticamente a pescar ali sente aquilo um pouco seu, isso não é criticável, mas aqui o amigo jcaparica nem sequer isso disse!jcaparica Escreveu:Caros amigos boa noite! fico contente por ver as vossas fotos de sargos apanhados num pesqueiro que conheço perfeitamente pois durante anos pesquei quase diariamente, e onde já vi alguns de vós, vim aqui fazer este comentário, porque como nasci na terra do pesqueiro e pesco desde criança e também já tenho alguns anos, e tal como disse na minha apresentação gosto de aprender e aqui no forum já li coisas bastante interessantes, gostaria de deixar aqui o seguinte: - é importante saber interpretar o mar na Costa diz-se ler o mar e tal como aqui li, e peço desculpa se estiver errado, a água estava aberta (branca) e digo isto, porque reparei no fio com que este amigo pescou,0,28mm eu pesco com 0,20mm no máximo quando está muito mar com 0,23mm (fantasma) e apanho sargos dos maiores que por ali no Marcelino saem, e acredite amigo faz a diferença uma grande diferença.
Um abraço!

Eu naquele dia infelizmente não pude ir atrapalhar essa grande equipa.
Tenho aprendido muito com esse pessoal, mas um dia ainda gostava de ir ver o jcaparica para aprender outras variantes da mesma pesca, e mesmo só pra observar, pode ser que calhe!
Um abraço a todos
Epá tava distraido e este ó o perfil do Guilherme, eu sou o joaonumberone!
Relativamente á propriedade de pesqueiros, essa é de todos nós, este ano infelizmente, apareceram por ali pessoas de saco ás costas, isco ao peito que foram ocupar espaço já preenchido por outros que lá estavam a pescar e estavam a apanhar porque se assim não fosse eles não apareciam por ali, fizeram da pedra frente lado norte, o seu parque de campismo, eu próprio lhes disse isso mesmo, e sem estar a pescar, porque são pessoas com quem me relaciono,mas quando a mina secou, voltaram para a quinta que pensam ser deles a cova.
No que diz respeito ao diametro da linha, devo dizer que mesmo a pescar em cima da pedra, quando ferro um peixe, não começo logo a dar ao gatilho e recolher á força toda, o que se vê com frequencia,a calma é fundamental, tento aproveitar a onda, muitas das vezes é ela que me ajuda a ferrar melhor e a tirar o peixe da água porque fora de água só se a linha estiver coçada é que ela parte, não quero com isto dizer que não perca peixe, seria hipócrita.
No que diz respeito ao diametro da linha, devo dizer que mesmo a pescar em cima da pedra, quando ferro um peixe, não começo logo a dar ao gatilho e recolher á força toda, o que se vê com frequencia,a calma é fundamental, tento aproveitar a onda, muitas das vezes é ela que me ajuda a ferrar melhor e a tirar o peixe da água porque fora de água só se a linha estiver coçada é que ela parte, não quero com isto dizer que não perca peixe, seria hipócrita.