Boiada e Convivio, melhor é impossível!

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Boiada e Convivio, melhor é impossível!"
na nova versão do site.

FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Boiada e Convivio, melhor é impossível!

Mensagem por FILIPEPC »

Não duvido de nada do que diz. Aliás concordo, mas o problema vem depois... Ferrá-los é uma coisa, tirá-los com esses diãmetros é outra. Sinceramente já tanta vez me lixaram que não sei se vale assim tanto a pena... Quase sempre que se baixa o diãmetro é quando se perde o peixe do dia. Esse jogo fantástico do gato e do rato,entre nós e os sargos, é algo delicioso.
Umas perdemos, outras ganhamos... Da minha parte, sou sincero, tirar um sargo de quilo ali com a aguagem com um 0,20 é realmente de pescador, pois não é fácil.
costaprata
Registado: terça mai 10, 2011 2:05 pm

Mensagem por costaprata »

As linhas de hoje também não são as de outrora.

Se o problema é a invisibilidade das mesmas, existem hoje materiais, que permitem o uso de maiores diâmetros, ganhando, assim, "resistência" para os tirar da água, como diz o amigo Filipe.
jcaparica
Registado: quarta jun 08, 2011 8:34 am

Mensagem por jcaparica »

Filipe já te vi pescar e consegues certamente tirar com 0,20mm, também para mim a pesca é como um jogo em que umas vezes ganha o peixe outras o pescador, é isso que me dá gozo, pois até nem gosto de peixe! o que vejo por aqui é que há algum pessoal que tem por hábito frequentar aquele território de pesca "Marcelino" pena é que a filosofia que existia por ali tenha desaparecido, e num periodo deste ano tenham aparecido alguns pescadores "comerciais" continuem por lá companheiros para ver se tudo volta ao normal.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Olha, eu sobre os ambientes, tenho uma forma própria de pensar. Sou contra quem se julga dono do pedaço :join: . Não existem pedras, nem pontões, nem praias de ningúem.
Não gosto dessa forma de pensar.
Infelizmente a pesca tem esse problema, que dá cabo por vezes do bom ambiente geral. Percebo que quem frequente um local sinta por vezes que esse local lhe é querido, mas não compreendo que julgue que é seu. O mal normalmente vem quando a venda se intromete na vertente lúdica. Para mim é me igual, e compreendo que numa época difícil alguns tentam fazer uns euros. Mas ao pé de mim, e do meu pessoal, como podem observar quem vai connosco à pesca, não permitimos tais comportamentos. Com educação todos podem pescar sem stresses. É preciso é saber mostrar aos outros o ambiente que interessa e pouco a pouco ir fazendo desaparecer algum espírito menos positivo de outros. :fixe: .
Eu sinceramente nada tenho que dizer do pessoal de lá, nem vi lá zangas. O maior problema que verifico é mesmo com os lançamentos que muitos continuam a não entender que estar com 10 pessoas á pesca é diferente do que estar com 2. Temos que olhar sempre para trás pois podemos aleijar alguém ou estragar alguma coisa. E claro ter o mínimo de noção dos limites do pesqueiros. Por vezes quem chega tem que perceber que todos os locais têm um máximo aceitável, e que se naquele dia ali estiver cheio, devem tentar procurar outro local. Chegar há hora que se quer e ir para um local que está cheio, só orque sabe que ali sai peixe, é um comportamento que eu reprovo.

Mas tudo depende de mim, de si, e de todos os que pisam aquelas pedras. :fixe: .
Zurc
Registado: sábado mai 21, 2011 1:32 pm

Mensagem por Zurc »

jcaparica Escreveu:Caros amigos boa noite! fico contente por ver as vossas fotos de sargos apanhados num pesqueiro que conheço perfeitamente pois durante anos pesquei quase diariamente, e onde já vi alguns de vós, vim aqui fazer este comentário, porque como nasci na terra do pesqueiro e pesco desde criança e também já tenho alguns anos, e tal como disse na minha apresentação gosto de aprender e aqui no forum já li coisas bastante interessantes, gostaria de deixar aqui o seguinte: - é importante saber interpretar o mar na Costa diz-se ler o mar e tal como aqui li, e peço desculpa se estiver errado, a água estava aberta (branca) e digo isto, porque reparei no fio com que este amigo pescou,0,28mm eu pesco com 0,20mm no máximo quando está muito mar com 0,23mm (fantasma) e apanho sargos dos maiores que por ali no Marcelino saem, e acredite amigo faz a diferença uma grande diferença.
Um abraço!
Boas.

Eu ainda tenho muito para aprender nestas coisas da pesca. Quando cheguei ao pesqueiro comecei com 0.23. Mas quando passei para a ponta do pontão e como ainda estava com 0.23 ferrei um bom sargo, talvez se o tivesse tirado o maior que teria pescado até hoje, mas este não durou muito do outro lado da linha e partiu o fio. O 0.23 com que estava acho que é de boa qualidade ( berkley 100% ). O Filipe aconcelhou-me a mudar para 0.28, e eu aceitei o concelho, e pensando bem para a minha experiencia talvez em pesqueiros em que o espaço e o tempo de trabalhar o peixe é mais curto seja melhor começar e aprender a pescar com mais grosso e depois ir reduzindo.
Só uma curiosidade os sargos que tirei foram todos com o 0.28.
Mas agradeço o concelho tal como todos os que me dão.

Abraços e boas pescarias.

P.S. Talvez um dia nos encontremos por lá. :boia:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

A "guerra" entre 0,23 e o 0,28 não passa de uma guerra de mãozinhas, que pode ou não correr bem. Quem pesca mais fino, poderá ferrar mais peixe... pode é não o sacar cá para fora. Vai depender do material, ou seja, do fio... da qualidade do anzol... do empate... da cana... do carreto... e... principalmente das mãos, conhecido como o kit d'unhas (e também da qualidade da ajuda que se possa eventualmente ter). Pode um pescador ter 100 toques em 1 hora e só tirar 20 capturas, como pode ter outro pescador 200 toques e tirar 30 capturas. Não significa linearmente que a maior quantidade de capturas seja igual à maior qualidade do pescador. Estatisticamente, o primeiro seria melhor que o segundo mas na realidade e naquele período de tempo (em termos absolutos) foi pior. A pesca é relativa, e a eficiência, seja em termos competitivos ou lúdicos, é o que mais vale. Claro é, isto só vale para quem anda a fazer contas... de resto são tremoços. :beer:
Goncas
Registado: terça jun 21, 2011 7:02 pm

Mensagem por Goncas »

jcaparica Escreveu:Caros amigos boa noite! fico contente por ver as vossas fotos de sargos apanhados num pesqueiro que conheço perfeitamente pois durante anos pesquei quase diariamente, e onde já vi alguns de vós, vim aqui fazer este comentário, porque como nasci na terra do pesqueiro e pesco desde criança e também já tenho alguns anos, e tal como disse na minha apresentação gosto de aprender e aqui no forum já li coisas bastante interessantes, gostaria de deixar aqui o seguinte: - é importante saber interpretar o mar na Costa diz-se ler o mar e tal como aqui li, e peço desculpa se estiver errado, a água estava aberta (branca) e digo isto, porque reparei no fio com que este amigo pescou,0,28mm eu pesco com 0,20mm no máximo quando está muito mar com 0,23mm (fantasma) e apanho sargos dos maiores que por ali no Marcelino saem, e acredite amigo faz a diferença uma grande diferença.
Um abraço!
Gostei deste comentário! Não da parte mais técnica dos fios e isso porque não percebo nada, mas sim da forma como vê o pessoal "de fora" ali, por vezes há a tentação de se dizer "o meu pesqueiro" e algo do género, o que no caso até se compreendia porque quem nasceu praticamente a pescar ali sente aquilo um pouco seu, isso não é criticável, mas aqui o amigo jcaparica nem sequer isso disse! :fixe:

Eu naquele dia infelizmente não pude ir atrapalhar essa grande equipa.

Tenho aprendido muito com esse pessoal, mas um dia ainda gostava de ir ver o jcaparica para aprender outras variantes da mesma pesca, e mesmo só pra observar, pode ser que calhe!

Um abraço a todos

Epá tava distraido e este ó o perfil do Guilherme, eu sou o joaonumberone!
jcaparica
Registado: quarta jun 08, 2011 8:34 am

Mensagem por jcaparica »

Relativamente á propriedade de pesqueiros, essa é de todos nós, este ano infelizmente, apareceram por ali pessoas de saco ás costas, isco ao peito que foram ocupar espaço já preenchido por outros que lá estavam a pescar e estavam a apanhar porque se assim não fosse eles não apareciam por ali, fizeram da pedra frente lado norte, o seu parque de campismo, eu próprio lhes disse isso mesmo, e sem estar a pescar, porque são pessoas com quem me relaciono,mas quando a mina secou, voltaram para a quinta que pensam ser deles a cova.
No que diz respeito ao diametro da linha, devo dizer que mesmo a pescar em cima da pedra, quando ferro um peixe, não começo logo a dar ao gatilho e recolher á força toda, o que se vê com frequencia,a calma é fundamental, tento aproveitar a onda, muitas das vezes é ela que me ajuda a ferrar melhor e a tirar o peixe da água porque fora de água só se a linha estiver coçada é que ela parte, não quero com isto dizer que não perca peixe, seria hipócrita.
Responder