As diferenças entre cavala e sarda podem ver-se na imagem, onde a de cima é uma cavala e a de baixo é uma sarda.
A cavala apresenta as pintas disseminadas por todo o corpo, ao passo que isso não se verifica na sarda.
Além disso, a cavala tem os olhos maiores.
Abraço
José Manuel
Boa tarde,
Segundo o que aqui diz o amigo José Manuel, e que ilustra com as imagens, é exactamente o contrário do que diz o Ramiro.
Assim ficamos sem saber quais as verdadeiras diferenças.
Eu como já disse desconheço, no entanto parece-me que a versão do Ramiro poderá ser a verdadeira. Será??
Para mim a imagem colocada está correcta, a cavala (Scomber japonicus) tem os olhos maiores que a sarda (Scomber scombrus). E como é dito a cavala tem pintas em todo o corpo (bem visíveis na barriga), a sarda tende a ter a barriga sem pintas. As riscas nas sardas tendem a ser mais nítidas e em menor quantidade que nas cavalas. Mas a melhor forma de ver é pelo olho que é maior na cavala.
Boa noite, quanto ao que já foi dito acerca da cavala e da sarda concordo plenamente que são peixes facilmente distinguíveis pelas características apresentadas. Quanto ao valor nutritivo eu já sabia que era um peixe gordo e com propriedades benéficas para o nosso organismo. Eu pessoalmente até nem desgosto muito de comer esses peixes, o paladar até é agradável, escaladas e assadas na brasa e depois regadas com azeite e alho nem são um petisco mau de todo.
Quanto à forma como se pescam, não é muito difícil. Eu normalmente pesco-as à bóia, iscando com camarão ou sardinha,tb caem bem se iscarmos com filétes de cavala. Convém engodar com sardinha moída, não sendo preciso muito engodo para as vermos logo no pesqueiro. A melhor altura para as capturar pescando de terra é o verão chegando a juntar-se mesmo um BATALHÃO de peixes ao mesmo tempo a banquetear-se com o engodo. A luta que um peixe destes dá é bastante enérgica e forte dá por isso para a malta se ir divertindo um bocado.
Muito obrigado Biri! agora estou mesmo ansioso por pescar uma... se sao assim energeticas e se dão luta, deve ser bom pescar uma... este aninho tem que sair uma para os lados dos meus anzois muito obrigado pelas dicas!!!
se tiveres num sítio onde elas andem e a engodar com sardinha moída deve ser impossível apanhares só 1! Aqui por sines em certas alturas tiram-se aos baldes cheios ! Se aquilo entra num pesqueiro só se apanha daquilo!
Ao fim da pescaria o corpo ressente-se! É capaz de descobrir que tem músculos que nem imaginava!
Biri Escreveu:se tiveres num sítio onde elas andem e a engodar com sardinha moída deve ser impossível apanhares só 1! Aqui por sines em certas alturas tiram-se aos baldes cheios ! Se aquilo entra num pesqueiro só se apanha daquilo!
Ao fim da pescaria o corpo ressente-se! É capaz de descobrir que tem músculos que nem imaginava!
Uau não fazia ideia que eram assim... não imaginava mesmo! é este ano, é este ano que vou juntar mais uns exemplares aos que ja pesquei! "novas" especies cuidado que eu vou estar á espreita... o mais certo é anestesia-las com o lançamento da chumbadas tou a brincar... quero mesmo pescar uma pelo menos uma para puder dizer e saber o que é pescar uma cavala... isso e um peixinho de jeito... digo de jeito ou seja acima de 600 gr.. para ao menos bater o meu recorde
Eh eh não é preciso uma cavala ser mt grande pra te parecer um peixe maior que 600g! Embora sejam um peixe com pouco valor comercial, elas valem pelo preço a que vendem a vida! Lutam até terem força! Basta ver que o corpo tem a forma dos atuns, os peixes mais combativos dos oceanos! Eh eh! Eu de verão pra "viciar" os putos da família na pesca levo-os às cavalas! Apanham mtas e saem de lá cansados de brigar com elas! Até ficam mesmo convencidos que na pesca é sempre assim! Eh eh experimenta e depois logo me dás razão!
Um abraço