Eu percebo perfeitamente o que dizes. Eu ainda não uso as canas de 400 gramas, embora já tenha pescado com elas. E assumo para que não pensem que não faz diferença os mais novatos nisto, que faz mesmo, foi com essa cana que fiz o meu maior lançamento... Não te sei dizer o peso da cana, era uma casini super leve, e a chumbada seria de 150.
Realmente foi um pouco diferente, não que tenha lançado muito mais, mas lancei mais, é um facto.
Eu ainda não sinto aquela dificuldade com o peso, desde que não ultrapasse o aceitável, mas concordo que se tiver um carrete de 440 gramas mais uma cana de 400, é o mesmo peso que têr só um ultegra com linha praticamente...
O problema está depois nos euros. Só confio em canas e carretes tão leves em gamas muito altas, pois em gamas mais baixas fico sempre com receio de esticar o lançamento, não vá a cana ceder...
Pena o baisair sêr tão caro

, o irmão dele já é mais em conta...
Continuando, a ideia lá está com que fico é que os shimano neste tipo perdem em peso, mas são mais fortes, dão me aquela segurança.
Ainda recentemente capturei um robalo de 5 quilos, fiquei muito satisfeito com o aero technium, ele nem deu chances ao peixe... Parecia um peixe de quilo num carrete vulgar, sei que o robalo não é o melhor exemplo, mas mesmo a puxar por ele já em terra numa subida algo ingreme, ele nem pestajenava.
Até às corvinas já o levei e ele realmente é um poço de força. Percebs o meu receio? ganhar em leveza, mas depois perder em força?
É que por exemplo a pescar na época das douradas de 2 a 3 quilos e meio( normal), numa zona em que os erros têm que ser menores(alguma pedra, perto da margem), se ele me vacilar, fico logo sem o peixe.
Já agora aproveito para te perguntar se dentro das canas que usas tens alguma/s que com chumbadas de 160 gramas, mantenham o ideal de cana leve emarcadora de peixes?