SHIMANO ULTEGRA VS DAIWA WINCAST

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"SHIMANO ULTEGRA VS DAIWA WINCAST"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: SHIMANO ULTEGRA VS DAIWA WINCAST

Mensagem por Paulo »

Pois Zé, estou a perceber onde queres chegar.

Para as canas cada vez mais leves, os Daiwa conseguem fazer um conjunto muito mais equilibrado que os Shimano. É isto, certo?

Neste ponto penso que parece-me que faz todo o sentido o que dizes.

Abraço. :fixe:

PS: Gostei do pormenor dos "mastronços" dos ultegra :hahaha: :hahaha: :hahaha:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Olá Zé, sim exprimentei em pesca, e achei os ultegra mais potentes... Assumo que quando temos um perfil criado, algo que te acompanhou desde sempre é natural que tenhas um ideal especial sobre esse material, se te deu muitas alegrias e anos de qualidade.
Sei que tens um nível que dificilmente poderei alcançar, :join: , então a lançar, acredita que gostava de conseguir passar os 200 metros... Bem tenho treinado, mas falta me ainda muito( quando fizermos uma pescaria tens mesmo que me dar umas dicas, pois tenho estatura e força), e que claro para ti faz-te muita diferença no material que usas a leveza que os daiwa têm... Aqui a shimano só no MG é que consegue alcançar os mesmos pesos,a daiwa tem bastantes com pesos mais leves.
Quando dizes que o Basia te surpreendeu, qual o peso/força comparativa dos peixes que tiras-te lá para eu têr essa noção? e portou se sempre sem "dores"?
como as minhas canas rondam as 520 a 650 gramas média, não me tem feito diferença o uso de carretes ali nas 600, como por exemplo os aero tecnium xt...
Os ultegra uso como recurso, e como um carrete que para o preço me tem feito anos a fio sem problemas, é o suplente, que eu tanto acarinho, mesmo tendo esse nome :hahaha: , que lhe deste. É pesado, sim um pouco, mas tem performance.
Só se fosse pelo um entoh eu vacilava, para o windcast, sinceramente para já não... Não o comprei mesmo por não têr ficado convencido. E porque panca ou não minha, mas prefiro os ratio mais baixos para praia.
Se puderes responder, qual foi até hoje os melhores carretes que usas te? Praia, obviamente. Abraço zé.
joseafonso
Registado: sexta jun 15, 2007 5:24 pm

Mensagem por joseafonso »

O problema é que muitas vezes olha-se para a ficha técnica dos carretos e guiamo-nos quase cegamente por elas.
OS Shimano a seguir aos Ultegras até aos modelos abaixo dos Magnésios (MGS actual e o Antigo) têm peso sempre acima das 620 grs (sem fio) o que naquelas bobines que trazem equivale a acrescentar mais umas poucas gramas de peso e chegam facilmente às 700 grs ou mais (Os Ultegras pesam vazios cerca de 740 grs).
Claro que os Shimano são máquinas "infernais" para todo o uso e de qualidade superior (mesmo os fabricados em locais de mão de obra mais barata) e com uma durabilidade elevada. Normalmente não nos deixam ficar mal, mas são pesados e na minha opinião ficam "mal" nas canas de nova geração onde a leveza é um factor a ter em conta.
Quanto menos peso tiver o material que manuseamos, mais fácil é conseguir aplicar e desenvolver as técnicas de lançamento. Quanto mais leve for o material, menos "energia" teremos que despender para o manusear, ficando mais energia para aplicar no lançamento.
Em relação às canas e ao peso delas, por vezes e devido à sua acção, se está ou não bem equilibrada (Coisa que os contrapesos disfarçam muito bem), podem por vezes dar-nos a impressão de que serão mais ou menos pesadas.
Para mim o melhor carreto que já utilizei foi sem dúvida o Basiair, mais convencido fiquei, depois de o utilizar a puxar dois ou três peixes de 2/3 kgs cada, que pouco ou nada combatiam, sendo apenas pesados a puxar.
Eu tenho Aero Techniuns XT (Estão como novos, tenho-os desde 2004 e poucas vezes os usei, apenas são utilizados com linhas mais grossas (0,28 para cima) e levei-os para a África do Sul, com receio dos Daiwa, mas acabei por pescar mais vezes com os daiwa.
Os Qd também são umas excelentes máquinas (os meus mais têm 5 anos), de campeonatos e de pesca normal, mesmo na pedra.
Devido ao tipo de pesca que fazemos (ao fundo, em praias, ou mesmo em zona rochosa), acho que o ratio não é assim tão importante.
Na grande maioria das vezes, não temos necessidade de "rebocar" grandes pesos, logo o Ratio e o valor máximo de drag, não são para mim factores preponderantes, aliás, um carreto de ratio elevado, pode muito bem ter qualidade e força para "rebocar" grandes pesos.
Sim Paulo, para estas canas mais leves (e mais pequenas também) os carretos mais leves, fazem conjuntos mais equilibrados.
Ab
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Eu percebo perfeitamente o que dizes. Eu ainda não uso as canas de 400 gramas, embora já tenha pescado com elas. E assumo para que não pensem que não faz diferença os mais novatos nisto, que faz mesmo, foi com essa cana que fiz o meu maior lançamento... Não te sei dizer o peso da cana, era uma casini super leve, e a chumbada seria de 150.
Realmente foi um pouco diferente, não que tenha lançado muito mais, mas lancei mais, é um facto.
Eu ainda não sinto aquela dificuldade com o peso, desde que não ultrapasse o aceitável, mas concordo que se tiver um carrete de 440 gramas mais uma cana de 400, é o mesmo peso que têr só um ultegra com linha praticamente...
O problema está depois nos euros. Só confio em canas e carretes tão leves em gamas muito altas, pois em gamas mais baixas fico sempre com receio de esticar o lançamento, não vá a cana ceder...
Pena o baisair sêr tão caro :join: , o irmão dele já é mais em conta...
Continuando, a ideia lá está com que fico é que os shimano neste tipo perdem em peso, mas são mais fortes, dão me aquela segurança.
Ainda recentemente capturei um robalo de 5 quilos, fiquei muito satisfeito com o aero technium, ele nem deu chances ao peixe... Parecia um peixe de quilo num carrete vulgar, sei que o robalo não é o melhor exemplo, mas mesmo a puxar por ele já em terra numa subida algo ingreme, ele nem pestajenava.
Até às corvinas já o levei e ele realmente é um poço de força. Percebs o meu receio? ganhar em leveza, mas depois perder em força?
É que por exemplo a pescar na época das douradas de 2 a 3 quilos e meio( normal), numa zona em que os erros têm que ser menores(alguma pedra, perto da margem), se ele me vacilar, fico logo sem o peixe.
Já agora aproveito para te perguntar se dentro das canas que usas tens alguma/s que com chumbadas de 160 gramas, mantenham o ideal de cana leve emarcadora de peixes?
Responder