José Manuel Escreveu:Viva!
Apesar de ter compreendido o que se disse sobre a pontuação em competição, tenho reparado que, por vezes, o melhor classificado é o que apresenta o menor número de pontos em relação aos demais adversários.
Neste caso, qual é o critério utilizado?
Agradeço a vossa ajuda para esclarecer esta dúvida.
Abraço
José Manuel
Depois de já ter feito a explicação e quando enviei foi tudo para o boneco, é o que faz a "wireless", mas vou recomeçar.
Passando a explicar e como já disse, existe uma pontuação por embarcação, que resulta da captura de mais peixe e das espécies mais pontuadas.
Dado o descrito na citação em cima referida, depreendo que já deves ter visto uma tabela de pontuação e é verdade que o melhor classificado é o que tem menos pontos.
Dando como exemplo o já por mim postado e que se refere ao meu desempenho na 3ª. Divisão Nacional - Zona Norte, pode-se constatar que fiz 8º. na geral com 1.645 pontos e a mesma classificação só com 895 pontos.TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.
Os meus resultados foram os seguintes:
1ª. Prova - 41 exemplares capturados - 1.645 pontos - 2º. no barco - 8º. da geral individual;
2ª. Prova - 28 exemplares capturados - 895 pontos - 2º. no barco - 8º. da prova - 4º. classificado, após 2ª. prova;
3ª. Prova - 31 exemplares capturados - 1.050 pontos - 2º. no barco -10º. da prova - classificação final 4º. lugar.
Posso ainda adiantar que existem primeiros lugares noutros barcos, com muitos menos pontos que eu, mas cada embarcação, tem a sua pontuação e só depois é ordenada a classificação final.
Abraço.
Braga.
As pontuações por embarcação são atribuídas pelos pontos realizados, que depois tem a sua colocação na classificação geral e partindo dessa classificação passa a pontos, logo, fiz 8º. + 8º. + 10º. = 26 pontos ao fim da terceira prova, resultando em 4º. classificado na geral.
Voltando a outros exemplos, após os resultados das várias embarcações, o primeiro absoluto fez 1.500 pontos, logo, ficou em 1º. classificado na geral, na primera prova, na segunda prova pode ter feito os mesmos 1.500 pontos, mas fez 10º. classificado, ficando com 11 pontos, na última prova fez 900 pontos e ficou posicionado em 8º., ficando com os pontos finais: 1 + 10 + 8 = 19 pontos.
Espero que a explicação tenha sido objectiva e compreendida, caso existam ainda dúvidas é só colocá-las.
Com esta situação ou não esclarecida, vou adiantar mais dados, na competição existem espécies que não são pontuáveis, que passo a anunciar alguns, carapau, boga, peixe-porco, cavala, etc.
De seguida vou dar alguns tamanhos e pontuações relativas a determinadas espécies, sargo, besugo, ferreira, bica 18 cm; dourada, 20 cm; choupa, 23 cm; goraz, pargo, 25 cm; pescada, 26 cm; robalo, 36 cm. Os pontos por espécie são: andorinha, ruivo, bodião, 10 pontos cada; faneca, abrotea, pescada, 15 pontos cada; sargo, besugo, ferreira, 40 pontos cada; choupa, linguado, robalo, 50 pontos; bica, goraz, 60 pontos; dourada, pargo, corvina, 80 pontos cada. Existem ainda algumas das espécies acima referidas, que com o comprimento igual ou superior a determinado tamanho são bonificadas, pargo com 45 ou mais cm, mais 70 pontos, (vale 150 pontos), goraz com 40 ou mais cm, mais 50 pontos, (110 pontos), besugo com 34 ou mais cm, (vale 70 pontos), sargo com 32 ou mais cm, (vale 80 pontos).
Espero ter contribuído com mais alguns esclarecimentos relativos à competição.
~
Boa continuação.
Braga.