Boas novamente! Eu tenho muitas dúvidas que alguém levante o peixe acima dos 3 kilos, já vi alguns pescadores a dizer que levantam x de kilos que eu não acredito, pela a minha experiência e dado que já apanhei uns peixitos granditos nao acredito, sobre as canas ou certas canas levantarem 5 kilos deixa-me muitas reservas, há que ter atênção a um factor muito importante, 1 peixe que pese na ordem dos 2 kilos a puxar em altura e com a luta que dá representa muito mais peso que pesa, talvez sábado vá aí aõs sargos se for eu aviso-te e vais pescar á bóia connosco, abraço!paulo Escreveu:Boas Nuno, não duvido disso, eu também já levantei peixes desse calibre com as canas de bóia/chumbadinha, o que queria dizer não era tanto que a cana não levanta, era mais que na maior parte das vezes ao levantares peixe desse peso perdes o peixe. Não por causa da cana mar por causa do conjunto/material.Nunocosta38 Escreveu: Bom dia paulo! Permite-me discurdar de alguns aspectos que mencionas nesta tua participação, podes ter a certeza que eu com a Tica Bufallo ou a Tica Taurus levanto 2kilos seja a que altura for, ainda esta semana levantei 1 robalo em peso com 1k700 a cerca de 10mt de altura, há carretos que os puxam depende também da tecnica de cada um para fazer esse levantamento, se baixares a cana para o mar e se fores levantando o peixe com a elasticidade da cana e do prórpio fio e dar á manivela do carreto naquele espaço que dás o impulso de certeza que o levantas, tens de vir pescar mais vezes connosco e vais ver como se levanta 1 peixe de 2k, abraço!
A minha Byron iça 2,5Kg segundo o fabricante, já içou peixe com perto de 2Kg, mas muitas vezes também já parti o fio a içar peixe desse peso ou mesmo menor. Agora aumenta as coisas para os tais 5Kg que as canas anunciam. Levantas um robalo de 5Kg? Por isso é que digo que essa do levanta 5Kg não deve ser a razão para optar por uma cana.
Abraço![]()
PS: Já sabes quando vieres para estes lados avisa, os FDS são complicados para eu conseguir pescar mas se der vou ter convosco.
cana para boia
- Nunocosta38
- Registado: segunda jun 15, 2009 8:14 pm
Re: cana para boia
- paulo robalo
- Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm
Boas ,
Isto vai para aqui uma confusão
, levanta não levanta……
,sim, sim, eu gostava de ter uma cana, que quando ferra um peixe desse o peso do mesmo, pois é, eu só consigo ver o peso do peixe quando o peso e tenho uma ideia mais ou menos quando ele está na cana.
Eu jogo pelo seguro, grito chalabar #$%$#%........, não vá a minha cana naquele dia ter a balança avariada e trássssss
.
Amigos as canas foram feitas para pescar e não para levantar pesos.
Um Abraço

Isto vai para aqui uma confusão
Eu jogo pelo seguro, grito chalabar #$%$#%........, não vá a minha cana naquele dia ter a balança avariada e trássssss
Um Abraço
-
antonio.costa
- Registado: sexta set 10, 2010 9:07 am
Eu geralmente compro canas que ao mesmo tempo que pescam, tiram café, fazem almoço, ligam-se ao facebook para actualizar o mural... Lol. Tou na brinca
Também concordo que as canas não sao para levantar pesos. Devemos ser pragmáticos e utilizar o bom senso. Se estiver pesado, depe-se o xalavar. Já vi pedirem um xalavar e quando se ve o peixe era apenas uma Safiazita. Mas o homem optou por seguir pelo seguro, pois o seguro morreu de velho.
Também concordo que as canas não sao para levantar pesos. Devemos ser pragmáticos e utilizar o bom senso. Se estiver pesado, depe-se o xalavar. Já vi pedirem um xalavar e quando se ve o peixe era apenas uma Safiazita. Mas o homem optou por seguir pelo seguro, pois o seguro morreu de velho.
- Nunocosta38
Boa noite! Eu também sou apologista de utilizar o cesto mas ás vezes o mar não o permite e foi o que aconteceu um dia da semana passada, só tinha uma solução que era levanta-los em peso e vieram para cima, pelos vistos tem canas de multifunçoesantonio.costa Escreveu:Eu geralmente compro canas que ao mesmo tempo que pescam, tiram café, fazem almoço, ligam-se ao facebook para actualizar o mural... Lol. Tou na brinca![]()
![]()
- Nunocosta38
Boas Paulo! Acredito que tu levantaspaulo robalo Escreveu:Boas ,
Isto vai para aqui uma confusão, levanta não levanta……
,sim, sim, eu gostava de ter uma cana, que quando ferra um peixe desse o peso do mesmo, pois é, eu só consigo ver o peso do peixe quando o peso e tenho uma ideia mais ou menos quando ele está na cana.
Eu jogo pelo seguro, grito chalabar #$%$#%........, não vá a minha cana naquele dia ter a balança avariada e trássssss.
Um Abraço
- paulo robalo
- Registado: segunda abr 20, 2009 12:15 pm
Ó Nuno, ainda não te tinha dito, também já tenho canas MarroquinasNunocosta38 Escreveu:Boas Paulo! Acredito que tu levantaspaulo robalo Escreveu:Boas ,
Eu jogo pelo seguro, grito chalabar #$%$#%........, não vá a minha cana naquele dia ter a balança avariada e trássssss.
Um Abraço
![]()
Tens as famosas canas da índia?
![]()
Oh Men.... vê lá se levanta ou não............
- Nunocosta38
paulo robalo Escreveu:Ó Nuno, ainda não te tinha dito, também já tenho canas MarroquinasNunocosta38 Escreveu:Boas Paulo! Acredito que tu levantaspaulo robalo Escreveu:Boas ,
Um Abraço
![]()
Tens as famosas canas da índia?
![]()
. Mas ainda não trás balança
.
É assim mesmo sempre a dar-lhe neles... =D> =D>
Oh Men.... vê lá se levanta ou não............
=D>
=D> !!!Paulo Escreveu:Márcio acho que fizeste muito bem em pedir ajuda, as tuas duvidas todos tivemos e continuamos a ter. Apesar de já ter alguma experiência, continuo a pedir ajuda na escolha do material, porque as marcas querem é vender (é normal), a publicidade cada vez é mais "potente" e nós (humanos) compramos números, temos a tendência de pensar que se o número é maior, é melhor. Lembro-me de quando comecei a pescar a 2ª vez, para mim um carreto se tivesse mais rolamentos era melhor, se tivesse um rácio maior era melhor, nada mais errado. Com as canas é o mesmo.
Para mim regra deve ser esta, material adequado aos locais de pesca mais frequentados.
Não quero com isto dizer que não se pesque com qq coisa em qualquer lugar, mas isto normalmente é a chamada sorte de principiante, cheguei a apanhar muitos robalos(inhos) a fazer surfcasting com uma cana de 3,7 metros de bóia e um carreto tamanho 2500. Até um dia, em que uns dos peixes da minha vida me fugiu por causa do material. Depois disto... temos pena.![]()
Estamos cá para ajudar no que pudermos e soubermos, sempre limitados às zonas onde pescamos. Agora uma coisa aqui podes estar descansado, marcas aqui, no Sítio, não há.![]()
Este é o Sítio do Pescador a ideia é ajudar o pescador, mais ninguém, lê as opiniões com espírito critico e tira as tuas conclusões em termos de material.