Cana para chumbadinha
Re: Cana para chumbadinha
Não pesco com amostras abaixo de 20 gramas mais ou menos e não dá para se lançar muito longe. Onde eu pesco não chega, só mesmo acima desse peso, agora se fosse a pescar quase ao pé dos pés já acho possivel. Tens que imaginar que tenho uns 40 metros de rocha submersa para a frente e quero por o chumbo a mais de meio do caminho.
Pois a diferença está aí... eu quero/gosto é de explorar toda essa rocha submersa, desde os 30 metros até ao buraco por debaixo dos pés (movimento).FILIPEPC Escreveu:Não pesco com amostras abaixo de 20 gramas mais ou menos e não dá para se lançar muito longe. Onde eu pesco não chega, só mesmo acima desse peso, agora se fosse a pescar quase ao pé dos pés já acho possivel. Tens que imaginar que tenho uns 40 metros de rocha submersa para a frente e quero por o chumbo a mais de meio do caminho.
Outra cosia, não podes comparar uma amostra de 10gr com uma oliva de 10gr, a última cria muito menor resistência, consegues lançar muito mais longe com um anzol e uma oliva de 10gr que com uma amostra de 10gr mais duas ou três fateixas acopladas.
Já vários pescadores me viram a pescar à chumbadinha e muitos tinham uma ideia completamente errada deste tipo de pesca, confundiam esta pesca com uma pesca ao fundo, estática, e esta pesca para funcionar tem de ser tudo menos isso. Se quiseres é uma pesca ao tento que em vez de ser praticada na parte de cima da coluna de água é praticada na sua parte mais baixa da coluna de água... mas tal como o tento, sempre em movimento.
Ali não sei se dava resultado, sinceramente, a água corre e o chumbo que lanço não está parado, longe disso, se puser uma mais leve tenho a ideia de que não vai sequer durar 10 segundos dentro de água, pois vai ser varrida a uma velocidade louca, já outro local que vou aí posso tentar isso, mas apenas nos primeiros momentos da enchente, depois a pesca necessita de ir mais longe, e aí não vai dar resultado. outra pergunta, costumas ter sempre a cana na mão? Com uma chumbada dessas, se lá for um peixe grande o lógico é a linha não estar esticada, logo pode não ferrar. 
Filipe, a melhor imagem que te consigo passar por escrito é esta: Uma pesca à bóia sem bóia.FILIPEPC Escreveu:outra pergunta, costumas ter sempre a cana na mão?
A cana tem de estar sempre na mão tal como na pesca à bóia. O fio tem de estar sempre com tensão qb, tal como na pesca à bóia se deixas o fio muito bambo não consegues ferrar, se dás tensão a mais não deixas a bóia trabalhar convenientemente, na chumbadinha é parecido. As canas podem ser de bóia, desde que não sejam muito bambalhonas, aqui estás directo e a cana tem de ser rápida já que não tens o auxilio da bóia para ferrar. Por isso canas que anunciem levantar mais que 2/3 Kg, dificilmente são boas canas de chumbadinha. Já falei na Tica Buffalo Falésia que comprei para uma bóia mais pesada, só para tirar as teimas fui testar numa chumbadinha, até me benzi [-o< [-o< com a lentidão da cana para esta pesca.
Na maior parte das montagens, mesmo nas de fundo o fio (estralho) não está esticado. Não percebi bem esta questão, mas se nunca viste é difícil explicar, sei isso porque já muita malta quando viu percebeu que as coisas não são nada como estavam a imaginar.FILIPEPC Escreveu:Com uma chumbada dessas, se lá for um peixe grande o lógico é a linha não estar esticada, logo pode não ferrar.
Não me expliquei bem. Eu também pesco com a cana na mão, até para evitar perder o material, mas caso necessite de pousar fazendo um lançamento mais para o lado que não tem pedra, um chumbo de 20 gramas para cima, já me permite alguns minutos dentro de água, mas eu percebo o que dizes. Essa pesca também dá mais resultado correndo a chumbada certo? Pelo menos aqui é assim, mas esta semana vou exprimentar isso. 
Sim eu uso oliva a deslizar e a bater no anzol.
Lê o meu artigo das prisões na e-zine nº0.
http://www.pescador.com.pt/e-zine
Lê o meu artigo das prisões na e-zine nº0.
http://www.pescador.com.pt/e-zine