Tema mal apresentado

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Tema mal apresentado"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Tema mal apresentado

Mensagem por Paulo »

Carlos Baptista Escreveu:Paulo e Filipe

Boas Noites

Obrigado pelas vossas palavras de apoio, mas eu na Associação sou um simples sócio como tantos outros.

Só vim a este Forum, não para pedir apoios para a Associação, mas sim para houvir o parecer do pessoal que frequenta este Forum, sobre um mesmo tema que coloquei no Forum da ANPLED.

Era assim uma forma de angariar opiniões sobre o tema que eu debato desde 2006 e continuarei a debater.

De qualquer forma, eu continuarei a aparecer por cá.

Um grande abraço e obrigado.

Carlos Baptista

:boia: Vamos pescando enquanto nos deixarem
Carlos desculpe a minha ignorância mas ainda não consegui perceber onde quer chegar com este post.

Numa determinada fase disse o post era para comunicar à associação o que se escrevesse aqui. Não me prenunciei mas não entendi porque razão o fez. Uma associação tem uma direcção que a representa seria esta que deveria abrir posts em fóruns ou sites a solicitar opiniões (caso achasse necessário) e nunca sócios por livre e espontânea vontade. Os sócios se quiserem ter um poder mais intervertido numa associação podem e devem-no fazer, formado listas e concorrendo para a sua direcção.

Acho também que as associações têm locais próprios para a discussão. A meu ver esses locais não são os fóruns, não é a Internet mas as assembleias, infelizmente estas são pouco frequentadas (como já disse). Talvez porque é mais fácil falar atrás de teclados do que ao vivo e a cores, talvez porque por vezes dá mais jeito ir pescar do que ir a uma assembleia falar de pesca e dos interesses dos pescadores, mas como disse para este peditório já eu dei.

Afirma agora que não veio pedir apoios a este fórum para a associação, mais uma vez se alguém tivesse que vir pedir apoios seria a direcção e nunca um sócio a título individual, por isso tal nunca me passou pela cabeça, mais informo que a ANPLED dentro das minhas possibilidades sempre contou com o meu apoio, o apoio dos restantes administradores e do próprio site.

Depois afirma que debate o tema desde 2006, desculpe perguntar, mas debate onde???? Aqui não foi certamente. Perante a ANPLED (tirando num fórum segundo afirma) certamente também não, debate desde 2006 onde? E já agora de que tema estamos a falar? É que ainda não percebi bem. Acabar com concessões nas águas interiores? É tudo mau nas concessões? Ou têm/teve algum problema com alguma concessão em concreto?

No meio disto tudo continuo a não perceber porque razão está a ANPLED aqui no meio se o tema é concessões em águas interiores.....

Resumindo se quer debater o tema concessões, podemos debater, agora sem misturar alhos com bogalhos, sem misturar fóruns ou entidades terceiras.

Aproveito para informar que as concessões não me chocam (caso seja este o tema que quer debater), desde que hajam regras claras e que as mesmas sejam cumpridas. A começar pela obrigação de repovoarem. A mim não me interessa se é um privado ou o estado a zelar por um local. Desde que um local seja bem zelado, desde que as espécies sejam protegidas tanto me dá. Prefiro ter locais concessionados com peixe e boas condições ambientais a locais públicos que mais parecem lixeiras e onde cada qual faz o que lhe bem apetece.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Paul, eu até concordo com o que disses te, mas diz-me achas que algumas pessoas não vão às assembleias porquê?
1º porque a maioria sabe lá quem é a ANPLED, ou o que ela faz.
2º Porque realemnte é mais cómodo estar aqui do que se deslocar, não acho que seja por medo de dar a cara, mas sim por comodismo. Dou-te o exemplo das assembleias dos clubes, a percentagem de sócios numa assembleia é sempre inferior a 10%. O problema é geral, não é da pesca em si.
3º Porque tal como eu que até conheço/sei da existência, observam que a ANPLED, não aparece pelos foruns a dialogar com ningúem, ou a passar a palavra. Bastava irem ver os vá lá 10 foruns mais usados pelos pescadores, e todos os meses(já nem me parece pedir muito), comunicavam notícias, explicavam o seu papel.
4º Outra ideia, é eleger pessoas que possam ter disponibildade, para irem aos foruns mais frequentemente, passar a mensagem, óbio que seria um trabalho ingrato, ms julgo que iria valer a pena.
~5º Por fim vou bater na mesma tecla, que já disse várias vezes, aqui, e noutros locais, até a um membro da ANPLED, julgo chamar-se GIL. eXISTE UM LOCAL ONDE NEM SEQUER UM PESCADOR PODE DEIXAR DE IR, NÃO HÁ HIPOTESE. AS lojas de pesca, são o café dos pescadores, a praça de quem vai às compras para esta modalidade, uns panfletos, eram essenciais para passar a mensagem, para que todos percebam a importância de existir uma equipa organizada, que defenda o nosso desporto de uma forma correcta, mas inteligente.
Infelizmente, não o sinto.
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

FILIPEPC Escreveu:Paul, eu até concordo com o que disses te, mas diz-me achas que algumas pessoas não vão às assembleias porquê?
1º porque a maioria sabe lá quem é a ANPLED, ou o que ela faz.
2º Porque realemnte é mais cómodo estar aqui do que se deslocar, não acho que seja por medo de dar a cara, mas sim por comodismo. Dou-te o exemplo das assembleias dos clubes, a percentagem de sócios numa assembleia é sempre inferior a 10%. O problema é geral, não é da pesca em si.
3º Porque tal como eu que até conheço/sei da existência, observam que a ANPLED, não aparece pelos foruns a dialogar com ningúem, ou a passar a palavra. Bastava irem ver os vá lá 10 foruns mais usados pelos pescadores, e todos os meses(já nem me parece pedir muito), comunicavam notícias, explicavam o seu papel.
4º Outra ideia, é eleger pessoas que possam ter disponibildade, para irem aos foruns mais frequentemente, passar a mensagem, óbio que seria um trabalho ingrato, ms julgo que iria valer a pena.
~5º Por fim vou bater na mesma tecla, que já disse várias vezes, aqui, e noutros locais, até a um membro da ANPLED, julgo chamar-se GIL. eXISTE UM LOCAL ONDE NEM SEQUER UM PESCADOR PODE DEIXAR DE IR, NÃO HÁ HIPOTESE. AS lojas de pesca, são o café dos pescadores, a praça de quem vai às compras para esta modalidade, uns panfletos, eram essenciais para passar a mensagem, para que todos percebam a importância de existir uma equipa organizada, que defenda o nosso desporto de uma forma correcta, mas inteligente.
Infelizmente, não o sinto.
1) A maioria (que anda na net) sabe quem é a ANPLED, pelo menos sabia quando não era permitido engodar a partir da costa.

2) Realmente é sempre mais cómodo falar em casa e criticar a partir de casa, depois quando é preciso meter "a mão na massa" é que está quieto.

3 e 4) A ANPLED tem comunicado o que tem feito, aqui neste fórum há varios posts sobre as diferentes coisas que vão sendo feitas, no site da ANPLED é divulgado o que é feito. Percebo que as pessoas da associação comessem a ficar desmoralizadas e que se calhar com isso as coisas comessem a andar mais devagar. A malta fala muito (nos fóruns), mas o números é que mandam e na realidade só quando saem leis que os pescadores não gostam é que toda a gente fala (e se disponibiliza para fazer parte de uma associação), agora ajudar a fazer o trabalho de casa ao longo dos anos (pagar as cotas, fazer-se sócio), está quieto, tem de ser meia dúzia de carolas (com o apoio das cotas de uma centena de associados) que também têm a sua vida a fazer pelos outros todos. Por isso temos o que merecemos... quando vier a próxima lei estou cá para publicar agora para peditórios não.

Pois tens muita razão, mas para eleger pessoas que têm disponibilidade é necessário que essas pessoas apareçam e formem listas, que apareçam nas assembleias, é que isto mais uma vez falar em casa não custa nada. A direcção e quem faz parte dela quase que foi obrigada a sê-lo por falta de lista, muito já fez e continua a fazer (até prejudicando por vezes a sua vida pessoal), era para ser uma direcção temporária, continua a ser ao fim deste tempo todo, porquê???? Porque falar é fácil, criticar também, agora fazerem-se sócios da associação, formarem listas, isso não que dá trabalho. Para isso é melhor deixar a meia dúzia de "parvos" que estão lá para serem criticados. O problema não é a ANPLED o problema é a mentalidade comodista do português, depois se juntarmos a isso a mentalidade da maior parte dos pescadores, que só quando lhes chega ao bolso é que falam e preferem gastar 15€ em isco que se associar, estamos com a cereja em cima do bolo.

Volto a bater na mesma tecla, sem omeletes não há ovos... Se nem sócios suficientes há para formar listas, se os que há não comparecem nas assembleias, como é que se vai escolher sócios para andarem nos fóruns... Depois não concordo que sócios andem a falar em fóruns em nome de uma associação, para isso há uma direcção.

5) Isso chegou a ser feito (lojas) não sei em quantas, nem quais nem o retorno, mas tenho dúvidas que tivesse algum, só para teres uma ideia de como isto é motivante, se calhar mais de metade das pessoas que mostraram disponibilidade para serem sócios fundadores na pratica nunca chegaram a concretizar a sua proposta de sócio. É que entretanto já se podia engodar.

Por isso não fales nem critiques coisas que se calhar não conheces bem, na realidade o pescador português tem o que merece, e eu por ele em termos gerais e no que toca a leis, já fiz o que tinha a fazer e dei para esse peditório, para mentalidades como a nossa, não há pachorra que aguente, e aproveito para publicamente agradecer à direcção e respectivos corpos da ANPLED a pachorra que tem tido e tudo o que tem dado em prol da pesca lúdica, sem receber nada em troca =D> =D> =D> . Quer dizer receber se calhar até recebe, recebe criticas, porque a critica é fácil, falar na net é fácil, deixar a vida pessoal para ter que andar em reuniões na assembleia da republica, reuniões com estes e aqueles, sem receber um tostão, isso já é mais difícil.

E por aqui me fico... :201:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Sinceramente Paulo, até posso perceber o que dizes, mas daí a estar de acordo com tudo, ainda vai um bocado. Como disse sempre não estou a criticar por criticar, nunca o fiz, e o meu feitio, não é de atirar pedras, mas sim de chamar as atenção, com críticas construtivas, pelo menos para mim o são.
Do 1º ponto, ok, os pescxadores que frequentam os sites até o sabem(talvez mais de 70%), mas e quanto aos outros? Nós nos foruns representamos que percentagem? Sabes? 5%? Não deve ser muito mais.
A parte que estou inteiramente de acordo, é de as pessoas não se quererem mexer, e preferirem gastar 0s 15 euros em iscos, ou chumbadas. Mas até compreendo, não quer dizer que concorde. Paulo, tu pareces-me ser uma pessoa extremamente coerente, e como tal julgo que percebes o actual estado das coisas. A descrença em quem governa, ou tem algum poder, quer no estado, quer em instituições, é cada vez maior. Eu se não fosse ter posto na cabeça, que tinha vontade de vir p+ara a net investigar, acredita que à 2 anos atrás nem sabia o que se passava. Percebes isso?
Agora faço mea culpa, quanto ao facto de ainda não ter aderido, mas da minha parte é mesmo porque eu até sou dos que tento dialogar, e deixam-me sempre a falar sozinho semanas. Já fui ao site da ANPLED muitas vezes, mas não consigo retirar de lá o que pretendo, até acho que aquele forum devia ser o forum dos foruns, mas algo se passa.
Quero que saibas que jamais tenho medo de dar a cara, ou de falar, mas a minha vida de momento, por falta de tempo não o permite mesmo, senão fazia questão de ajudar. Também fui daqueles que na escola e faculdade era delegado de turma, presidente de associações regionais, e não andava lá a brincar, andava a lutar por direitos de todos, em que muitas vezes era eu a dar a cara, ou a perder noites em claro a preparar reuniões e eventos, e muitas vezes ficava a remar sózinho, sei bem o que é isso, mas no momento em que aceitei o cargo, já sabia que isso podia acontecer. E se acredito que tem sido uma luta inglória, também te digo, que nunca vi panfletos na minha zona,e ando sempre atento, nem nunca senti que o pessoal da ANPLED, fizesse um esforço por aparecer nos foruns, pelo menos isso devia ser alterado. Eu sei que tu dás total à vontade ao pessoal da ANPLED de vir aqui ao forum dialogar, mas eles tem-no feito? Ninguem responde Paulo, nem mesmo o pessoal aqui do forum, lá aparece um ou dois a dizer algo. E tu se acreditas, porque desistis-te? Já sabem que as pessoas, são assim, cabe a quem aceita remar, que perceba que vai ser inglório, como te disse já passei por mares semelhantes, e sei do que falo. Fui na altura até onde pude.
Não vejas nunca as minhas palavras como críticas destrutivas, mas eu para saber o que pretende a ANPLED, preciso de estar informado devidamente, e aí quem sabe se não posso ser útil em algumas coisas. Continuo a dizer-te que não perceberam a minha mensagem. Acho que percebes-te eu a dizer que a ANPLED TEM QUE SE MEXER, E ESTÁ TUDO MAL, MAS NÃO FOI ISSO QUE QUIS DAR A ENTENDER, MAS SIM QUE A ANPLED, TEM QUE SE ADAPTAR AO QUE TEM, NÃO AO QUE GOSTAVA DE TER, LOGO OU ACEITA A REALIDADE, OU MAIS VALE DESISTIR. As pessoas, jamais vão dar aquilo que realmente a anpled necessita, a menos que a coisa aperte a sério. O que se pode fazer é ir tentando sensibilizar, e aí eu que sou extremamente correcto, na pesca, e tento ser correcto, andei anos sem infoirmação, até que vim à procura dela, mas sei que milhares nunca o vão fazer.
Aprendi na faculdade uma coisa gira: a perceber onde estão as nossas forças, e as nossas fraquezas(isto era adaptado às empresas),e julgo que isto devia ser tido em conta. Devem potenciar as forças, e perceber o que se pode fazer quanto às fraquezas, se a conclusão não for boa, não preciso de dizer muito mais. :fixe:
Cá continuarei a criticar, mais que não seja pode ser que acorde os restantes utilizadores. :evil:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Hooo Filipe não leves as coisas a peito que eu não estava a falar directamente para ti estava a falar em termos genéricos, pegando nos teus pontos. :fixe:

Não acho que as tuas criticas fossem destrutivas, mas que as há, há, e a maior parte são, são. Apenas achei (e aqui foi para ti) que há factores que por vezes influenciam e muito certas atitudes que podem parecer mais passivas.

Vou ser franco li este teu último texto por alto, amanhã ou depois vejo com mais calma, mas uma questão saltou-me à vista. Porque desisti?????

Filipe, vou tentar explicar, francamente acho que a lei que temos não me afecta em nada (não vendo peixe - 10Kg ou mesmo 5Kg chegam e sobram). Nem me aquece nem me arrefece as limitações que são impostas neste momento, só não concordo para onde vai o dinheiro das licenças, mas paciência. Agora eu não desisti de nada, percebi, é diferente. Percebi que a pesca em Portugal não merece o meu esforço (nem o de muitos outros como eu, que cada um à sua maneira, dão o seu melhor em prol da pesca). Neste momento continuo a fazer um papel que considero importante, dar um espaço de liberdade para o pessoal falar de pesca, quem o quiser aproveitar que o aproveite, agora peditórios (já pareço uma cassete) para leis e uniões e reuniões... está quieto... um convivo, uns copos com o pessoal daqui está bem, agora cansar-me por que não merece nem dá valor. [-X [-X [-X

Já me cansei demais, já entrei em caças às bruxas demais. Olha falemos do anzol melhor para a minhoca... como disse o outro. :join:

Abraço (e não leves as minhas divagações a peito, mas são de quem já está farto) :fixe:
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Vou dar a minha opinião sincera, quer ao Paulo, quer ao Filipe, o que disseram é verdade, falta de comunicação, falta de objectivos e essencialmente falta de se saber o que se pretende com o tema postado.

Vocês vão dando algumas luzes, mas quem postou, veio, abriu o tópico e desapareceu, passados muitos dias voltou, coloca mais umas achas na fogueira e desaparece de novo, voltou agora e desapareceu novamente, qual a conclusão que tiram?

Eu vou pelo que diz a citação seguinte:
lusitania Escreveu:-boas pescas.....o tema tá com ele!!!!!
com a qual cada vez mais concordo.

Falar dum tema sim, mas com algo concreto e palpável.

Boa continuação.

Braga.
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Eu percebo Paulo, daí te ter perguntado, só para ouvir o que tinhas a dizer. Mas se desistis-te, foi por que cais-te em descrença, logo é multiplicares isso, por outros que também nada fazem, por sentirem esse mesmo sentimento.
Taliban, aí está o problema, eles nem cá aparecem, e quando vêm, parecem naves espaciais, aparecem e desaparecem. Aqui agora, o que se pede para mim é que venham, eu estou sempre a desafiá-los, mas não vou lado algum, não me ligam,logo eu também não acredito no trabalho que eles querem desenvolver. Posso estar errado, mas assim não dá.
Paulo, eu também estou num barco semelhante ao teu, no que diz respeito ao quanto as leis me prejudicam.
Na minha zona posso pescar mais ou menos à vontade, os 10 kilos chegam-me, pouco ao nada me chateiam estas leis, mas não está tudo bem, e sinceramente, um dos meus erros na vida, tem sido sempre, não olhar só para o meu umbigo.
Existem leis absurdas, que não sei como foram criadas, nem em que se apoiam, e parecem-me desadequadas às necessidades gerais. Nem todas estão erradas, mas algumas estão. E claro tenho ideia que isto vai com os anos piorar, e como sou a favor que existam espaços e tempos de lazer, não posso mais, estar desatento, e no mínimo, vou estar sempre com atenção às novidade que vem aí.
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

Meus amigos perdi um bocado de tempo e li isto tudo, quanto à ANPLED quando tive conhecimento e vi uma entrevista que deram uma televisão acreditei e fiz-me logo associado enviei a minha ficha de inscrição e o respectivo cheque com a joia e as cotas, o que é certo é que nunca mais ouvi falar deles e muito sinceramente esperava mais qualquer coisa da parte da ANPLED como foi dito aqui pelo Filipe, acções, mais "publicidade" pois assim ficam esquecidos, sem falar nos cartões de sócio que ainda hoje o espero e que se calhar podia ser diferente ao termos o nosso cartão na carteira junto à nossa licença de pesca, quanto à disponibilidade das pessoas eu sei como é penso que todos sabemos mas quem se mete nelas deve assumir até ao fim e porque não delegam um representante por zonas quem sabe nas lojas de pesca que até podia ser um chamariz, mas quem sou eu para dizer seja o que for, sou apenas mais um apaixonado pela pesca, mas sinto que realmente precisamos quem nos defenda.

Abraço e desculpem qq coisa por me ter metido.
Responder