Material p/ pesca á bóia, o melhor.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Material p/ pesca á bóia, o melhor."
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Pesca á bòia, o melhor sem duvida.

Mensagem por Paulo »

Atenção que vim meter uma "colherada" neste tema da bóia mas para mim este não é o melhor tipo de pesca. Aliás nem consigo dizer que este tipo de pesca é melhor do que aquele tipo de pesca.

Vejo beleza em todos eles, vantagens uns têm nuns aspectos, outras vantagens outros têm em outros aspectos. :tecla:

Acerca do engodo, nem sempre engodo quando pesco à bóia, já me arrependi por o fazer algumas vezes, ou pelo menos por não ter ponderado bem a cadencia do engodo e com isso consegui atrair alguns elementos menos desejados ao pesqueiro.

Acerca da pesca de bóia penso que o que tem de mais atraente em relação por exemplo à pesca ao fundo, é não ser uma pesca tão estática, estamos sempre com a cana na mão (ou pelo menos deveríamos estar - já vi muito bom pescador de bóia a pescar com as canas como se fosse uma pesca ao fundo [-o< [-o< ), é uma pesca também que consegue normalmente um maior número de capturas. Estas são algumas das vantagens que vejo na pesca à bóia. Pessoalmente gosto mais da pesca com chumbadinha que se quisermos podemos ver quase como uma pesca à bóia, mas sem bóia, pelo menos em termos de acção. Além disso nesta pesca não vejo uma necessidade tão grande em engodar, talvez porque em vez de termos de chamar o peixe ao pesqueiro, sondamos uma maior área do pesqueiro. Aqui a ideia é levar a isca ao buraco onde está o peixe e não tirar o peixe do buraco para vir comer ao nosso anzol.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

sargalhão Escreveu:O porque é assim? :hummm:
Porque afinal é necessário engodo para pescar à Bóia, quando em Surfcasting, ou pesca de fundo como a maioria lhe chama, os níveis de captura até são consideráveis, sem no entanto ser usado qualquer chamariz auxiliar?
Tenho a minha teoria… :pay: mas gostava de ouvir (ver) a vossa.
DNN
Apesar de há muito tempo não praticar esta pesca, vou falar do tipo de pesca à bóia que mais se faz por aqui na região, ou seja com "bóias de caneta" leves (3 a 20/25grms) e a pescar perto ou relativamente perto da água.
Na minha opinião, o nome (engodo/engodagem) diz tudo. Para além de poder atrair peixe de uma zona mais distante, irá concentrá-lo numa área mais restrita e ao nosso alcance.
O engodo deve ser feito à medida da(s) espécie(s) pretendida(s), ou seja, há diversos factores:
- Composição do engodo
- Engodo mais ralo ou mais espesso (até com bocados)
- Cadência de engodagem até entrar o peixe no pesqueiro
- Cadência de manutenção do peixe no pesqueiro (tendo o cuidado de não "enfartar" o peixe.
- Afundar ou não o engodo
- ... e talvez mais um ou dois pormenores que me podem estar agora a escapar.
Subsequente da atracção e manutenção do peixe numa zona mais restrita, a engodagem feita de uma forma eficiente pode desencadear no peixe um frenesim alimentar onde competem entre si pelo alimento e os pode levar a baixar a guarda e a atacar com mais ímpeto e generosidade as nossas iscadas (que é o que pretendemos :fixe: ).
Tudo muito bonito em teoria mas (há sempre um mas), para uma (boa) pescaria à bóia também é necessário conhecer bem o pesqueiro, saber ler as águas (côr e movimentação), atentar à maré, ao estado do tempo, à Lua, à época do ano... etc.
Sem uma boa conjugação de factores, e apesar de engodagem, é quase certo a grade estar à espreita por detrás de uma qualquer rocha :meco:
catotas
Registado: quarta jul 15, 2009 9:22 am

Mensagem por catotas »

Ramiro Escreveu:
sargalhão Escreveu:O porque é assim? :hummm:
Porque afinal é necessário engodo para pescar à Bóia, quando em Surfcasting, ou pesca de fundo como a maioria lhe chama, os níveis de captura até são consideráveis, sem no entanto ser usado qualquer chamariz auxiliar?
Tenho a minha teoria… :pay: mas gostava de ouvir (ver) a vossa.
DNN
Apesar de há muito tempo não praticar esta pesca, vou falar do tipo de pesca à bóia que mais se faz por aqui na região, ou seja com "bóias de caneta" leves (3 a 20/25grms) e a pescar perto ou relativamente perto da água.
Na minha opinião, o nome (engodo/engodagem) diz tudo. Para além de poder atrair peixe de uma zona mais distante, irá concentrá-lo numa área mais restrita e ao nosso alcance.
O engodo deve ser feito à medida da(s) espécie(s) pretendida(s), ou seja, há diversos factores:
- Composição do engodo
- Engodo mais ralo ou mais espesso
- Cadência de engodagem até entrar o peixe no pesqueiro
- Cadência de manutenção do peixe no pesqueiro (tendo o cuidado de não "enfartar" o peixe.
- Afundar ou não o engodo
- ... e talvez mais um ou dois pormenores que me podem estar agora a escapar.
Subsequente da atracção e manutenção do peixe numa zona mais restrita, a engodagem feita de uma forma eficiente pode desencadear no peixe um frenesim alimentar onde competem entre si pelo alimento e os pode levar a baixar a guarda e a atacar com mais ímpeto e generosidade as nossas iscadas (que é o que pretendemos :fixe: ).
Tudo muito bonito em teoria mas (há sempre um mas), para uma (boa) pescaria à bóia também é necessário conhecer bem o pesqueiro, saber ler as águas (côr e movimentação), atentar à maré, ao estado do tempo, à Lua, à época do ano... etc.
Sem uma boa conjugação de factores, e apesar de engodagem, é quase certo a grade estar à espreita por detrás de uma qualquer rocha :meco:

=D> =D> =D>
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Apesar de diariamente ou quase diariamente frequentar o "Sítio", só agora tive tempo de fazer uma leitura, mais cuidada, pelo que vou tecer mais alguns comentários, sobre o tópico em questão, concordando desde já com tudo o que foi dito, nomeadamente com a utilização de engodo, mas sobre este assunto quero acrescentar o seguinte:

1-A pesca à bóia tem um auxiliar, que é o engodo e por ser auxiliar utiliza-se ou não, consoante o tempo, o local, o estado das águas, (abertas, fechadas, calmas, mexidas, etc.);

2-Para o engodo ser eficaz, além do que já foi dito, tem de se conhecer as correntes na zona e a força da aguagem, entre outros factores;

3-O engodo mal utilizado, mata o pesqueiro, além de poder chamar outras espécies que não queremos capturar.

4-Se estamos a pescar numa zona de rocha, toda mariscada, com mexilhão, percebes, algas e outros organismos, a areia junto dessas rochas, tem por exemplo minhocão e outros tipos de minhoca. (Qual o procedimento a adoptar?), talvez efectuando a 1ª. captura, ao abrir o peixe, saibamos o que iscar;

Quero dizer então, que raramente utilizo engodo e das vezes que o utilizo são poucas em que uso a sardinha, mas não invalida as iscadas com a dita, prefiro partir alguns ouriços e fazer uma boa mistura e utilizá-los como tal, ou mandar camaritas para o pesqueiro, acabadas de matar.

Dado o descrito no ponto 4 e após um lançamento, com um bóia fixa de 20 g, com um estralho comprido, onde corre uma oliva junto ao anzol, capturo um sargo, pergunto se devo o não engodar o pesqueiro?

Vou opinar dizendo que não, pois o engodo, para além de poder queimar o pesqueiro, pode trazer outras espécies, que não quero capturar, como tainhas, bogas, bodiões, etc, podendo efectivamente também chamar outras interessantes de capturar.

Resumindo prefiro fazer parte dos que pescam à bóia por pescar à bóia, mesmo que saiba ou não o que é uma bóia, contudo utiliza-as e vou-lhes dando uso, logo perdendo algumas.

Isto não passou de mais uma opinião, com ou sem controvérsia e para se continuar a debater ideias, claro que construtivas.

Como já disse a pesca que mais gosto de fazer é à bóia,
TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.
Para mim a pesca à bóia, é a que mais gosto de fazer, apesar de fazer outras, mas o mais importante é tudo o que rodeia a pesca, nomeadamente o mar, o céu, o relaxamento e o convívio.
Boa continuação.
mas também já referi que não faço tal pesca, há mais dum mês e ainda não sei quando tenho oportunidade, mas que estou com o bichinho para o fazer estou.

Um abraço e boa continuação.

Braga.
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

Obviamente que todo o tipo de pesca possui algo de fascinante.
Obviamente que não poderemos entrar em fundamentalismos que a Bóia é a melhor maneira de pescar.
Comento o que foi dito pelos 4 últimos intervenientes: Paulo / Ramiro / Catotas / Taliban.

Paulo
Sem dúvida que a pesca à Bóia é muito mais dinâmica. (pelo menos fumamos menos, por estarmos mais ocupados).
Os níveis de captura são também muito mais compensadores.
paulo Escreveu:Aqui a ideia é levar a isca ao buraco onde está o peixe e não tirar o peixe do buraco para vir comer ao nosso anzol.
Pessoalmente acho que esta expressão é muito mais caracterizadora do que é a essência da pesca à Bóia.
E mais…para mim trata-se de um tipo de pesca onde a aposta se faz nas espécies nómadas e não nas residentes. Para estas últimas o engodo poderá funcionar completamente ao oposto do pretendido.

Ramiro
Ramiro Escreveu:O engodo deve ser feito à medida da(s) espécie(s) pretendida(s), ou seja, há diversos factores:
Concordo em absoluto
Nestas coisas de pesca, mais concretamente no estabelecimento de “teorias”, no meu entender deveremos considera-las como uma simples base de um raciocínio aparentemente lógico.
Ates de mais, tentar encontrar um fio condutor para as evidências que nos deparam pela frente. De seguida inteirar-mos das variantes à lógica encontrada por nós (nós conhecimento colectivo / nós – cada um).
Perante essas variantes temos dois caminhos: Reforço da lógica (a excepção poderá confirmar a regra) ou abandono da lógica pelo facto de detectarmos que as excepções são em maior numero que as situações que considerávamos – tipo.
No meu entender qualquer lógica que se possa tecer, na maior parte das vezes, não é abandonada. Antes reforçada com melhores refinamentos.
Afinal de contas essas “lógicas” são sempre fundamentadas pela essência do significado da própria palavra – Lógica.

Catotas
Desculpe-me amigo Catotas mas fiquei sem perceber se os aplausos são honestos ou jocosos.

Taliban
Caro Taliban diz na sua intervenção que raramente usa engodo.
Pergunto: quando vai à pesca desse modo (bóia sem engodo) permanece sempre no mesmo sítio ou vai deambulando até encontrar um pesqueiro que o satisfaça?
Das duas uma: Ou tem sorte em acertar com um pesqueiro / conhece muito bem os pousos dos nossos “amigos”. Ou de vez em quando (muitas vezes até) vem p’ra casa d’ebalde (grade).
De qualquer modo tenho que concordar consigo em relação à captura dos sargos. Acho que engodar em alguns momentos poderá ter menos vantagens. Nem que seja pelo facto de eles (sargos) estarem lá quando chegamos e ao engodar a corrente leva-los para outro sítio que não o nosso.
Em relação a percorrer vários pousos…já foi tempos que me dava à maçada de faze-lo. Agora…meu amigo. Boto arraiais num determinado sítio…e aplico a máxima Alentejana…vem quem quer.

1 abc a todos
Duarte Nuno nóbrega
sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Mensagem por sargalhão »

Esqueci-me de um pormenor – Paulo

Pescar à chumbadinha por vezes poderá ser muito mais compensador do que utilizar bóia.
É por isso que a maior parte das vezes pesco de uma forma híbrida.
Já à muito que uso o bolrag (bóia de silicone ou de outro material qualquer com peso próprio) e com um extralho longo com uma chumbadinha.
Porquê?
Porque permite-me direccionar melhor (para onde quero atirar a minha isca como também permite-me lançar mais longe, quando assim o desejar.
A particularidade deste sistema é um pequeno segredo pessoal que aplico.
O bolrag está furado (colo um tubinho de plástico no seu interior) de modo a linha do carreto estar completamente livre.
Linha do carreto → destorcedor → estralho com chumbadinha (variável em altura)→ anzol.
Assim qualquer peixe poderá levar livremente o meu isco sem sentir o peso da fricção da “desmesurada” bóia…e pesco simplesmente a sentir.
Assim também poderei pescar a 50 / 70 ou mais metros da costa com uma simples chumbadinha de ½; 1 ou 2 gramas.
DNN
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Mensagem por pedrolourenco79 »

Ja agora amigo sargalhao só uma achega... Em relaçao ao engodo na pesca á boia, a utilizaçao desse depende muito da especie a capturar. Se for para pescar sargos nao duvido que resulte se bem aplicado, mas por exemplo para pescar douradas e robalos mais precisamente em estuarios, o mesmo é inaplicavel. Não deixa de ser pesca á boia tradicional, mas o uso de engodo neste particular é impensavel :fixe:
catotas
Registado: quarta jul 15, 2009 9:22 am

Mensagem por catotas »

os meus aplausos são...muito honestos mesmo, pois quando leio alguem...que sabe o que diz...e se dá ao trabalho de quase que digamos....publicar um artigo...é sem duvida merecedor do nosso respeito e assim sendo...além do aplauso....aproveito para tirar o chapéu a todos os que têm uma atitude semelhante e são diversos por aqui!!! :beer:
sargalhão Escreveu:Obviamente que todo o tipo de pesca possui algo de fascinante.
Obviamente que não poderemos entrar em fundamentalismos que a Bóia é a melhor maneira de pescar.
Comento o que foi dito pelos 4 últimos intervenientes: Paulo / Ramiro / Catotas / Taliban.

Paulo
Sem dúvida que a pesca à Bóia é muito mais dinâmica. (pelo menos fumamos menos, por estarmos mais ocupados).
Os níveis de captura são também muito mais compensadores.
paulo Escreveu:Aqui a ideia é levar a isca ao buraco onde está o peixe e não tirar o peixe do buraco para vir comer ao nosso anzol.
Pessoalmente acho que esta expressão é muito mais caracterizadora do que é a essência da pesca à Bóia.
E mais…para mim trata-se de um tipo de pesca onde a aposta se faz nas espécies nómadas e não nas residentes. Para estas últimas o engodo poderá funcionar completamente ao oposto do pretendido.

Ramiro
Ramiro Escreveu:O engodo deve ser feito à medida da(s) espécie(s) pretendida(s), ou seja, há diversos factores:
Concordo em absoluto
Nestas coisas de pesca, mais concretamente no estabelecimento de “teorias”, no meu entender deveremos considera-las como uma simples base de um raciocínio aparentemente lógico.
Ates de mais, tentar encontrar um fio condutor para as evidências que nos deparam pela frente. De seguida inteirar-mos das variantes à lógica encontrada por nós (nós conhecimento colectivo / nós – cada um).
Perante essas variantes temos dois caminhos: Reforço da lógica (a excepção poderá confirmar a regra) ou abandono da lógica pelo facto de detectarmos que as excepções são em maior numero que as situações que considerávamos – tipo.
No meu entender qualquer lógica que se possa tecer, na maior parte das vezes, não é abandonada. Antes reforçada com melhores refinamentos.
Afinal de contas essas “lógicas” são sempre fundamentadas pela essência do significado da própria palavra – Lógica.

Catotas
Desculpe-me amigo Catotas mas fiquei sem perceber se os aplausos são honestos ou jocosos.

Taliban
Caro Taliban diz na sua intervenção que raramente usa engodo.
Pergunto: quando vai à pesca desse modo (bóia sem engodo) permanece sempre no mesmo sítio ou vai deambulando até encontrar um pesqueiro que o satisfaça?
Das duas uma: Ou tem sorte em acertar com um pesqueiro / conhece muito bem os pousos dos nossos “amigos”. Ou de vez em quando (muitas vezes até) vem p’ra casa d’ebalde (grade).
De qualquer modo tenho que concordar consigo em relação à captura dos sargos. Acho que engodar em alguns momentos poderá ter menos vantagens. Nem que seja pelo facto de eles (sargos) estarem lá quando chegamos e ao engodar a corrente leva-los para outro sítio que não o nosso.
Em relação a percorrer vários pousos…já foi tempos que me dava à maçada de faze-lo. Agora…meu amigo. Boto arraiais num determinado sítio…e aplico a máxima Alentejana…vem quem quer.

1 abc a todos
Duarte Nuno nóbrega
Responder