Boas pescarias.
Apesar de diariamente ou quase diariamente frequentar o "Sítio", só agora tive tempo de fazer uma leitura, mais cuidada, pelo que vou tecer mais alguns comentários, sobre o tópico em questão, concordando desde já com tudo o que foi dito, nomeadamente com a utilização de engodo, mas sobre este assunto quero acrescentar o seguinte:
1-A pesca à bóia tem um auxiliar, que é o engodo e por ser auxiliar utiliza-se ou não, consoante o tempo, o local, o estado das águas, (abertas, fechadas, calmas, mexidas, etc.);
2-Para o engodo ser eficaz, além do que já foi dito, tem de se conhecer as correntes na zona e a força da aguagem, entre outros factores;
3-O engodo mal utilizado, mata o pesqueiro, além de poder chamar outras espécies que não queremos capturar.
4-Se estamos a pescar numa zona de rocha, toda mariscada, com mexilhão, percebes, algas e outros organismos, a areia junto dessas rochas, tem por exemplo minhocão e outros tipos de minhoca. (Qual o procedimento a adoptar?), talvez efectuando a 1ª. captura, ao abrir o peixe, saibamos o que iscar;
Quero dizer então, que raramente utilizo engodo e das vezes que o utilizo são poucas em que uso a sardinha, mas não invalida as iscadas com a dita, prefiro partir alguns ouriços e fazer uma boa mistura e utilizá-los como tal, ou mandar camaritas para o pesqueiro, acabadas de matar.
Dado o descrito no ponto 4 e após um lançamento, com um bóia fixa de 20 g, com um estralho comprido, onde corre uma oliva junto ao anzol, capturo um sargo, pergunto se devo o não engodar o pesqueiro?
Vou opinar dizendo que não, pois o engodo, para além de poder queimar o pesqueiro, pode trazer outras espécies, que não quero capturar, como tainhas, bogas, bodiões, etc, podendo efectivamente também chamar outras interessantes de capturar.
Resumindo prefiro fazer parte dos que pescam à bóia por pescar à bóia, mesmo que saiba ou não o que é uma bóia, contudo utiliza-as e vou-lhes dando uso, logo perdendo algumas.
Isto não passou de mais uma opinião, com ou sem controvérsia e para se continuar a debater ideias, claro que construtivas.
Como já disse a pesca que mais gosto de fazer é à bóia,
TALIBAN Escreveu:Boas pescarias.
Para mim a pesca à bóia, é a que mais gosto de fazer, apesar de fazer outras, mas o mais importante é tudo o que rodeia a pesca, nomeadamente o mar, o céu, o relaxamento e o convívio.
Boa continuação.
mas também já referi que não faço tal pesca, há mais dum mês e ainda não sei quando tenho oportunidade, mas que estou com o bichinho para o fazer estou.
Um abraço e boa continuação.
Braga.