Boas JoNyR.
Explica-me que isco é esse serradela, provavelmente conheço mas por outro nome.
É aquela minhoca que se apanha nas pedras, a que aqui chamam, serrada (uns montinhos brancos que há nas pedras que se levantarmos com uma faca têm lá minhocas)?
melhor isco
Re: melhor isco
Boas Paulo
Pois provavelmente conhece, normalmente é apanhada na lama na maré-baixa, digamos que e uma espécie de casulo mas sem casulo e muito mais pequena...
http://www.reefforum.net/photopost/data ... 003red.jpg
Apesar de não ser a melhor a melhor imagem acho que cunheçer mesmo com outro nome já da para perceber do que se trata.

Pois provavelmente conhece, normalmente é apanhada na lama na maré-baixa, digamos que e uma espécie de casulo mas sem casulo e muito mais pequena...
Apesar de não ser a melhor a melhor imagem acho que cunheçer mesmo com outro nome já da para perceber do que se trata.
HummmmJoNyR Escreveu:Boas Paulo
É que aqui em termos de anelídeos não costuma haver muita escolha.
Há uns anos era só casulo e minhoca do lodo (se calhar é parecida com essa). Depois apareceram os coreanos e uns bi bis de vez em quando, e agora além das anteriores há a minhoca de sangue e pouco mais.
Claro que depois a apanhar há a tiagem e a tal serrada que é uma minhoca muito viva.
Sim Paulo, aqui por estas zonas como a Ria é predominante muitos dos iscos utilizados vêem de lá.
Normalmente a serradela é vendida ás dózes junto com algas e depois enroladas em jornal.
Quando vou para o Algarve e lá para o Sul também encontro, mas com outros nomes e por vezes não é bem a mesma coisa.

Normalmente a serradela é vendida ás dózes junto com algas e depois enroladas em jornal.
Quando vou para o Algarve e lá para o Sul também encontro, mas com outros nomes e por vezes não é bem a mesma coisa.
Pois se calhar é a tal minhoca do lodo.JoNyR Escreveu:Sim Paulo, aqui por estas zonas como a Ria é predominante muitos dos iscos utilizados vêem de lá.
Quando vou para o Algarve e lá para o Sul também encontro, mas com outros nomes e por vezes não é bem a mesma coisa.![]()
Mas essa minhoca costuma ser um bocado mais avermelhada e escura do que a que está na foto.
Eu a olhar assim de repente para a da foto até dizia que era um coreano.
- pedrolourenco79
- Utilizador Regular
- Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm
É mesmo essa bosspaulo Escreveu:Pois se calhar é a tal minhoca do lodo.
Sim acho que é esse o outro nome que lhe dão.
Normalmente quando é para pescar na costa os sargos gostam muito, quer dizer tem dias...

Normalmente quando é para pescar na costa os sargos gostam muito, quer dizer tem dias...
Vou meter a minha colherada...
A melhor isca p'ro Sargo é...
...
Apanhar um e amanha-lo logo de seguida para ver o que ele tem lá no "bucho".
O que lá encontrarmos (bucho) é com isso que deveremos na zona pescar.
A minha opinião é que o Sargo é uma das espécies que adapta-se com facilidade a qualquer zona. Come o que de mais abundância tem o sítio.
Duarte Nóbrega
A melhor isca p'ro Sargo é...
...
Apanhar um e amanha-lo logo de seguida para ver o que ele tem lá no "bucho".
O que lá encontrarmos (bucho) é com isso que deveremos na zona pescar.
A minha opinião é que o Sargo é uma das espécies que adapta-se com facilidade a qualquer zona. Come o que de mais abundância tem o sítio.
Duarte Nóbrega