Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Petição Contra Medidas de Erradicação da Carpa e do Achigã

Mensagem por Paulo »

Páscoa Escreveu:Como membro da APCF, membro do forum, praticante de carp fishing e surf casting, e principal redactor da petição, compreendo inteiramente as dúvidas aqui colocadas pelo Paulo e por outros colegas.
Concordo totalmente que qualquer proposta ou petição só deve ser assinada se o eventual signatário concordar com o teor/argumentação da mesma. Isto quanto a mim é óbvio e um "dado adquirido", sendo que ninguém é obrigado nem tem que assinar nada se não concordar.
E também sempre fui da opinião que TUDO pode e DEVE SER DISCUTIDO no espaço de um forum, liberdade de pensamento e discussão é um valor absoluto para mim, e isso não tem que ter nada de pessoal. É perfeitamente admissível e compreensível que nem toda a gente concorde com a petição e com as críticas que têm sido feitas à lei.
Claro que se pode aprofundar a discussão e os argumentos que estão em causa, claro que sim e até é desejável.
Também é perfeitamente legítimo, assim como em qualquer acto de cidadania, tentar convencer, com bons argumentos, os eventuais signatários de uma qualquer petição a assinarem, ninguém espera que se assine a petição cegamente.
Para isso serve o texto justificador que precede a petição, é desejável que quem assine a petição saiba quais são os objectivos da petição e a sua fundamentação. E os objectivos são muito claros: evitar tomar medidas de erradicação quanto às duas espécies em referência, por um conjunto de razões e argumentos que me parecem MUITO FORTES. Claro que o princípio podia e devia ser extendido a outras espécies que foram mencionadas. Mas, para já, optou-se por contemplar as duas espécies que neste momento mais importância adquiriram na pesca desportiva.
Espero sinceramente que a interpretação da Lei feita pelo amigo Paulo e o outro colega esteja correcta, que isto não passe de uma má interpretação da nossa parte, ou de um ataque de pânico injustificado.. Eu pela parte que me toca, li diversas vezes o Diploma e considero que há motivo real para preocupações e que é preciso a comunidade de pescadores movimentar-se e exprimir a sua opinião. Mais cidadania é o que precisamos no domínio da pesca desportiva, isto enquanto o diploma está numa fase de revisão.
Na realidade, atendendo ao estatuto (espécies invasoras e com alto risco ecológico) atribuído à carpa e ao achigã, o simples facto de se admitirem "MEDIDAS MITIGADORAS" que envolvem a "ERRADICAÇÃO" - a palavra está lá e é bem clara, é suficiente para suscitar a nossa preocupação e a nossa revolta. Tendo em conta o espírito de certo eco-fundamentalismo presente por vezes neste tipo de legislação e nos sectores associados, tudo leva a crer que se deixarem estas pessoas actuarem farão tudo para cumprir à risca as disposições aqui consignadas, incluindo a erradicação, o que compreenda-se, atendendo à filosofia do carp fishing e à pedagogia da pesca sem morte que temos vindo a divulgar, é UMA MACHADADA na nossa modalidade e em outras de competição associadas.
Mas isto não afecta apenas a nossa modalidade mas a pesca em águas doces em geral, dirigida a estas espécies e obviamente ao achigã.
Creio que os argumentos consignados no texto da petição, merecem ser considerados e, não sendo imunes ao debate e à discussão (como quaisquer outros), parecem-me muito fortes. Não tenho tempo agora de estar aqui a clarificá-los melhor mas não terei problemas em fazê-los em outra oportunidade. Aliás, faço questão de o fazer, pois é a luta de toda uma vida dedicada ao estudo e À prática da pesca desportiva em Portugal.
Quanto mais não seja, esta petição, se for bem sucedida na angariação de assinaturas, como ainda espero, poderá servir para clarificar o teor e os objectivos da legislação agora proposta e levá-los a dizer (o que não me parece) que ninguém pensava em fazer isso, que interpretámos mal, etc De qualquer forma, penso que a LEGITIMIDADE do ponto de vista da CIDADANIA DOS PESCADORES DESPORTIVOS (que ultimamente tem tido tantos motivos para fazer ouvir a sua voz) é totalmente justificada neste caso.
Há direitos e interesses relativos à pesca desportiva dirigida a esses espécies que pura e simplesmente não se podem omitir. A água é um espaço público de usufruto dos cidadãos, a NATUREZA não é um valor em si mesmo, mas também um VALOR HUMANO.
E muitos outros argumentos de peso que levam a escrever, com toda a convicção do mundo, que seria um erro trágico e histórico se se pusesse em prática essa legislação no que concerne ás duas espécies referidas.
Porque é que o excesso de zelo em Portugal só se volta contra as questões erradas e não incide sobre as questões realmente graves?? A poluição, a pesca abusiva às espécies nativas, a construção excessiva de empreendimentos turísticos em reservas, campos de golfe, abate de sobreiros, etc etc
Isto é revoltante, na realidade. E posso aprofundar ainda mais os argumentos. Fica para outra oportunidade.
Boas Páscoa, era mesmo um tipo de resposta desta que estava à espera. =D> =D> =D>

Se a ideia é esclarecer e saber em que situações está prevista o tal controle ou erradicação, a petição merece o meu apoio. Mas volto a colocar a duvida que tenho e caso tenham alguma informação acerca do assunto por favor digam.

Estive a ver a lista de espécies consideradas invasoras, certamente estarão lá mais espécies na condição das carpas (há longos anos aqui na península), não poderá a erradicação de algumas dessas espécies influenciar negativamente as carpas ou os achigãs (mesmo supondo que ninguém iria erradicar o achigã ou a carpa). Não deveriam haver estudos acerca de isso, e a petição não deveria focar essas outras espéceis (caso existam - daí a minha questão)?

A outra questão que acho importante é se consideram poder haver em certas situações limite a necessidade da erradicação em parte ou total de carpas ou achigãs de determinadas massas de água (excesso de população por exemplo)?
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

eu penso que a haver medidas extremas, elas serao para o lucioperca, siluro e gobio. carpa e achiga é demasiado importante para pesca desportiva, movimenta muitos aerios e lucros para o estado, claro. :hummm:
Páscoa
Registado: sábado set 13, 2008 3:05 pm

Mensagem por Páscoa »

Terei todo o gosto em esclarecer essa e outras questões que foram colocadas, quando tiver mais tempo e oportunidade. Infelizmente para mim, tudo isto me tem ocupado o tempo e a cabeça, sendo que tenho responsabilidades profissionais.
Um dos problemas principais é a falta de estudos e dados concretos que permitam fundamentar a tese de que a carpa é uma espécie invasora que tem de ser erradicada ou severamente controlada (isso já acontece porque a pesca sem morte infelizmente só é praticada por uma minoria de carpistas).
Mas desde já adianto que as situações-limite a que o amigo Paulo se refere, e muito bem, são - posso-lhe assegurar - excepcionais nas nossas águas e, em muitos casos, têm mais a ver com falta de predadores que exerçam um controle sobre as populações de carpa (mas se reparar isso está salvaguardado no texto da petição "sem prejuízo de medidas de controlo a exercer....) ou até com condições demasiado fechadas e pequenas dos ecossistemas (charcas, pequenos açudes, condições de seca, falta de cumprimento do caudal ecológico, etc). Como tal, a presença de achigãs/carpas em massas de água acaba por mutuamente se equilibrar, atendendo aos efeitos de controle que os primeiros exercem sobre os alevins de carpa. Posso-lhe garantir, com base em toda a minha experiência de muitos anos e no que tenho lido, testemunhado, ouvido, comentado, observado in loco, que na esmagadora maioria das águas portuguesas a presença de carpas e achigãs não põe em risco as populações de espécies autóctones. Admito que exista uma concorrência entre as espécies e que a presença de carpas tenha algumas consequências, mas não as que se apregoam, isso é um mito. As espécies nativas e as espécies como carpas convivem "pacificamente" nas massas de água. Há problemas muito mais graves que são omitidos: poluição, secas, pesca excessiva e não regulada relativamente Às autóctones. FALTA DE REPOVOAMENTOS DE AUTÓCTONES, FALTA DE RESPEITO pelOS CAUDASIS ECOLÓGICOS, ETC
Recordo ainda que num dos Anexos do Diploma a carpa é considerada uma espécie especialmente perigosa, o que certamente é injustificado e não se pode generalizar a todos os ecossistemas. Daí, a necessidade de centrar as atenções nesta espécie. Logicamente, irão ser propostas medidas de erradicação injustificadas.
Mas, o problema principal desta legislação - o que a torna autenticametne absurda e um atentado ao bom senso e à inteligência, do ponto de vista biológico, no concernente à carpa e mesmo em relação a outras espécies referidas - é de que ela "faz de conta" de que estamos a falar de ECOSSISTEMAS VIRGENS E TOTALMENTE SELVAGENS. Nesse contexto, faria algum sentido, mas, tendo em conta que praticamente TODAS AS MASSAS DE ÁGUA interiores portuguesas são total e fortemente ARTIFICIALIZADAS ( o curso dos rios é desviado, interrompido, manipulado, etc) as medidas não fazem qualquer sentido. A começar porque a artificialização é uma das principais causas do declínio das autóctones. Espécies como carpas, achigãs, lúcios genuínos, etc ao invés são espécies totalmente adaptadas a grandes lagos artificiais, enquanto bogas e trutas são espécies de águas correntes. Mais absurdas e incoerentes se tornam estas disposições se considerarmos que a política actual é precisamente de reforço da artificialização através da construção de mais barragens e aproveitamentos hidroeléctricos. Por causa disso se levou À extinção uma espécie autóctone, o esturjão, devido à interrupção dos seus ciclos de desova nos grandes rios como Tejo, Guadiana e Douro. Isto foi provocado pela construção avassaladora de barragens que atravessam todos estes rios, inclusive em Espanha. De barragens que não têm estruturas que permitam a passagem dos peixes. Também se podia falar do salmão. Com isso é que deviam estar preocupados e não com a carpa!
Por estas e outras é que a reacção mais lógica é a indignação e a contestação, isto é um disparate do tamanho de um comboio! Essa mesma artificialização massiva dos cursos de rios é que tem provocado o declínio de espécies autóctones e não a presença de carpas e achigãs. Se repararem no âmbito de um curso de água corrente, as populações de carpa nunca se tornam uma praga pois são predadas por lontras e outros predadores. Lembro-me na minha infância e adolescência quando pescava no rio Agueda de pescar todo o tipo de pequenos ciprinideos e a captura de uma carpa ser relativamente rara. Esta coexistência já acontece há séculos. Isto é um perfeito disparate. Não sou biólogo claro mas sei pensar e tenho a certeza que muitos cientistas me dariam razão.
É uma relação de causa e efeito estabelecida falsamente.
Por isso é que é muito importante as pessoas tomarem consciência do que estão fazendo de forma mais ou menos discreta e pronunciarem-se de forma massiva através da petição. Talvez isso leve os legisladores a serem mais sensatos.
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

nao podia estar mais de acordo. =D> =D> =D>
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Muito bem Páscoa.

Obrigado pelos esclarecimentos, vou tratar de assinar a petição, concordo com esses argumentos e explicações. :fixe:
crazy_cock
Registado: terça mar 17, 2009 3:19 pm

Mensagem por crazy_cock »

Sem ter lido completamente a petição, apesar de ter lido todos os comentários subsequentes, queria acrescentar algumas coisas...

A ausência de predadores naturais, taxas de reprodução elevadas (que ocorre, pelo menos, no caso do achigã, penso), as dimensões de ambas as espécies e, obviamente, a sua importação para um ambiente completamente diferente levam à sua classificação como espécies invasoras. Como se pode calcular, a partir do momento em que esta espécie se ambientar e adaptar (algo que pode já ter acontecido com a carpa, que, segundo alguém já aí disse, está por cá há bastantes anos, mas que ainda não aconteceu com o achigã, que apenas foi introduzido há cerca de 50 anos), pode ocorrer um descontrolo total da sua população e consequente descontrolo relativamente ao ecossistema (outros peixes, macroinvertebrados, vegetação, etc). No entanto, como já referido, importa dizer que este não é o único factor a ter efeitos sobre a população das espécies nativas. Barragens, pesca lúdica (ou não), entre outros, são factores que influenciam grandemente as populações das espécies autóctones. Resta saber qual destes factores influencia mais as populações dos peixes nativos, não havendo dúvidas de que espécies de peixes invasoras têm uma grande influência nestas.
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Mensagem por Carpa Real »

Boas para todos, ia tentar responder a algumas dúvidas levantadas pelo Paulo e Manel e em qualquer situação quem é que não as tem e o devido esclarecimento é necessário e salutar. Não chega só dizer que temos razão ou que estamos atententos a qualqur intentona é de facto preciso esclarecer para termos retorno e o devido apoio para uma causa que consideramos justa e isto para qualquer situação ou fenómeno.

Mas, depois de este esclarecimento dado pelo Pedro Páscoa penso que foi dado um grande passo para o esclarecimento e a posibilidade de muitos ao lerem esta justificação para a respectiva petição fiquem sensíveis a virem a subscreverem a mesma. De momento ninguém melhor do que o P. Páscoa para poder esclarecer a situação, pois, ele tem posto muito do tempo dele em prol do Carpfishing e mais uma vez colocou todo o seu esforço e saber em prol de desenvolver este trabalho que penso ser excelente, pelo seu esforço, saber e estudioso profundo sobre este Mètier merece-me todo o respeito e o facto de o Paulo entender as suas alegações sobre o que está em causa já é um merecido prémio pelo seu esforço e Inegável entrega ao Carpfishing. =D>

Sobre o Gabriel, que esteve um pouco em fogo é como tudo na vida à os que se controlam mais e menos este Gabriel que conheço como muitos outros estão a ferver daí a postura dele poder contribuir para alguma confusão que o mesmo não quer tenho eu a certeza disso, trata-se de uma pessoa excepcional e só quem o conhece pode entender porque é que reagiu assim. Possívelmente iremos ter o Gabriel em outras intervenções ao seu nível e terão a possibilidade de o conhecerem melhor e ficarem com uma impressão de um
optimo carpista e Companheiro.

Sobre a questão que o Paulo levantou sobre: Que estudos foram feitos para chegarem a esta conclusão...

É isso mesmo Paulo que está em jogo e muitas outras coisas, já aconteceu no mar e agora no rio.

Estes ambientalistas de meia tijela sairam da universidade sem qualquer experiência e engatam umas horitas nestas associações e já são uns sabichões da matéria.
Fazem lembrar os nossos deputados que sairam da faculdade e sem nunca na vida terem a experiência de ter trabalho seja no que fosse, vem agora falar de emprego, leis de trabalho, reformas, pensionistas, utilizar os transportes públicos mas eles andam nos carros dos partidos ou nos seus belos automóveis etc... etc...é o país real que temos que eu desejo que já seja por muito pouco tempo... :help:

Um Abraço para todos
Carpa Real
crazy_cock
Registado: terça mar 17, 2009 3:19 pm

Mensagem por crazy_cock »

Carpa Real Escreveu:Estes ambientalistas de meia tijela sairam da universidade sem qualquer experiência e engatam umas horitas nestas associações e já são uns sabichões da matéria.
Caro Carpa Real,

Pedia-lhe, por favor, que me informe que universidade forma ambientalistas... Não sei quem fez os estudos em questão mas presumo que devem ter sido pessoas minimamente qualificadas e não ambientalistas de meia tigela.

São este tipo de atitudes que não favorecem ninguém e que não apoiam minimamente as causas que se defendem...

Apenas para completar o meu post anterior, queria acrescentar que a defesa da natureza é um dever que está acima de qualquer prazer que possamos extrair da pesca... Não pensem exclusivamente em nós... O Homem não é o centro do universo... Não sou nenhum ambientalista maluco que anda por aí a praguejar contra tudo e todos, mas não nos faz mal nenhum se não pensarmos exclusivamente em nós.

Abraço,
Diogo Silva
Responder