canas para pesca embarcada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"canas para pesca embarcada"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

A coisa ficou-me a roer e como tinha de experimentar uma cana em terra, dado que no mar tem sido impossível, "bota" lá mãos à obra, portanto vamos lá fazer um teste em seco.

Balança da cozinha na garagem e do chumbo que tenho para derreter, depois de ajustar os pesos que iria ser levantados e suspensos, fiz as respectivas pesagens, conforme demonstra as quatro primeiras fotos.

Nesta altura com a ajuda de terceiros, (tratando-se da minha esposa), foram feitas as restantes fotos, sendo todas efectuadas através de telemóvel.

As duas primeiras são duma cana de 4,5 metros de comprido, com 500 Gr. e 1,5 Kg levantados e suspensos, com comportamentos muito parecidos.

As últimas três fotos, são duma cana de 4 metros de comprido, que também levantou e suspendeu 500 Gr. e 1,5 Kg de chumbo, com comportamentos ligeiramente diferentes e em relação à anterior o que me dizem.

Uma cana já estava pronta para pescar, a outra não tinha fio nem carreto aposto.

Caso seja necessário direi as marcas das canas, mas ficam aqui para discussão mais estas fotos onde se veêm comportamentos diferente.

Abraço.

Braga
Anexos
Balança, 500 Gr. (do lado direito da foto) e 1,5 Kg. (do lado esquerdo) de chumbo.
Balança, 500 Gr. (do lado direito da foto) e 1,5 Kg. (do lado esquerdo) de chumbo.
Pormenor da balança no zero e do chumbo
Pormenor da balança no zero e do chumbo
As 500 Gr. a serem pesadas.
As 500 Gr. a serem pesadas.
O 1,5 Kg de chumbo sobre o prato da balança.
O 1,5 Kg de chumbo sobre o prato da balança.
Cana de 4,5 metros a levantar 500 Gr. de chumbo
Cana de 4,5 metros a levantar 500 Gr. de chumbo
Cana de 4,5 metros a levantar 1,5 Kg de chumbo.
Cana de 4,5 metros a levantar 1,5 Kg de chumbo.
Cana de 4 metros a levantar 500 Gr. de chumbo.
Cana de 4 metros a levantar 500 Gr. de chumbo.
A mesma cana a levantar 500 Gr. de chumbo.
A mesma cana a levantar 500 Gr. de chumbo.
Cana de 4 metros a levantar 1,5 Kg de chumbo.
Cana de 4 metros a levantar 1,5 Kg de chumbo.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Depois de ter colocado a minha anterior mensagem, vi que posso ter cometido um erro.

A curvatura da cana de quatro metros, é quase de certeza diferente, estando a linha a passar por todos os passadores, do que estando apenas suspenso fio no passador da ponteira.

Podia ter apagado a mensagem, mas optei por deixar estar, fica para comparação, depois tiro fotos com o fio e junto.

Abraço.

Braga
mcll
Mensagens: 179
Registado: quarta ago 24, 2005 12:44 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por mcll »

embora a prespectiva não seja a melhor, inclino-me para a hipotese da de 4.5 ser muito próxima de uma ação de ponteira - dobrapraticamente só o ultimo quarto. A outra aguardo pelas novas fotos mas tal como está será parabólica - dobra praticamente desde o cabo nas duas situações. Estou muito longe da verdade ?
Avatar do Utilizador
joaonumberone
Utilizador Regular
Mensagens: 4222
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por joaonumberone »

mcll Escreveu:embora a prespectiva não seja a melhor, inclino-me para a hipotese da de 4.5 ser muito próxima de uma ação de ponteira - dobrapraticamente só o ultimo quarto. A outra aguardo pelas novas fotos mas tal como está será parabólica - dobra praticamente desde o cabo nas duas situações. Estou muito longe da verdade ?
A de 4 metros é a MATADORA, a tal melhor cana :hahaha: , parabólica garanto que não é, é mais progressiva, de facto não dá ideia mas é uma acção de ponteira a ferrar e conforme o peixe ela vai curvando, excelente.

Ó Braga, estraga a cana e depois para arranjares outra não é fácil :hahaha:
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.
mcll Escreveu:embora a prespectiva não seja a melhor, inclino-me para a hipotese da de 4.5 ser muito próxima de uma ação de ponteira - dobrapraticamente só o ultimo quarto. A outra aguardo pelas novas fotos mas tal como está será parabólica - dobra praticamente desde o cabo nas duas situações. Estou muito longe da verdade ?
Deixem-me colocar fotos da cana ou canas, com o carreto e linha, para depois falarmos.
joaonumberone Escreveu:
mcll Escreveu:embora a prespectiva não seja a melhor, inclino-me para a hipotese da de 4.5 ser muito próxima de uma ação de ponteira - dobrapraticamente só o ultimo quarto. A outra aguardo pelas novas fotos mas tal como está será parabólica - dobra praticamente desde o cabo nas duas situações. Estou muito longe da verdade ?
A de 4 metros é a MATADORA, a tal melhor cana :hahaha: , parabólica garanto que não é, é mais progressiva, de facto não dá ideia mas é uma acção de ponteira a ferrar e conforme o peixe ela vai curvando, excelente.

Ó Braga, estraga a cana e depois para arranjares outra não é fácil :hahaha:


Ó João como podes ver levanta a cana levanta 1,5 Kg em seco, mas levanta mais, mas não exageremos, que não vale a pena e a ponteira e o passador da ponteira aguentam que se fartam.

Abraço.

Braga

P.S. - Vou fazer fotos de mais umas canas, uma de 4,25 m, de 4 m e vou ver se uma de 3,20 m, vamos lá haver é agora a disponibilidade.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Ó pessoal pensei já ter colocado aqui uma situação de comparação com a mesma cana, mas cliquei em enviar e foi para o tecto, mas só agora me apercebi.

Mas vou agora tratar do assunto.

Abraço.

Braga
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

Para já vou colocar a mesma cana em comparação, com linha pelos passsadores e só a partir do passador de ponteira, onde podemos notar diferenças na sua curvatura.

Três das fotografias já foram colocadas anteriormente, tratando-se da cana de 4 metros, que está a levantar chumbo só a partir do passador da ponteira, (não havendo fio nos restantes passadores.

Vou posteriormente colocar fotografias de outras canas, mas mesmo assim, não acho que as fotos, sejam suficientemente fiáveis, para se dizer isto ou aquilo sobre as mesmas e sabem-me dizer porquê?

Abraço.

Braga
Anexos
Agora a levantar 1,5 kg, com o fio por todos os passadores.
Agora a levantar 1,5 kg, com o fio por todos os passadores.
Ainda a levantar as 500 gr, com fio pelos passadores.
Ainda a levantar as 500 gr, com fio pelos passadores.
Ainda a mesma cana a levantar 500 gr, mas com fio por todos os passadores.
Ainda a mesma cana a levantar 500 gr, mas com fio por todos os passadores.
Cana de 4 m a levantar 1,5 kg, só pela ponteira.
Cana de 4 m a levantar 1,5 kg, só pela ponteira.
A mesma cana a levantar as 500 gr, pelo mesmo método.
A mesma cana a levantar as 500 gr, pelo mesmo método.
Cana de 4 m a levantar 500 gr, só pela ponteira.
Cana de 4 m a levantar 500 gr, só pela ponteira.
Avatar do Utilizador
TALIBAN
Utilizador Regular
Mensagens: 11504
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Re: canas para pesca embarcada

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

O prometido é devido e como tal cá estou a fazer mais uma publicação das fotografias de 4 canas.

Como não podia deixar de ser vou ter de dizer as marcas das canas.

Assim sendo, as canas fotografadas são:
- NBS Zicoor Boat, de 3,20 m e que pesa 380 gr.
- Tubertini KBM F1 504, montada a 4,20 m, (também faz 4,85 m) e pesa 364 gr.
- Barros Titanus Offshore Tournament tele boat, aberta a 4m, (faz uma medida menor), que pesa 260 gr.
- Maver Elite Teleboat, aberta 4,5 m, (e também faz uma medida menor), pesa 280 g.

As duas primeiras são de elementos, as duas seguintes telescópicas.

O chumbo aposto nos fios e respectivas canas, já está pesado, conforme fotografias apostas em mensagens anteriores, mas que se trata de 500 gr. e de 1,5 Kg., levantando todas os respectivos pesos, mas com comportamentos diferentes.

Também já disse anteriormente e apesar de se poder tirar algumas ilações, que achava estes testes, pouco fiáveis, para se dizer isto ou aquilo sobre as canas e porquê?

Abraço.

Braga
Anexos
Maver Elite com 1,5 Kg.
Maver Elite com 1,5 Kg.
Maver Elite com com 500 gr.
Maver Elite com com 500 gr.
Barros Offshore com 1,5 Kg.
Barros Offshore com 1,5 Kg.
Barros Offshore com 500 gr.
Barros Offshore com 500 gr.
Tubertini F1 504 com 1,5 Kg.
Tubertini F1 504 com 1,5 Kg.
Tubertini F1 504 com 500 gr.
Tubertini F1 504 com 500 gr.
NBS Ziccor com 1,5 Kg.
NBS Ziccor com 1,5 Kg.
NBS Zicoor com 500 gr.
NBS Zicoor com 500 gr.
Responder