Fio para embarcada

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio para embarcada"
na nova versão do site.

sabinonet
Registado: segunda mai 24, 2010 4:04 pm

Re: Fio para embarcada

Mensagem por sabinonet »

JOAOFCMARQUES Escreveu:Isso discutem para eu ir aprendendo...entao e um chicote 0,40 nylon sera muito grosso? sendo mais grosso que um 0,30 sera menos elastico e mais sensivel aos toques para ferrar nao?? :let:
Viva João

eu também sou um novato nestas andanças da pesca embarcada mas acho que estás a ter a ideia errada do proposito dos chicotes na pesca embarcada, pelo que andei a pesquisar o chicote tem mesmo de ser elástico para compensar a falta de elasticidade do multifilamento

pessoalmente uso fios entre 0.30/0.35 fluorcoated que são mais resistentes que os fluorcarbono usando depois 0.30 fluorcarbono na madre das montagens, assim se prender em principio o que parte é a montagem e não o chicote

mas espera pela ajuda do pessoal mais experiente

abraço
JOAOFCMARQUES
Registado: domingo fev 10, 2013 5:29 pm

Mensagem por JOAOFCMARQUES »

Pois..pelo que tenho visto o nylon pode fazer de chicote..porque tem elastecidade que multi nao tem..deve haver varias formas... :let:
TALIBAN
Utilizador Regular
Registado: sexta abr 10, 2009 10:25 am

Mensagem por TALIBAN »

Boas pescarias.

O chicote tem de ter elasticidade, para compensar o multifilamento, fio sem memória, para que as linhas das madres/montagens com nós, não entrem em ruptura tão facilmente, pois o peixe nas suas investidas para a fuga, era mais propício à ruptura e assim existe a tal compensação de amortecimento, para além doutras desvantagens, da não utilização do chicote.

O chicote na minha opinão deve funcionar na casa do 0,30 ao 0,35 mm, eu uso flourcoated, mas pode ser nylon simples. Quanto maior diâmetro tiver o fio mais atrito e arco provoca dentro de água.

O fluorcarbono é um fio quase sem memória, mas agora já existem também elásticos.

Abraço.

Braga
Responder