Aquecimento Global

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Aquecimento Global"
na nova versão do site.

hugovhenrique
Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm

Aquecimento Global

Mensagem por hugovhenrique »

Gostei muito, o aquecimento global é um assunto ao qual temos que dar muita importância, todos os dias deparamo-nos com sináis, mais que evidentes deste facto. E sempre bom alguem ir lembrando para que os mais distraídos tenham isto sempre presente. =D> =D>
olucas
Registado: sexta jun 03, 2005 10:08 am

Mensagem por olucas »

Elucidem-me: quais os sinais, todos os dias, mais do que evidentes, do aquecimento global?

O repto é destinado não só ao hugovhenrique!!

No entanto, tenho que dar razão ao hugovhenrique: o aquecimento global é um ASSUNTO ao qual temos que dar muita importância!
(as minhas desculpas antecipadas por estar a desvirtuar o sentido original da frase :) )
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

assim de momento sem pensar muito o que me diz deste mes de junho :shock: so pra ter uma ideia so foi o mais chuvoso dos ultimos 40 anos e mesmo assim so batido pelo de 1974 chuveu um pouco mais (o mes ainda nao acabou) 8)
se me disser que isto é ciclo, até aceito mas tambem os periodos de alteraçoes climaticas são.
Por isso podemos dizer que isto é uma alteração climatica causada por:
isso meu amigo pode ser tanta coisa mas de certeza que o CO2 e o aquecimento Global estao na lista.

So um reparo todas as alterações climaticas que houve foram sempre para periodos glaciares, logo se estamos a ter um aquecimento global esse é derivado a ...... (o que é que existe que antigamente nao existia???? Homem Actual, Maquinaria Actual, Produçoes e extracções De forma actual , os niveis de CO2 .....

Nao sei porque mas o CO2 aparece sempre :?
hugovhenrique
Registado: quinta out 26, 2006 7:49 pm

Aquecimento Global

Mensagem por hugovhenrique »

Faço minhas as palavras do Senhor anterior. E vou apenas mencionar um exemplo que está actualizadíssimo, temos anunciado para este Verão 6 ondas de calor que podem atingir valores que até hoje não foram igualados, para não falar de extinção de algumas espécies que já se vão verificando devido ao celebre CO2, basta estar atento ás noticias e aos documentários a alertar para este fenómeno.
Além disso tenho bem presente nestes meus 52 anos como era o clima nos meus 15, 20 , 25 anos de juventude. Talvez este amigo que tanto quer saber os sinais, não saiba o que é o sabor de fruta sem químicos, ou a agua sem desinfectantes, ou o peixe sem doenças?
Eu, felizmente sei os meus netos não saberão de certeza.
Penso que de alguma forma respondi á sua questão. Se encontrar melhores provas diga-me.
Cumprimentos
Hugo
Carpa Real
Utilizador Regular
Registado: terça nov 28, 2006 10:31 pm

Re:

Mensagem por Carpa Real »

Boas, parabéns pelo artigo =D> eu chamaria antes um "Alerta". E já agora não esquecendo outras vertentes a ele ligado tais como:

(O PLANETA ESTÁ AQUECER)

O Aquecimento Global Pode Alterar o Ritmo das Culturas Afectando Sériamente a Produção Agrícola dos Países, etc.

Carpa Real
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

isso ja sao contas para outro rosario 8)
mas é importante e como tal deve ser lembrado 8)
olucas

Mensagem por olucas »

Bom, veremos as 6 ondas de calor. Muitas vezes os meteorologistas enganam-se para o dia seguinte :)

Eu não posso garantir que o clima está mais instável do que estava à 40 ou 50 anos. Mas também não posso garantir o contrário!!

Uma chamada de atenção aos documentários:
Se estivermos a falar de Uma Verdade Inconveniente, do Al Gore, não o vi mas, por mais imagens de glaciares a cair, zonas desérticas ou inundações que sejam mostrados este facto só por si não tem significado. Sempre houve e sempre haverá. É preciso ver a evolução ao longo do tempo, e não são 30 anos de televisão mais ou menos alargada ao mundo inteiro (à mais tempo na Europa) que nos mostram umas cheias ou uns furacões que podemos tomar uma posição mais ou menos com confiança. Por exemplo existem centenas de enormes tufões, cheias, secas, etc que, pura e simplesmente não nos chegam notícias, pela simples razão que passam em zonas desabitadas, sem comunicações, não há imagens, os mortos são poucos, etc. Outros pelo contrário têm sobre-exposição mediática, como o Katrina, porque calhou passar por cima de uma grande cidade, o que é raro, e assim é normal que aconteça. Se fosse comum os furacões passarem numa dada zona seria uma loucura que lá tivesse nascido uma grande cidade.

E, sim senhor, o planeta está a aquecer em média 06-1ºC/100 anos. Pelo menos nunca ouvi ninguém afirmar taxativamente o contrário e já vi muitos a concordarem.
A discussão no meio científico trava-se sobre as causas deste aquecimento.
Será um aquecimento normal (embora não se compreendam bem os mecanismos)? Ou será que é devido, maioritariamente, ao aumento do CO2 que, admito, se deve à queima de combustíveis fósseis?
Na minha parte estou em crer que o aquecimento devido à acção antropogénica (humana) é nulo ou muito reduzido, por mais CO2 que lancemos na atmosfera.

Mas, por instantes, vou passar para o outro lado da barricada e acreditar que sim, o aquecimento é devido ao CO2. Nesse caso deveríamos todos fazer o possível para evitar libertar CO2, certo? ERRADO! (*)
De acordo com o gráfico do próprio IPCC (http://ipcc-wg1.ucar.edu/wg1/Report/AR4WG1_Pub_FAQs.pdf pp. 33-34) é impossível parar, e virtualmente impossível abrandar, o aumento da concentração de CO2 na atmosfera.
Se, de acordo com alguns cientistas (http://www.commondreams.org/headlines05/0124-11.htm p.e.) que dizem que a este ritmo, daqui a 10 anos o CO2 será tanto que irá aumentar a tª que vai libertar mais vapor de água e CO2 dos oceanos, que vai aumentar ainda mais a tª, e sucessivamente, estaremos assados daqui a uns 15 (aqui estou claramente a exagerar)....
Bom, se voltarmos HOJE, TODO O PLANETA, a andar de bicicleta, acabarmos com os frigoríficos, com a iluminação pública, voltarmos a caçar, e agricultar com enxadas, a acreditar nos últimos cientistas, só assaremos daqui a 20 anos... De qualquer modo ficamos assados...

Mas se nos fazem acreditar que poupando umas ton de CO2 isto não vai ser assim tão mau é (foi) meio caminho andado para: temos de pagar para libertar CO2 (Quioto), temos de apostar nas renováveis, que são MAIS CARAS do que a electricidade gerada por queima de carvão/petróleo.
E isto tudo para... nada?

(*) A ideia de poupar (combsutível, bens supérfluos, etc) em si está correcta, ou seja se evitarmos consumismo num lado teremos recursos ($) para gastar noutro.

Não esquecer de ver o documentário Great Global Warming Swindle (disponível no You Tube), que tenta desmascarar o Inconvenient Truth.
Já vi críticas mordazes aos dois por falta de rigor científico...
olucas

Mensagem por olucas »

Pois lá tenho que voltar ao tema das alterações climáticas. Isto devido ao “serviço público” que a RTP executou com o SOS Terra e ao programa da Maria Elisa na noite seguinte.

Devido à falta de contraditório (ideológico) televisivo, segue uma minha pequena contribuição para tentar equilibrar os pratos da balança.
http://resistir.info/climatologia/impos ... ifica.html
Responder