Flaviox Escreveu:n fikes traumatizado agora, ok camarada lembra_t ke ja me vist aflitinho tb e todos a penxar ke eu tava na tanga he he grande abraço em breve vamos la mas para ja o mar não deixa fazer nada ele é ke manda
Então páááá, fiquei com o sistema nervoso mesmo lixado, estes dias sempre que fechava os olhos só via aquela onda... aquela explosão da onda a bater na pedra etc... mas já estou mais fixe
Sim eu já te vi mas eu vi que não estavas a brincar, tanto é que tu deves-te lembrar da cara com que eu estava nesse momento, ou seja estava a espelhar a tua expressão sem nada poder fazer... amigo é mesmo assim, por vezes é mesmo necessário uns sustos para vermos que não é como nós queremos mas sim como o mar deixa!
grande abraço
Ó NELSON , no mar tudo é relativo !!
Mas se vires as estatísticas na lua nova e na lua cheia as marés são mais incertas !
As vazantes são maiores e as enchentes nem se fala !
É claro que tudo depende do sítio onde estás (mas nunca fiando) !!
O que eu quero dizer é que estás num spot bom , e de repente vem uma onda «desgarrada» que te
«ensopa» o elástico da cueca , JÁ VISTES A DESGARRADA !!
É isso que eu quero dizer com Enchios !!
Mais uma vez digo :
Todo o cuidado é pouco ...
O MAR NÃO CONHECE AMIGOS !!!!!!
fdp Escreveu:Ó NELSON , no mar tudo é relativo !!
Mas se vires as estatísticas na lua nova e na lua cheia as marés são mais incertas !
As vazantes são maiores e as enchentes nem se fala !
É claro que tudo depende do sítio onde estás (mas nunca fiando) !!
O que eu quero dizer é que estás num spot bom , e de repente vem uma onda «desgarrada» que te
«ensopa» o elástico da cueca , JÁ VISTES A DESGARRADA !!
É isso que eu quero dizer com Enchios !!
Mais uma vez digo :
Todo o cuidado é pouco ...
O MAR NÃO CONHECE AMIGOS !!!!!!
Obrigado Jorge pela explicação, realmente é assim mesmo!
Fica acente! é bom pois nessas luas e com este mar agora de inverno não se pode fiar.
Abraço
Nelson, graças a Deus estas bem, mais os companheiros que estavam no pontao nesse momento. Ja tive o prazer, ou desprazer de presenciar coisas parecidas acontecerem com gente que arrisca tudo ou quase tudo de forma consciente. Ja vi ondas a varrer pontoes de uma ponta a outra e levar tudo o que la estava para o mar e confesso, ja levei com uma em cima, felizmente para mim a cair completamente na vertical, tipo chuva torrencial numa faina em que o amigo que estava comigo me disse cuidado com essa...e eu respondi estupidamente, porque ainda nenhuma la tinha chegado, TRANQUILO, NAO CHEGA CA... e 2 segundos depois, completamente encharcado.
Temos todos de ter atençao com o estado do mar, devemos ao chegar ao pesqueiro, principalmente em dias de enchios, de reservar os primeiros 15 minutos para observarmos, de um local seguro o comportamento do mesmo, para nao sermos depois surpreendidos. Nao devemos ser orgulhosos e ter humildade suficiente para acatar os concelhos de pescadores locais, que por vezes nos avisam dos perigos, isto claro em pesqueiros que nao conhecemos convenientemente.
A vida e preciosa e da que pensar a quantidade de companheiros que morrem todos os anos a fazer o mesmo que nos todos amamos. Nao existe peixe que tenha o valor suficiente para a colocarmos em jogo, temos de ser conscientes, racionais para que vivamos para a pesca em vez de morrer pela pesca.
Nelson e Rui as melhoras para os dois, desculpem o testamento, e boas pescas.
Um abraço
Viva.
Fico feliz por tudo ter acabado em bem para ambos.
O mar com as mares vivas torna-se muito inconstante e essa zona ai é muito perigosa.
Já não é a primeira vez que acontecem ai nesse mesmo local acidentes fatais.
Ainda bem que fizeste o alerta é mais um aviso para todos nós mais uma vez nos lembrarmos dos perigos que por vezes corremos ao pescar.
Já agora aqui fica uma dica, uma vez que referiste que o telemóvel caiu na água.
A maneira mais simples de retirar a humidade, devia ter sido na hora mas quem sabe ainda vais a tempo, é colocar o telemóvel dentro de um taparuer coberto com arroz, mas cru , durante uns 2/3 dias.
Abraço e as melhoras para ambos e prepara-te para outra molhadela
Então companheiro, um susto e tanto heim,... este mar de tão belo é temível !
Estes dias o mar tem estado muito forte, e pescar em paredões com a maré a subir até aos três metros e tal é um perigo mas, muito pior á noite, é preciso muito cuidado e respeito, (que voces tiveram) mas as surpresas surgem, eu hoje estive na praia para pescar e nem montei o material e ontem estive em dois sítios e só o barulho do mar metia respeito, está com umas vagas bem altas e fortes.
Ainda bem que tudo foi apenas um susto, que tudo corra bem e melhores dias virão.