Shimano Aero technium XT 10000

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Shimano Aero technium XT 10000"
na nova versão do site.

soutelo
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Re: Shimano Aero technium XT 10000

Mensagem por soutelo »

ffgsoares Escreveu:Ó Soutelo, o problema não é da linha, se fôr Red Iso da Awa Shima, nem que fosse 0.40 não faria isso, essa linha é macia e quase não tem memória, o problema é que tu quando passas a linha pelos passadores, destravas o carreto, logo, ele anda para trás e até roda mais do que é preciso,(porque quando a manivela está em cima o próprio carreto continua a rodar) daí ele folgar a linha e ela enrolar toda.

Deves abrir o drag e puxar a linha pelos passadores vais ver que nunca mais enrola, porque a linha está sempre em leve pressão na bobine.

Espero ter ajudado, cump'tos :fixe:
Bom dia,

Obrigado Soares vou experimentar da próxima vez que for a pesca e depois informo como correu a "operação".
soutelo
Registado: quinta mai 06, 2010 9:27 pm

Mensagem por soutelo »

ffgsoares Escreveu:Já agora, usas linha 0.35 mm e sem chicote, que pesos de chumbada costumas usar ?

É que eu por acaso não uso 0.35, (uso 0.30/0.25 c/chicote) mas acho que nesse diâmetro em geral as linhas não terão resistência para grandes lançamentos, menos de 0.40 acho que de vez em quando sai um "tiro", e se lançarmos com 150/160 g, não sei se aguenta.

Boas pescarias :fixe:
Pois bem isto é um campo muito falado por pescadores e cada um tem a sua ideia e maneira de pescar.
O que posso dizer é que pesco (mar) a onze anos e só usei uma vez shock leader. Costumo usar chumbadas de 120g,150g,180g (pirâmides, torpedos um pouco de tudo) e nunca tive problemas nenhuns, chego a pensar que isso de ter de usar o shock leader é um mito até. A única vez que tal me aconteceu foi com uma linha da cormoura e era 0.20. Em relação aos lançamentos consigo esticar bem e não rebenta nada.
Joao Rodrigues
Utilizador Regular
Registado: segunda set 13, 2010 1:36 pm

Mensagem por Joao Rodrigues »

Bom dia.
Eu tenho no carreto 0,35 e depois termino com +/-15mts com 0,45.
Com chumbadas a partir das 100g partia os fios todos (experimentei algumas marcas diferentes e éra igual)

Shockleaders não são mito.....tem tudo a ver com a forma como se lança!!!

Se o lancamento for feito com a chumbada a cerca de 3,5mts da ponteira da cana, o lancamento faz tipo pendulo e quando se larga o dedo do fio para ele correr, a chumbada está quase ao nivel das nossas cabeças e só ai é que se dá o esticão final.
Neste caso até um 0,35 bom aguenta.

Se lancares tambem à mesma distancia da ponteira da cana, mas se começares logo a "esticar" o lancamento, só mesmo um 0,40 ou mais é qe aguenta.

Não sou nenhum expert, mas acho que tem tudo a ver com o pescador em si.

Gostava de ouvir a opinião de outros :fixe:
joaonumberone
Utilizador Regular
Registado: sábado mar 26, 2011 8:53 pm

Mensagem por joaonumberone »

O 0,35 é bem forte e é capaz de não precisar de chicote, eu por acaso uso mas por outros motivos.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Apenas vou dar a minha opinião, nada mais.
Não concordo que seja um mito. Eu não consigo pescar com menos de 0,35 directo, e mesmo 0,35 me parte por vezes. Não dá. Se usar uma chumbada de 150/160 gramas e fizer um lançamento lateral é quase certo que me vai partir com diametros abaixo.
Agora se fizer lançamentos fracos, e com chumbadas muito leves, aí sim, os diametros mais baixos podem servir.
Tudo tem a ver com um conjunto de factores, onde está incluído:
- Qualidade da linha.
- Diametro da linha VS chumbada usada.
- Tipo de lançamento.
- Condições climatéricas do dia( se estiver muito vento, é outro factor a ter em conta).
- E claro nós próprios e a nossa forma de aplicar a força.
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Ó malta eu só falei ao soutelo deste factor porque já experimentei uma linha de 0.35 mm da Asso, Ultra Soft e fazia dois três lançamentos e... sai um tiro, partia, e esta linha até é boa e resistente.

Depois disso passei a usar 0.30 ou menos, com chicote de uma linha normal da flomax em 0.40, suportava bem todos os lançamentos e acabou o problema, mas como o nó era grosso (para mim) comprei chicotes cónicos ( bobine de cinco chicotes seis euros e tal) pesco á meses e só perdi um porque pensei que estava numa zona só de areia mas tinha algumas pedras e prendeu, e digo é o melhor para o meu jeito de lançar, nunca mais dei um tiro, o chicote é 0.28/0.47 mm.

Para zonas de rocha uso 0.40 mm directo.

Estou de acordo com a opinião do Filipe, há vários factores que condicionam essa questão, eu coloco a chumbada a cerca de 2,5/3 m da ponteira da cana, uso chumbadas em regra geral 150/160 g e, sem shock leader só com 0.40, menos que isso a linha parte, pode ser do modo como lanço.

Boas pescarias e um abraço a todos :fixe:
ffgsoares
Utilizador Regular
Registado: domingo abr 17, 2011 10:04 pm

Mensagem por ffgsoares »

Quanto ao enrolar da linha no carreto no acto de montar o material, ó Soutelo faz lá como eu digo e depois conta aí á malta ok, mas tu dizes que por veses a linha também se enrola no carreto quando vais puxar as pescas, isso é que já é um problema diferente, esse carreto não usa aquela protecção por baixo da bobine como os Ultegras ? ... mas por agora vê como corre essa operação.

Um abraço :fixe:
edu73
Registado: segunda set 13, 2010 10:18 pm

Mensagem por edu73 »

boas eu no meu at xt tenho numa bobine o,35 e na outra 0,28 quando pesco aqui no tejo com alguma corrente uso baixadas de o0,45 trabbuco t force e as chumbadas sao entre 150 a 180g e a esticar bem e raramente sai 1 tiro ,ja me aconteceu mas foi partir o destorcedor ou nalgumas chumbadas m,ais velhas partir a argola mas o fio nao, so quando a mare esta mais vazia e ha rocha e o fio roça mas mesmo assim raramente :fixe:
Responder