Nova Lei da Pesca - 2009

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Nova Lei da Pesca - 2009"
na nova versão do site.

Antonio Cruz
Registado: segunda out 27, 2008 11:31 pm

Re: Nova Lei da Pesca - 2009

Mensagem por Antonio Cruz »

Então se não posso engodar, como é que vou fazer com o peixe apanhado, que já chega cá acima morto, e sem as medidas legais, então não o posso deitar ao mar pois assim sendo estou a engodar o que ao ser apanhado por suas exª da policia maritima estes vão-me autoar pois vão considerar que estou a engodar. e esta cabeçinhas pansadoras que fizeram mais esta trapalhada êm? :122: :122:
zeze970
Registado: sexta out 10, 2008 5:09 pm

Mensagem por zeze970 »

eu antes destas tretas de controlo de capturas ia ao perceve 1h antes do baixa-mar estava com o meu barco nas rochas,o material para apanhar perceve era um formão de carpinteiro e trazia o suficiente para petiscar com a familia e amigos 5 a 6kg tudo perceve escolhido.
quando la chegava ja os mariscadores tinha 2 sacas cheias (sacas que se costuma vender carvão ou rações para animais com 25kg cada) e saiam de la com 5 ou 6 dessas sacas e a ferramenta que é usada é uma arrelhada que onde passa arranca tudo seja perceve grande ou pequeno que depois é escolhido em terra o que ñ é comercializado vai fora.
ou seja dessas sacas 5 a 6 sacas são aproveitadas 2 o resto perde-se
são os profissionais é que estragam os recursos são os profissionais os principais culpados da extinção das especies
carvalhal
Registado: domingo fev 08, 2009 1:09 pm

Mensagem por carvalhal »

Existe um estudo da Universidade do Algarve em que se pode ver que os pescadores lúdicos só são responsáveis por 0,5% das capturas( não cosigo enviar o pdf porque tem 1.7Mb). Que é que esses senhores querem enganar?
Só há mais robalos e douradas que sargos nos viveiros e no prato deles, no entanto interditam a pesca lúdica do sargo que no entanto pode continuar a ser pescado pelos profissionais quer através da costa quer com aparelhos e redes!
PedrasSalgadas

Mensagem por PedrasSalgadas »

carvalhal Escreveu:Existe um estudo da Universidade do Algarve em que se pode ver que os pescadores lúdicos só são responsáveis por 0,5% das capturas( não cosigo enviar o pdf porque tem 1.7Mb). Que é que esses senhores querem enganar?
Já por cá está, podem consultar aqui http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... =11&t=4037 :fixe:
sergio vilelas
Registado: domingo nov 26, 2006 7:08 pm

Mensagem por sergio vilelas »

Boa noite a todos.
Será que a legislação nos Arquipelagos aplica-se???
apedro
Registado: domingo ago 13, 2006 2:14 am

Mensagem por apedro »

PedrasSalgadas Escreveu:
paulo Escreveu:O que estão a fazer os profissionais nessas alturas de defeso? Também estão a fazer defeso???? :hummm: :hummm: :hummm:
Eles podem e deviam fazer o defeso, afinal somos nós que andamos a encher com as verbas das licenças o fundo de garantia salarial, para que os patrões deles lhes continuem a pagar os salários de miséria que lhes pagam, sustentados em % de capturas que todos sabemos como são obtidas, e os entregam à Morte Francesa. :grrr: :grrr: :grrr: :grrr: :grrr:

É como eu digo,

" os 5 sargos que eu apanho num dia bom de pesca têem ovas , mas as os 500 kg..... de sargos que os profisionais apanham devem ser todos machos, não desovam!!!!!! :hummm: :hummm:

Vamos á manifestação na fortleza de sagres no Domingo ás 10:00.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

sergio vilelas Escreveu:Boa noite a todos.
Será que a legislação nos Arquipelagos aplica-se???
Não se aplica, as regiões autónomas têm legislação própria.

E na minha opinião a lei nos Açores está 4* e meia (0-5). :fixe:

O que me faz confusão é como cá no "contenente" não aprenderam com os nossos companheiros Açorianos a fazer leis para a pesca lúdica. :no2: :no2: :no2:
Realgana
Registado: sábado mar 11, 2006 2:47 pm

Mensagem por Realgana »

Meus senhores boa noite, é preciso não parar esta e outras ondas de contestação que se seguirão... POIS estas leis e portarias são uma verdadeira TRAPALHADA feita por pessoas com uma FALTA DE INTELIGÊNCIA E IGNORÂNCIA QUE É DE BRADAR AOS CÉUS, se fosse eu que fizesse as leis e depois lesse este fórum se calhar ficava UM BOCADO ATRAPALHADO por me chamarem INCOMPETENTE COM LETRAS GRANDES ..... POIS ELES QUE VENHAM LER o forum E NÃO SE RIAM ...PORQUE MEUS SENHORES O ZÉ POVINHO PODE-SE PASSAR DOS CARRETOS ....E.... FAZER A "FOLHA" A ALGUNS AGENTES DA AUTORIDADE....SABE-SE LÁ....especialmente aí prós lados Alentejanos e Vicentinos isto é pura e simplesmente GOZAR e BRINCAR com a paciência das pessoas e eu presinto graves problemas entre autoridades e pescadores.
Se isto fosse em França ....podem ter a certeza que já estava montada uma grande contestação, mas somos Portugueses somos mais brandos ... demoramos mais tempo a reagir, E ELES SABEM DISSO E CONTINUAM A FAZER O QUE LHES APETECE ... DEVEM PENSAR QUE É TUDO UM JOGO DE COMPUTADOR ONDE SE PODE PODE MANDAR OS CARROS CONTRA OS MUROS E PAREDES E ARVORES E PRONTO NÃO ACONTECE NADA DE GRAVE!!!!!
Volto a dizer que estamos a ser governados por um "GANG" de incompetentes...quer eles queiram quer não...ESSA É A REALIDADE CRUA E NUA.
Eu não sou Deus nem sequer sábio e nem é preciso para ver a TRAPALHADA QUE ESTÃO A CRIAR.
Ainda ontem estive a conversar com um proprietário de duas casas de pesca bem conhecidas aqui na minha zona.
E ele desanimadamente me disse que a lei da pesca lúdica veio condicionar até o turismo Espanhol duma maneira radical,
de tal maneira está desanimado (já se vendia pouco mas a lei veio acabar com o resto)... ele até está a pensar emigrar.
Coisa que me apanhou de surpresa (Á 23 anos que vende materiais de pesca á linha e submarina, e iscos e engodos e sempre com assistencia e reparação de material).
As casas que vendem material nautico estão todas a ir á falencia com uma velocidade incrível e as leis como estão estructuradas estão a dar um grande empurrão em direção ao abismo já somos um país pobre e agora levamos roda de estúpidos, sem classe média, ficamos como o Brasil com ricos muito ricos e pobres cada vez mais pobres e cada vez mais "Pirataria Legal" (porque 250 euros de multa mínima é mesmo roubar)
No mar meus senhores são 3 "polícias que roubam":
Marinha de Guerra....Brigada Fiscal.....e Polícia Marítima...não acham que é um exagero???
Responder