Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah

Fotos e descrições de pescarias.
Uma secção boa para aumentar ou baixar o ego.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah

Mensagem por tiagopacheco »

Pois é meus amigos, há muito tempo que não fazia um relato. Não por falta de pescarias, não por falta de boas pescarias e grades , mas pelo tempo ...

Sendo assim , vamos lá para um relato do Fim de Semana ...

Imagem

Porque um jipe? Pois é nem estava programado ir pescar. Sai da minha zona Oeste para ir ver as 24h de Fronteira. E lá estava eu contente nas boxes com o pessoal. Fui tentar descansar um pouco a meio da noite, quando me dá uma valente dor de dentes. Eram 4h30 e não conseguia dormir. Tinha os comprimidos nas Caldas. Agarrei no jipe, e eram 5h da manhã e pus-me a caminho. Cheguei as Caldas por volta das 7h. Não conseguia dormir, e o bixinho da Pesca ia mordendo...

Eram 17h30 fui para ir comprar isco. Compro 2 caixinhas de Coreana e meto-me na conversa com o dono da loja, uma pessoa 5 estrelas. Eram cerca de 18h quando cheguei ao pesqueiro. Gosto de ver sempre os pesqueiros de dia, mas não consegui...

Este era o sitio onde estava a pescar
Imagem

As espingardas eram as do costume. A Awa-Shima/Alpha Tackles Overcaster e a Tubertini Twinflex, ambas 4.20m com 2 Shimanos Super Ultegra e Ultegra.
Os anzois eram Vega nº4 e o Fio 0.30 e 0.35 Awa Shima Camo com Estranho Flomax... Chumbadas 120g e 135g.
Imagem
Imagem

Com este relato, gostava de alertar o pessoal que começou a pescar à pouco tempo, para nunca se resignarem a uma pesca estática. Vão observando o mar, mudando o isco, anzol, chumbada .. Ter atenção sempre a cana, aos estralhos, comprimento.
E acima de tudo o sitio para onde lançam!

Por razões obvias, não vou dizer como tirei o peixe, nem o sitio. Mas posso dizer que estava gente ao lado a não tirar nada. Tenham sempre bem atenção ao mar. Estas douradas estavam a pegar muito mal, e nas canas mal se notavam. Posso dizer que nenhuma "embuxou"... E perdi umas 5.

Ora aqui está a 1ª menina da noite
Imagem

Quem tira uma tira 2. Aqui a Tubertini levava vantagem ...
Imagem

Aqui saiu a 3ª para a Tubertini. Aqui o Feeling levou me a mudar a AwaShima para outro sitio ;)
Imagem

Aqui já começavam a sair na AwaShima e na Tubertini e lá foram elas saindo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

A Rede ia ficando "composta"
Imagem
Imagem

Outra
Imagem
Imagem
Imagem

E continuava ... ETC lol
Imagem

Aqui a ir para casa... Eram 22 e pouco. Tive 3h a pescar. Tive 1h ainda com o pessoal aos chocos, a ver...
Imagem

Em casa a ocupar travessas
Imagem
Imagem
Imagem

Lamento mas o robado da imagem nao tem medida... Mas como era do tamanho dum bom carapau... Eu não sou falso moralista. Trouxe-o e vou come-lo :D
Imagem

Saldo :

19 douradas
1 robalo
3 sarguetas q foram ao banho

Espero q tenham gostado... vou dormir q fiz 1000km no fds , directa etc
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah

Mensagem por tiagopacheco »

Ninguém comenta nada :s
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah

Mensagem por Paulo »

Pronto eu comento.

Já tinha visto ontem o post, mas guardei para hoje o comentário.

Dizes uma grande verdade acerca da pesca estática. O relato está engraçado e tens aí uma boa quantidade de douradas, já estive por esses locais (duas ou três vezes), lembro-me que uma das noites também correu assim (salvo o erro estava lá com o flex). Tive pena apenas que as douradas não fossem maiores, até comecei por libertar as 3 primeiras (apesar de terem medida), mas depois optei por começar a guardar, já que só saiam daquele "naipe".

Por falar em maiores, a questão do robalo ter ou não ter medida não tem a ver com falsas moralidades. Eu liberto robalos sem medida porque acho que devo libertar, liberto porque é um peixe que ainda não se reproduziu. E a questão para mim está apenas nisso. Um peixe que ainda não se reproduziu. Ou seja, ao matar aquele peixe juvenil, não me limito a matar aquele exemplar, mas toda a sua possível descendência. Isto para mim não é falsa moralidade é lógica pura e dura.

Acho que todos conhecem a historia da galinha dos ovos de ouro. Se matares a galinha ficas sem os ovos. Se matares peixe que ainda não se reproduziu ficas com menos peixe.

Agora, falsas moralidades para mim é a conversa que muitos têm, como os outros não fazem, eu também não faço. Ou então, estava embuchado (embucham sempre todos). Isso sim são falsas moralidades e desculpas de mal pagador, ou melhor de bom matador de galinhas de ovos de ouro.
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah

Mensagem por FILIPEPC »

Parabéns pela pescaria, pelas fotos, etc...
A questão de se matar um peixe sem medida para mim está ultrapassada. Enquanto não forem caçar quem realmente destroi, custa-me criticar os lúdicos. Mas devemos ao menos cumprir os tamanhos mínimos...
Paulo o peixe não embucha sempre, eu solto anualmente dezenas de robalos, mas sei bem quando eles não sobrevivem e aí trago-os sim, mesmo que tenham menos que os 36 cm. Se vir que estão vivos e vêm pelo beiço vão sempre devolvidos.
Mas isso é outra questão, até porque alguem me prova qual o tamanho mínimo de reprodução de cada espécie? Como refiro muitas vezes o peixe que mais capturo são as douradas, seguido dos robalos e sargos, e apenas a medida do robalo está próxima da realidade segundo estudos de biólogos, ou seja as Douradas estão bem abaixo do seu tamanho, e os sargos estão a cerca de metade. Mas isso é mesmo outro tópico que não este, pois cada qual deve pensar se acha bem ou mal...
Eu por exemplo solto sempre exemplares abaixo de um palmo( o meu tem 24 cm). Esta é a minha medida, e mesmo assim às vezes olho e vejo o balde com 20 ou 30 douradas assim nos 26 a 30 cm e penso, xiça estarei a fazer bem? Mas depois penso logo, fonix, quer dizer enquanto eu sou bonzinho e repeitador, anda meio mundo a enr..... E volto à estaca zero, ou seja, existem tamanhos minimos legais e é sobre eles que me guio, pesco sempre acima dos tais 24 cm para sargos e douradas, e nos robalos sempre os 36 cm, e é mesmo os 36 nem mais um. No dia em que quiserem ir caçar as bruxas, vai sobrar muito mais peixe, como julgo que isso não vai acontecer, e está-se a fazer pressão para aumentar os tamanhos mínimos o lúdico será sempre prejudicado.
Tudo isto para resumir o seguinte: Tentem cumprir os tamanhos mínimos ao menos, o resto virá por acréscimo. Percebo quem por vezes traga um peixe sem medida. Até percebo. Mas não concordo.
Tiago, que venham muitos relatos e boas pescarias.
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah

Mensagem por tiagopacheco »

Eu quando vêm pela beiça e se forem pequenos liberto-os ... Como até já o mostrei num dos meus "relatos"...

Agora quando falei em falsos moralistas, referia-me a malta que conheço que critica , critica ... mas são depois amigos de pessoal das redes que vão lá e tiram 1000€ numa noite de douradas de 150 e 200gramas, e ainda se gabam...

As douradas, respeito sempre a "medida". No caso dos Robalos, no caso da Lagoa de òbidos, embora veja o pessoal ( a maior parte ) a mandar os pequenos embora, estes do tamanho de carapaus bons, a malta leva-os, por um motivo, saem muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo poucos com medida dentro da lagoa. Eu só tirei 1 este ano, embora a minha pesca seja às douradas...
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah

Mensagem por Paulo »

tiagopacheco Escreveu:Eu quando vêm pela beiça e se forem pequenos liberto-os ... Como até já o mostrei num dos meus "relatos"...

Agora quando falei em falsos moralistas, referia-me a malta que conheço que critica , critica ... mas são depois amigos de pessoal das redes que vão lá e tiram 1000€ numa noite de douradas de 150 e 200gramas, e ainda se gabam...

As douradas, respeito sempre a "medida". No caso dos Robalos, no caso da Lagoa de òbidos, embora veja o pessoal ( a maior parte ) a mandar os pequenos embora, estes do tamanho de carapaus bons, a malta leva-os, por um motivo, saem muitooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo poucos com medida dentro da lagoa. Eu só tirei 1 este ano, embora a minha pesca seja às douradas...
Eu sei que dentro saem poucos grandes, numa das outras poucas noites que tive aí, era tipo praga esses robalotes (alguns com 11cm pareciam sardinhas). Até chateava, mas libertei todos. É que a lagoa serve mesmo para isso, viveiro, estão aí a crescer para depois nos darem alegrias, na cana e na mesa.

Eu tenho ao minha maneira de ver as coisas, e faço o que acho correcto. :fishcool:

Acerca das outras pessoas que falas, nem me vou dar muito ao trabalho de comentar. Infelizmente é o que há mais, por aí e por aqui. Então aqui quando o mar fica mais manso até faz impressão. Mas isso agora era uma conversa que dava pano para mangas. Apenas digo que eu nem preciso dos ovos de ouro e evito matar a galinha, esses que vivem deles, talvez um dia quando não tiverem para comer, chorem. Mas depois também sabem que se chorarem muito, recebem uns rendimentos para ficar parados e calados. Bem deixa-me calar que não me posso inervar. :join:
Avatar do Utilizador
tiagopacheco
Utilizador Regular
Mensagens: 2457
Registado: domingo mar 29, 2009 8:40 pm

Re: Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah

Mensagem por tiagopacheco »

Aqui é incrivel a falta de profissionalismo das autoridades marítimas.

Todos os dias andam barcos a noite na lagoa que é crime. Ouvem-se eles a falarem , ouvem-se os motores e ninguém faz nada...

Houve dias, em que pessoal da Cana, ligou para a Policia Maritima, e por um pouco multavam era a malta, e nem lá foram ...

Até me admirei de colocarem o barco na água a noite e irem multar alguns 2 noites durante o mês passado, mas depois percebi o porquê ... Foi a PM de Peniche que lá foi ..

Todos as noites a Lagoa é assaltada e são retirados quilos e quilos e mais quilos de Douradas, Robalos, Enguias, Ruivos, Choupas, Safias, Chocos, Polvos, etc etc etc por esses senhores que "trabalham" a noite
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Quem disse que em Novembro não há Douradas? :p ahah

Mensagem por Ramiro »

Boa pescaria. :fixe: =D>
Há dias atrás já um "passarito" me tinha piado ao ouvido que andavam a sair umas douraditas na lagoa. Confesso que as Douradas da lagoa nunca me atrairam muito, tanto pelo sabor como pelo calibre. Gosto mais delas capturadas da praia e nos meses quentes, especialmente no fim do Verão quando estão gordas do mexilhão.
Responder