Chumbadinha

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadinha"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Chumbadinha

Mensagem por Paulo »

dogrulez Escreveu:Mas eu gosto deste carreto. Ate e bom... E se for um multifilamento que tambem sirva para pesca a boia??? Digam me os mm.
Eu não posso ajudar muito mais do que já fiz. Eu não uso multi para pescar com fundo. E para mim esse carreto não é para pescar ao fundo.

Mas nada como experimentares, posso perfeitamente estar enganado. Mete um 0,35 ou 0.40 (diz que leva 100 metros) e experimenta com umas chumbadas de 60 ou 80gr, quem sabe se não resulta bem no local em questão. Para os locais onde pesco não dá, mas pode ser que aí dê. Experimenta e depois diz o resultado.
dogrulez
Registado: segunda ago 17, 2009 10:46 am

Mensagem por dogrulez »

Eu tenho um monofilamento 0.40 mas acho que e demasiado grosso para a chumbadinha. O carreto parece ser fiavel e rapido.
dogrulez

Mensagem por dogrulez »

Tenho tb um Okuma Razor 60 mas esse acho que e um carreto grande demais para andar com a cana na mao.
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

dogrulez Escreveu:Tenho tb um Okuma Razor 60 mas esse acho que e um carreto grande demais para andar com a cana na mao.
Mas tens de estar com a cana sempre na mão? Ou apenas seguras na cana com a mão (a cana está apoiada no chão)?
dogrulez

Mensagem por dogrulez »

Eu ando muitas vezes com a cana na mao ou entao apoio-a no chao como se fosse ao fundo mas sem a linha estar esticada.
Panca
Utilizador Regular
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Mensagem por Panca »

Paulo eu só fiz a pergunta pois pensei que o shimao em quetão tinha algum problema que conhecias é que eu uso um desses para o buldo e digo estou satisfeitissimo com ele, 30€ de carreto a portar-se tão bem :hahaha: :hahaha: :hahaha: e pelas tuas palavras fiquei :hummm: :hummm: confuso mas pelos vistos não sabes de nenhum defeitos grave que eles tenham :join: :join:

Quanto à tua chumbadinha deve ser mesmo ruim e de perder material forte e feio ou seja muita paciência pois pelo que vejo perdes muito material mesmo :201:

Aquele abraço e obrigado pela paciência nas respostas :let:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

Eles portam-se bem, acho é que não devemos pedir demais. Tipo peso a mais, força a mais. O mais grave que eles todos têm são as folgas, e se abusamos mais depressa ficamos com folgas.

Acerca da chumbadinha, antes pelo contrário, se tiveres o equilíbrio correcto entre a força do mar e a oliva (chumbadinha que uso), pouco prendes. Para teres ideia por vezes com mar de 2/3 metros uso 10gr :join: . O prender é mais com a tal chumbadinha que fazem na zona norte (chumbadas leves +- 60/80 gr) com isso é que aqui é um cemitério de chumbo e fio.

Abraço. :fixe:
Nunx
Registado: quarta fev 06, 2008 1:11 pm

Mensagem por Nunx »

Acho que estão a falar de tipos de pesca diferentes: uma com chumbadinha ao corrico com amostra tipo raglou ou chico fininho - que é para isso que deve servir esta cana, e a outra a chumbadinha feita com canas de boia em que a chumbada de pouco peso anda ao rebolho dentro de água e se usa o isco apropriado ao local e à época do ano.
Nomenclaturas diferentes conforme a zona do país, acho...
Responder