Montagens de surfcasting help!!!

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Montagens de surfcasting help!!!"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
luisilva
Mensagens: 109
Registado: quinta set 17, 2009 6:19 pm

Montagens de surfcasting help!!!

Mensagem por luisilva »

Boas pessoal,

Sou novo nestas andanças, por isso criei este tópico para que possam partinhar as vossas montagens de surfcasting ao robalo, douradas, sargos, linguados e outras especies um pouco no geral mas as que referi são as que mais procuro, a minha zona de pesca e entre vilamoura praia da rocha baixinha a Armação de pera, claro que isto das montagens depende de zona para zona ao que so tenho que as esprimentar e adaptalas a minha zona.

espero ter ajuda deste pessoal espectacular que reside aqui no forum

Boas pescarias
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Montagens de surfcasting help!!!

Mensagem por FILIPEPC »

Tranquilo Companheiro. Dá-me é tempo que ando cheio de ideias para ajudar todos os iniciados neste site/pesca, e posso demorar a responder. No entanto durante o mês de Agosto espero ter neste site os Iscos- os peixes- alguma bricolage- algumas montagens para as espécies alvo mais procuradas- e farei uma prospecção do mercado emtermos de linhas(onde vos deixarei os verdadeiros diâmetros de todas elas, visto eu ter um medidor electrónico).
Tudo para vos tentar ajudar a vocês e também a mim, e enriquecer o fórum. Junto da respectiva equipa procurarei para cada situação encontrar o local onde as pôr de forma a todos poderem aceder de forma rápida e claro simples. Tudo isto requer algum tempo(vou aproveitar as férias),e alguma investigação/cruzamento de dados com os meus conhecimentos e arquivos.
Fica aqui algumas coisas para leres e tentares perceber... deixo-te os links: http://www.pescador.online.pt/imagens/S ... gering.pdf
.
Peixes planos por Ramiro: http://www.pescador.online.pt/livre/vie ... b0d71e3656

Aparelho utilizado pelo famoso pescador de doradas Raúl Mario: http://www.pescadoradagigante.com/princ ... la-dorada/

Diverte-te, qualquer dúvida cá estaremos para ajudar. :fixe: .
Avatar do Utilizador
luisilva
Mensagens: 109
Registado: quinta set 17, 2009 6:19 pm

Re: Montagens de surfcasting help!!!

Mensagem por luisilva »

Boas,

filipepc, já pasou o Agosto e já vamos quase a meio de Setembro, já perdeste algum do teu tempo para os novatos ?
já tens mais informações sobre os fio etc.

Boa pescarias
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Montagens de surfcasting help!!!

Mensagem por FILIPEPC »

Boas. Já tenho sim senhor, mas quero ter tudo feito... O mês de agosto que devia ser de calmia para mim e era quando tinha mesmo tempo, tornou-se num pesadelo por doença grave e falecimento de um familiar chegado já perto do final do mês... Este mês tenho feito tudo mais devagar, mas como prometi, irá aparecer uma secção de iscos(os mais usados), peixes, e posso pôr de linhas...
O que tenho sobre linhas, ainda é curto, mas tenho a verificação de umas vinte diferentes no que diz respeito a diâmetros...
Dos iscos tenho 20 e tal páginas, e dos peixes, ainda só deu para fazer dos mais usuais...
Se quiserem posso adiantar o que tenho de daods sobre as linhas medidas escrupolosamente com um medidor electrónico.
Abraço.
Avatar do Utilizador
luisilva
Mensagens: 109
Registado: quinta set 17, 2009 6:19 pm

Re: Montagens de surfcasting help!!!

Mensagem por luisilva »

Boas,

Lamento o sucedido, quando tiveres tudo ok, logo orientas isso ao pessoal

Os robalos e douradas já chegaram ?

boas pescarias
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Montagens de surfcasting help!!!

Mensagem por FILIPEPC »

Embora em menor tamanho do que o costume, já fiz 2 pescas muito boas, a rondar os 50 exemplares. Ainda esta semana vou deixar aqui alguma coisa das linhas. Os iscos principais estão a andar bem... Falta algumas fotos, não é fácil encontrar todos.
Avatar do Utilizador
luisilva
Mensagens: 109
Registado: quinta set 17, 2009 6:19 pm

Re: Montagens de surfcasting help!!!

Mensagem por luisilva »

Boas,

A que horas fizeste essas pescarias de dia a noite, a que hora da enchente/vazante, lua, vento, isco, montagens e que tipo de pesca e que especies apanhanhaste, desculpa estas perguntas todas mas quero tentar perceber alguma coisa disto. lool sera possivel

Boas Pescarias
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Montagens de surfcasting help!!!

Mensagem por FILIPEPC »

Boas, Luís, o local onde pesco é um local específico, em que não efectuando capturas de exemplares gigantes, efectuo capturas significativas, mas de peixes que variam os 20 e tal cm a 35/40.
Os peixes predominantes são as douradas, sargos, robalos(desde que existem medidas baixou muito o número de capturas, pois a maioria não tem o tamanho), alcorrazes, linguados.
As capturas são feitas durante todo o dia, com 2 aspectos que tenho estudados ao pormenor. A maior parte das capturas é feita nas 2 primeiras horas da enchente, sendo que a partir da 4hora baixa muito o número das capturas. Depois apenas no fim da vazante(2 horas a 3 antes), torna a actividade a aumentar; O peixe maior ou sai na 1 hora de enchente ou na preia mar.
Não ligo muito à lua ali, mas as melhores marés são as de médio alcance(3,40 a 3,80), uso quase sempre os iscos que o peixe tem lá para comer... Casulo, ganso, ameijoa. Qualquer anelídeo produz resultados.
O vento aqui sim ali faz toda a diferença. Por ser um descampado, só aconcelho a pesca ali com menos de 20 km/h de vento. A dourada por ser um peixe extremamente desconfiado, não aparece como eu gosto, em dias de águas muito mexidas, logo espero sempre por um dia bom para lá me deslocar... Quando erro nas previsões, aumenta o número de sargos, mas baixa as douradas.
As montagens preferenciais, são as de 2 anzóis (um em cima outro em baixo), com um estralho de cerca de 40 a 50 cm.
Por ser uma zona mista(areia/ostral), não devemos pescar abaixo do 0,35 madre, e 0,30 estralho, até porque as douradas acima de 0,5kg, te cortam os estralhos a brincar, não só pela sua dentição, mas pela pressão que fazem junto às ostras aquando da recolha do peixe.
Esta realidade é aplicável ali, oonde eu pesco, não tem que ser em todos os locais...
Em praia oceânica, eu pesco com estralhos de 2 metros e às vezes mais, aumento o peso das chumbadas, e nem sempre uso estes iscos(embora costume).
O ideal é nos moldarmos a cada zona alvo, e sabermos que iscos existem ali...
Responder