boas
desde já obrigado pela dica, já dei uma vista de olhos pelo ebay.uk, mas pelo menos neste momento este modelo não se encontra por lá, existem bastantes emblem pro e emblem s, mas também maior parte são apenas enviados para o reino unido.
Já comprei bastante material online, mas por acaso nunca comprei no ebay, normalmente compro em lojas online cá em portugal e também ja comprei 1 vez em espanha.
mas voltando ao assunto dos 2 carretos, ainda continuo um pouco indeciso, o carreto é para utilizar essencialmente na praia, mas por vezes também pesco em molhes e paredões, os 82cm de recuperaçao do emblem exceler deixam-me um pouco a desejar, é que no paredão da barra em aveiro por vezes uns centimetros a mais por manivelada dão bastante jeito para safar as chumbadas e estralhos, nem sei
Aceito sempre opiniões diferentes Robalomaster. Nem todos podemos gostar do mesmo. Neste caso não falei no Trinton, porque estamos a falar de um segmento acima, só isso. Acho que por muito blá blá blá que exista, muita publicidade de muitas marcas, ainda nada se chega perto dos Shimano´s e Daiwa´s, porque a prova não está no volume de vendas, nem vou por aí, acho é que na durabilidade, facilmente se constacta isso mesmo. Acho o Trinton 5000 muito bom carrete, e dentro do preço dele, não tem nada que se compare, mas no patamar em que estamos a conversa já é outra. Falarei do Trinton daqui a 5 anos, se ainda o tiver e a funcionar, aí então levam comigo , porque um carrete que dei 67 euros, que sinto tanta força nele, com uma pega fantástica, 12 rolamentos, e 3 bobines, se daqui a 5 anos funcionas, visto já ter quase 2, aí torna-se um caso sério... Vindo da marca que vem, acredito que lá chegue.
Mas também espero que entretanto saiam mais banax's para os pobres também poderem pescar com carretos de segmento inferior ao lado dos pros , já que o sol quando nasce, nasce para todos
Por vezes não é só o dinheiro é saber comprar... Obvio que em tendo verbas, facilita, mas existe hoje em dia material a rondar os 100 euros com bastante qualidade. A evolução atingiu um patamar tão grande, que teve que se virar para outro segmento: o peso do material. Esta será a guerra dos próximos anos, e o que nos fará comprar, porque em qualidade não vão surgir assim tantas alterações. Agora ter um carrete de 440 gramas para surfcasting obriga a abrires a bolsa...
Para quem não pode, marcas como a Banax, ou até a Vega vão dando conta do recado, com material que se aguenta bem, a preços abaixo dos 100 euros.
Espero que ele dure mesmo muitos anos. Os meus Poseidon, ainda funcionam, levam 9 anos. A Banax tem qualidade q.b. para podermos pescar sem termos que vender o carro .
Eu ainda nao tenho nenhum desses de 400 e tal gramas mas hei-de lá chegar, às vezes o segredo está em não termos pressa, resta saber é se depois fazem os mesmos quilómetros dos antigos quando sujeitos ao mesmo esforço, é que a pesca que um gajo faz aqui não é ao peixe aranha e aos agulhas com mar chão como a maior parte das vezes acontece na competição
Bem vamos indo e vamos vendo. Eu tenho um poseidon mas o meu já é dos últimos, não sei se será da mesma construção que os mais antigos, esses sei que eram realmente máquinas. No entanto também estou satisfeito com o meu, na altura foi incorporado num negócio juntamente com uma cana ficou-me por 50 euros, pelo preço também não conseguia nada melhor e pelo menos é banax o que pra mim conta muito
Pois essa é uma dúvida que adorava que o pessoal da competição se introduzisse neste tópico, nessa questão específica... Uma vez disse a um colega da competição que eu não ia para a praia apanhar tainhas e cavalas, e que o meu material não iria ser igual ao dele... Eu não faço competição, não me encanta muito, porque os peixes que me apaixonam e me tiram o sono nada têm a ver, logo ia-me ser enfadonho. No entanto existem tipos da competição que sabem muito do nosso surfcasting, bem mais bruto e que obriga em certos locais a material mais robusto. Se as canas dão, aí acho que sim, pois tenho algumas utilizadas por eles. A minha dúvida está nos carretes, mas eu tenho a opinião que no surfcasting tradicional, com peixes que não superam pesos malucos, dão perfeitamente, mas gostava de saber uma opinião de um expert na competição. Vi um colega meu derreter o drag do aero technium MG, com uma dourada prima das que o raúl Mário captura. A Shimano foi porreira deu-lhe outro, mas... O meu aero technium, o de pescas brutas, esse não derrete assim... A competição é um mundo à parte em que trabalham as distâncias,e se pesca com material muito leve. Continuando a conversa, para praia acredito que aguentem, mas para a pesca da corvina por exemplo, esquece, não consigo acreditar, mas lá está muda a pesca alvo, muda o material que necessitamos. Eu também altero algumas coisas quando vou à corvina. Depende ao que vais... Eles pescam por pontos, para ganhar, nós não.
Os Poseiden que eu tenho, sim eram superiores aos mais recentes, eram mesmo grandes máquinas. A característica pricipal da Banax em carretes é claramente a robustez, aí eles são peritos, e trabalham muito bem. Os meus ainda trabalham, um já com muitas folgas, o outro impecável,e já lá vão 10 anos...
Quando se quer material de topo sem pagar o que ele custa, só tens 2 opções: Comprar em 2ª mão, por vezes arranjam-se bons negócios, ou esperar que a gama feche e ele seja vendido a metade do preço, como está a acontecer com algum material no preciso momento.
Eu optava pelo Shimano, principalmente se fosse pescar também em zona de pedra, já que aí a rapidez de recuperação é importante para evitar prisões.
O Shimando além de ser rápido a recuperar consegue ter força. Um carreto muito equilibrado nesse aspecto (forças / recuperação).
O Daiwa tem alguns pormenores de que não gosto, por exemplo:
Algo lento para pescar fora de zonas de areia.
Aquela manivela é boa para dar problemas.
O preço não me parece muito competitivo.
Para pesca dura na pedra, não usava nem um nem outro (principalmente se tivesse que içar o peixe em altura), aí ia para outro tipo de carretos, como por exemplo o Daiwa Opus Bull.