Não, calma. Vou tentar explicar melhor. A necessidade de se pescar em distâncias maiores, fez com que se começasse a usar linhas mais finas em pesca de praia( atenção, só mesmo em pesca com zonas de areia), o que levou a que rapidamente se percebesse que o diãmetro dessas linhas tão finas, não suportaria o impacto quer dum lançamento, quer das investidas dos peixes, que facilmente com a sua dentição cortariam as linhas. A solução passou por se fabricar uma linha que começasse no diâmetro da linha Madre, mas que fosse progressivamente aumentando até prefazer um diâmetro suficiente para aguentar grandes impactos. Ao longo dos 15 metros da Shock leader ela vai engrossando.
Ou seja enches o carrete com o 0,20, depois une-se essa linha ao Shock leader, e está feito. Atenção que deves pedir nas primeiras vezes a algúem que te faça essa junção, e te ensine a fazer. Depois deves treinar, para ficar impecável.
As bobines de Shock leader vêm com 5 ou 10 baixadas, ou seja quando vês o preço achas caro, mas aquilo dá-te para várias vezes. Eu compro uma por ano, e chega.
ok ja tinha entendido, fiz-me foi perceber mal o que quiz dizer que numa ponta e 0,20mm e na outra 0,45mm e o aumento proguesivo da shock leader, quanto a uniao da linha madre a shock leader já comecei a tratar disso quantas voltas das em cada uma ? fiz aqui uma com 5 voltas em cada uma das linhas o no ficou perfeito já lhe mandei uns bons esticoes não mexe.
em relação linha madre aconcelhas alguma ?
ok vo praticar os nós a linha madre achas que para alguem com tao pouca espriencia 0,20mm não e fraca ? não quero perder o peixe depois de ferrado looool
já agora aconselha então a linha madre marca modelo e o diametro vamos mesmo para o 0,20mm, so tenho que aprender a lutar com o bicho ne ?
Não tens que ter receio, porque o 0,20 não estará a trabalhar o peixe, mas sim o fum do shock leader que será sempre a rondar o 0,45, no mínimo. Existem várias linhas com boa qualidade. Marcas: Leoni, Aiwa-shima, Falcon ou Asari. O shock leader tens que perguntar qual a marca que têm, porque não se costumam encontrar muitos, mas se as marcas que mencionei tiverem optimo.
boas pelo que li por ai algures quem trabalha o bicho e a cana carrete e o final da shock leader é isso ? não tenho que ter receio com a madre que só pode com 5kg, porque a shock leader aguenta 16kg por exemplo. correcto ?
vou entao ver o que encontro por aqui de shock leader depois digo-te se não tiverm nenhumas das marcas que referiste.
O trabalhar de um peixe, é feito por um conjunto de componentes. Cana, carrete, linha, destroçedor, anzol, claro o pescador. Um falha e perdes o peixe.
Tens que ter sempre em atenção a todos os componentes, e garantir que nenhum está ferrujento, ou a linha por exemplo meio traçada.
O shock leader aguenta suficientemente os peixes, só se for uma coisa fora do normal...