Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s
Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s
Boa tarde. Este tópico é só mesmo para avisar os utilizadores deste carrete e restantes Ultegras do seguinte.
A continuidade dos ultegras leva-nos a que possamos em alguns casos trocar as bobines de uns para outros como acontece no caso do xt. xsa e Super, mas quando se trocar o Super com os demais e vice versa deve-se trocar também a tampa do drag, e não somente a bobine, pois a bobine do Super é ligeiramente mais grossa, e já aconteceram casos de se partir a mola interior que estes têm, logo sem complicar, sempre que trocare, troquem tudo- bobine+tampa dde drag. Cumprimentos a todos os utilizadores desta máquina.
A continuidade dos ultegras leva-nos a que possamos em alguns casos trocar as bobines de uns para outros como acontece no caso do xt. xsa e Super, mas quando se trocar o Super com os demais e vice versa deve-se trocar também a tampa do drag, e não somente a bobine, pois a bobine do Super é ligeiramente mais grossa, e já aconteceram casos de se partir a mola interior que estes têm, logo sem complicar, sempre que trocare, troquem tudo- bobine+tampa dde drag. Cumprimentos a todos os utilizadores desta máquina.
Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s
Boas! Sempre apreender! Obrigado pela a dica!
Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s
Filipe epá, estive a medir (bobines e drags) e não encontro nenhuma diferença entre os meus XSA e Super XSA.
Em relação aos XT isso há diferença, agora entre os outros não encontro, será que saiu alguma série com diferenças nos drags?

Em relação aos XT isso há diferença, agora entre os outros não encontro, será que saiu alguma série com diferenças nos drags?

Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s
Não sei, mas posso confirmar isso questionando o meu colega sobre o assunto, não vá ser má intrepertação minha, o que pode ter sido e as diferenças serem somente as que dizes. No entanto é importante que exista cuidado, pois as bobines ao entrarem umas nas outras, podem induzir em erro.
Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s
Após questioná-lo e com telefonema para a Normark, a tua ideia Paulo está correcta, logo os xt, trocam a tampa, e os xsa não necessitam.
Fica outra informação que muitos não sabem, o drag que anunciam, é de 15 kilos.
Fica outra informação que muitos não sabem, o drag que anunciam, é de 15 kilos.
Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s
Boss, existe cá no sítio algum glossário dos iscos, com toda a informação precisa? se não há em que secção faria mais sentido? Abraço.
Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s
Boas!FILIPEPC Escreveu:o drag que anunciam, é de 15 kilos.
Querendo eu aprender mais alguma coisita... o que é o drag? E qual a sua função?
Abraço
Re: Alerta-Shimano´s Super e Ultegra´s
Boas. O drag funciona como um travão, que pode estar muito aberto, semi aberto, ou fechado. Existem bastantes teorias, mas o essencial é perceberes que serve como definidor do valor de ruptura/força que ele aguentará em esforço. Deixo-te no entanto algumas teorias e explicações dos meus arquivos(das tais horas que passo com insónias a ler, algo que gosto imenso).
1-Segundo os entendidos e conforme eu tenho visto nalgums programas do canal caça e pesca,sobretudo na pesca de grandes peixes,o drag deve ser sempre ajustado comforme a carga de ruptura do fio utilizado, neste caso o mais fraco que é o fio do estralho.
Resumindo: se a carga do fio for por ex. de 12 Kg o drag de ser regulado para funcionar sempre com uma força inferior de por ex.10 ou 9Kg
Assim evita que o peixe ao dar um puxão de força superior à resistencia do fio este parta,e neste caso o drag regulado para uma força de 10 ou 9Kg é mais que suficiente para ferrar qualquer peixe.
O drag pode ser regulado utilizando um peso(com o peso pretendido,neste caso os 9 ou 10 Kg) preso na ponta do fio a fazer força,indo desapertando até que este comece a funcionar.
2-Neste ponto as opiniões divergem, na pesca grossa o leader (Estralho) é mais grosso do que a linha principal. O força do drag é ajustada consoante a especie que se pretende capturar podendo variar entre 1/2 e 1/3 da linha principal, se pescar com 30lb posso ter de ajustar a força a 10LB.
Existem varias razões para que isso aconteça:
- um atum de 5kg que ataque uma amostra a 35-45km hora faz uma força brutal (força depende do peso e velocidade do impacto), o drag tem que aguentar o 1ª impacto.
- ao funcionar o Drag aquece, e à medida que aquece para funcionar precisa mais força, um drag regulado a 20LB, depois de algum tempo a libertar linha, necessita de uma força de 25, 28 e a ruptura pode acontecer devido ao aquecimento.
- os nós a exposição ao sol e a utilização da linha reduzem a resistência da linha.
No jigging o drag é usado quase fechado, caso contrário o peixe vai contra as rochas do fundo e ao roçar rebenta com tudo, um Mero pode entocar e depois ninguém o tira.
De qualquer forma e no que diz respeito a corvinas perdi 1 na semana passada que rebentou o estralho junto ao anzol com fio 0,50, o drag estava a funcionar e a corvina ferrada, parei o Drag para evitar que a corvina afundasse, e ela cortou-me o estralho. Neste ponto não existe uma regra única depende do Local e da Espécie...e até da técnica (no corrico o Drag deve ir mais aberto).
Abraço.
1-Segundo os entendidos e conforme eu tenho visto nalgums programas do canal caça e pesca,sobretudo na pesca de grandes peixes,o drag deve ser sempre ajustado comforme a carga de ruptura do fio utilizado, neste caso o mais fraco que é o fio do estralho.
Resumindo: se a carga do fio for por ex. de 12 Kg o drag de ser regulado para funcionar sempre com uma força inferior de por ex.10 ou 9Kg
Assim evita que o peixe ao dar um puxão de força superior à resistencia do fio este parta,e neste caso o drag regulado para uma força de 10 ou 9Kg é mais que suficiente para ferrar qualquer peixe.
O drag pode ser regulado utilizando um peso(com o peso pretendido,neste caso os 9 ou 10 Kg) preso na ponta do fio a fazer força,indo desapertando até que este comece a funcionar.
2-Neste ponto as opiniões divergem, na pesca grossa o leader (Estralho) é mais grosso do que a linha principal. O força do drag é ajustada consoante a especie que se pretende capturar podendo variar entre 1/2 e 1/3 da linha principal, se pescar com 30lb posso ter de ajustar a força a 10LB.
Existem varias razões para que isso aconteça:
- um atum de 5kg que ataque uma amostra a 35-45km hora faz uma força brutal (força depende do peso e velocidade do impacto), o drag tem que aguentar o 1ª impacto.
- ao funcionar o Drag aquece, e à medida que aquece para funcionar precisa mais força, um drag regulado a 20LB, depois de algum tempo a libertar linha, necessita de uma força de 25, 28 e a ruptura pode acontecer devido ao aquecimento.
- os nós a exposição ao sol e a utilização da linha reduzem a resistência da linha.
No jigging o drag é usado quase fechado, caso contrário o peixe vai contra as rochas do fundo e ao roçar rebenta com tudo, um Mero pode entocar e depois ninguém o tira.
De qualquer forma e no que diz respeito a corvinas perdi 1 na semana passada que rebentou o estralho junto ao anzol com fio 0,50, o drag estava a funcionar e a corvina ferrada, parei o Drag para evitar que a corvina afundasse, e ela cortou-me o estralho. Neste ponto não existe uma regra única depende do Local e da Espécie...e até da técnica (no corrico o Drag deve ir mais aberto).
Abraço.