Pesca proibida Leça Palmeira

Questões / Sugestões / Críticas
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Pesca proibida Leça Palmeira"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
zedomorto
Mensagens: 194
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Pesca proibida Leça Palmeira

Mensagem por zedomorto »

É proibido pescar numa grande extenção das praias de MAtosinhos em parte devido à existência de esgotos segundo reza o Edital de 1/2010 da Capitania do Porto de Leixões, no entanto, as zonas do Dominio Publico Maritimo que a Capitania declara como junto a esgotos e por tal zonas de pesca proibida, receberam bandeira azul ??!! ... não entendo! :hummm: Agrada-me que as praias melhorem e se acabem com os despejos mas não entendo como se pode determinar que uma praia é excelente e galardoada com BA e ao mesmo tempo seja local de esgotos. .. Quem determina o quê quem manda aqui? Vamos acreditar em quem? sinto-me enganado!! acabei de comentar desta forma (ver texto azul) na Voz do Municipe de Matosinhos... obterei respostas??

"É com agrado que vejo serem colocadas bandeiras Azuis em mais praias do municipio no entanto algumas (grandes) dúvidas se me colocam e receio pousar lá os pés...

Na praia da Conchinha (agora Azul) e no Cabo do Mundo a bandeira Azul foi atribuida mas o Edital 1/2010 da Capitania do Porto de Leixões determina essas áreas do dominio Publico Maritimo como locais de esgoto ...em quem confiar?! alguém nos anda a enganar?!"
Avatar do Utilizador
zedomorto
Mensagens: 194
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Re: Pesca proibida Leça Palmeira

Mensagem por zedomorto »

Já recebi resposta da Camara de Matosinhos:

Voz do Munícipe

(Referente ao seu comentário 62717)


Caro munícipe,

Informamos que, de facto, o edital 1/2010 da Capitania do Porto de Leixões no seu artigo 35º, ponto 2, identifica a praia Azul como local onde é proibida a pesca lúdica a menos de 100 metros do local de esgoto.
Mas, identifica, do mesmo modo, mais locais: Ribeiro de Joane, ponto de descarga de águas pluviais da Petrogal e ribeira do Prado. Assim, o sentido da palavra "esgoto" usado no edital deve ser compreendido como local de foz de um ribeiro ou ponto de descarga de um colector de águas pluviais. Local de esgoto como local de descarga e, claro está, não "local de descarga de saneamento".
A qualidade da água na praia Azul é monitorizada semanalmente por uma entidade externa à Câmara Municipal de Matosinhos: a Administração Regional Hidrográfica - Norte e os resultados afixados no painel de praia existente no local. Até à presente data todas as análises classificaram a água como: "Água Própria para banhos".
Assim, não existe qualquer entrave para que não possa desfrutar da Praia Azul como qualquer umas das 13 praias que este ano foram galardoadas com a Bandeira Azul em Matosinhos.

Com os melhores cumprimentos
Câmara Municipal de Matosinhos


Mensagem automática de http://www.cm-matosinhos.pt.
Última edição por zedomorto em segunda ago 02, 2010 7:56 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
zedomorto
Mensagens: 194
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Re: Pesca proibida Leça Palmeira

Mensagem por zedomorto »

respondi à CMMAtosinhos da seguinte forma:

Alegra-me que as águas sejam monitorizadas e felicito o esforço da CMM na melhoria das praias do concelho pois nos os municipes só temos a ganhar com essas medidas. Apesar de tudo é com algum "esforço" que entendo a vossa explicação, que concerteza não será a mesma da Capitania do Porto de Leixões...

Devido ao facto de a praia da Conchinha, área do DPM, ser área de esgoto ( definição que a Voz do Municipe alarga, diga-se de forma correcta) é no entanto considerada pela Capitania do Porto de Leixões uma área a evitar e por tal proibe a pesca ludica de acordo com o artº. 7 portaria 144/2009. Como um ribeiro, rios e outros cursos de água são sempre "esgotos" de águas pluviais da mesma forma não seria possivel pescar nos rios (o que não é verdade). A definição de esgoto para a Capitania do Porto de Leixões só pode ser de curso de águas residuais e por tal a Capitania informa no seu edital que as águas pluviais que se esgotam na praia da Conchinha estão contaminadas e não tem origem só em águas pluviais (espero e desejo de quem tenha razão seja a CMM e a sua Voz do Municipe).

Resumindo a definição de esgoto tida pela capitania deverá ser muito diferente da CMM (espero que seja um grande erro por bem da saude de quem utiliza a praia) , erro que me custa a mim e a muitos outros a proibição de pescar na zona.....em todo caso mesmo com a bandeira azul prefiro não lá por os pés nessa praia, pelo menos enquanto todos que ditam "leis" não as ditem da mesma forma.


Agradecido pela resposta

José Costa
Última edição por zedomorto em segunda ago 02, 2010 7:57 pm, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Pesca proibida Leça Palmeira

Mensagem por Ramiro »

Interessante «ping-pong».

E até foram rápidos a responder.
Responder