uso de atrativos nos estalhos ou pernadas.

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"uso de atrativos nos estalhos ou pernadas."
na nova versão do site.

glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

uso de atrativos nos estalhos ou pernadas.

Mensagem por glbarth »

Caros colegas, aqui não costumamos usar lantejoulas, combinadas com missangas e pequenas bóias de isopor pintadas nas pernadas do chicote, ou nos estalhos das montagens como vocês dizem.
Eu estou procurando usar estes atrativos, mas confesso que não consegui chegar a uma conclusão, sobre a afetividade do seu uso.
Preparei algumas montagens, onde mostro inclusive os materiais que utilisei. Veja a foto abaixo:
30032010369.jpg
Faço algumas perguntas:
1 - faz diferença em uma pescaria o uso dos atrativos? Pega-se mais peixe?
2 - olhando para os que montei, há alguma coisa errada em relação aos que vocês usam?
3 - existem locais mais ou menos propícios para o uso destes aparatos?

Abraço a todos :fixe:
Última edição por Paulo em quinta mai 13, 2010 9:18 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Colocar imagem no site
glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Re: uso de atrativos nos estalhos ou pernadas.

Mensagem por glbarth »

Colegas pescadores, alguma opinião sobre o assunto? :(
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: uso de atrativos nos estalhos ou pernadas.

Mensagem por FILIPEPC »

Boas isso está giríssimo :hahaha: , parece um colar de pérolas :hahaha: . Olha falando sério, acho bem conseguido, eu as que faço, não têm tantas missangas, são bem mais simples, com excepção, das montagens para os peixes planos, onde utilizo 3 a 4 missangas, sempre de cor amarela, vermelha, rosa e roxa, e dá resultado(pelo menos eu fico convencido que sim :hahaha: , como vou apanhando, sinto-me bem :hahaha: ). Para as douradas, utilizo uma missanga verde, e nada mais.
Na pesca à boia também utilizo para os sargos essas missangas verdes. :fixe: . E a ti tem te dado resultado?
glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Re: uso de atrativos nos estalhos ou pernadas.

Mensagem por glbarth »

FILIPEPC Escreveu:Boas isso está giríssimo :hahaha: , parece um colar de pérolas :hahaha: . Olha falando sério, acho bem conseguido, eu as que faço, não têm tantas missangas, são bem mais simples, com excepção, das montagens para os peixes planos, onde utilizo 3 a 4 missangas, sempre de cor amarela, vermelha, rosa e roxa, e dá resultado(pelo menos eu fico convencido que sim :hahaha: , como vou apanhando, sinto-me bem :hahaha: ). Para as douradas, utilizo uma missanga verde, e nada mais.
Na pesca à boia também utilizo para os sargos essas missangas verdes. :fixe: . E a ti tem te dado resultado?
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estou começando FILIPEPC, nos dias que testei não tinha peixe....aí não dá mesmo.. :no:
Tenho que continuar a testar :122:
Aqui ninguém usa, a não ser nos sabikis, mas aí já é como isca artificial em movimento.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: uso de atrativos nos estalhos ou pernadas.

Mensagem por Ramiro »

A mim parece-me que esses atractivos na foto são na maior parte deles demasiado grandes.
Só uso para capturar peixes planos (linguados, pregados, solhas, rodovalhos, etc) e apenas utilizo as missangas com uma ou outra lantejoula pelo meio. Isto para durante o dia ou em noites de luar com águas abertas. Ainda recentemente no convívio da Robaleira em Quiaios, na falta do isco adequado naquele dia, um estralho artilhado das belas contas, sacou um linguado jeitoso (pena foi lembrar-me disto tão tarde #-o pois talvez fizesse mais alguns :fishcool: ).
vcamocho
Mensagens: 47
Registado: quarta abr 07, 2010 4:30 pm

Re: uso de atrativos nos estalhos ou pernadas.

Mensagem por vcamocho »

Desculpem a intromissão no assunto, mas podem explicar como fazem essa montagem para os peixes planos de areia?
Eu por vezes fico mesmo na praia e pode ser uma boa opção.
Como usam ou colocam essas missangas?

Obrigado e desculpem meter a colher.

Vitor

:boia:
glbarth
Mensagens: 32
Registado: domingo mai 09, 2010 10:02 pm

Re: uso de atrativos nos estalhos ou pernadas.

Mensagem por glbarth »

vcamocho Escreveu:Desculpem a intromissão no assunto, mas podem explicar como fazem essa montagem para os peixes planos de areia?
Eu por vezes fico mesmo na praia e pode ser uma boa opção.
Como usam ou colocam essas missangas?

Obrigado e desculpem meter a colher.

Vitor

:boia:
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caro vcamacho, no e-zine número 1 pag 33, tem uma reportagem sobre linguados com a foto de uma montagem usando missangas.
Com relação a como se colocar as missangas e lantejoulas, creio que a foto postada é auto explicativa, talvez com a recomendação de se usar tamanos menores conforme recomendação do Ramiro.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: uso de atrativos nos estalhos ou pernadas.

Mensagem por Ramiro »

Para além do artigo na Ezine, também se pode ler a troca de ideias no seguinte post:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... f=2&t=3011

:fixe:
Responder