SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS..."
na nova versão do site.

rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por rui valerio »

Pois, noutras modalidades não te sei dizer... na embarcada libertar é uma falsa questão, joga-se o peixe borda fora com poucas hipóteses de sobrevivência... esta é a minha constatação dos factos.
Por exemplo, as percas nas barragens eram odiadas pelos pescadores desportivos de ciprinideos, mas adorados pelos pescadores de competição... uma vez que muitas provas eram decididas com base na técnica da sua captura.
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por sargalhão »

FILIPEPC Escreveu:
"...Gostava de ouvir a opinião de algúem que faça competição, pois posso estar enganado, mas a relaidade é que os poucos torneios que fiz em míudo, já eram uma matança triste. :no2: .

Filipe…penso que em muito a sua opinião é baseada no que se apercebe dos concursos extra federativos. Ou seja nos vulgarmente denominados concursos “piratas”.

Sobre o assunto dar-lhe-ei a minha opinião, muito dentro da minha perspectiva, e de quem faz competição federada.

Primeiramente devo fazer uma pequena introdução sobre Tainhas de forma a apercebermos de alguns porquês da importância da Tainha.

Em Portugal existem 5 espécies de Tainhas.
4 delas possuem hábitos de migração pelos rios. A mais comum…a que todos conhecem como garrento (a de pinta amarela na cabeça) é a que mais abunda em Portugal.
O vulgarmente conhecido por negrão, uma Tainha mais pequena mas extremamente robusta…e mais escura, embora faça incursões esporádicas aos rios, tem predominância de habitar na costa Portuguesa…portanto nas praias. Quem pratica surfcasting conhece muito bem esta espécie.
É mais fácil apanhar esta tainha que as outras visto que esta come de maneira diferente das outras.

Todas estas espécies têm formas de actuação idênticas, relativamente à sua reprodução. No período compreendido entre finais de Novembro a princípios de Março, as Tainhas sexualmente maduras, vão mar a dentro…a muitas centenas de metros da costa, e a profundidades da ordem dos 30m…para desovarem. Nesta situação os machos também acompanham…logicamente.
Ficam então nos rios todos os indivíduos que possuem idades inferiores a 3 anos.
É por isso que no inverno muito pouca tainha grada vemos nos nossos rios.

Relativamente aos seus hábitos alimentares…embora pareça controverso o que de seguida refiro, a Tainha não come merda. Antes procura este esterco para poder retirar-lhe os protozoários…constituindo assim a base da sua alimentação.
Penso que todos nós, ligados à pesca, já vimos uma Tainha deglutir matéria orgânica, mastigar, e voltar a cuspir.
No fundo o que a Tainha faz, onde usa os seus púlpitos (saliências nos seus lábios…ou seja sensores) é detectar a matéria que lhe interessa.

2ª introdução…
Mas nem sempre as coisas foram assim.
Acontece porem que a Tainha é uma espécie de peixe…se não a espécie de peixe que melhor condições genéticas possui para se adaptar às diferentes condições adversas.
Digo isto porque os nossos Rios nem sempre foram um sinónimo de um grande esgoto.
Em tempos áureos a população Portuguesa consumiam imensa Tainha. Não só porque sempre foi uma espécie que abundava na nossa costa como também a mesma possui hábitos gregários, onde poderemos quase dizer que a podemos domesticar.
Aqui evoco um raciocínio do Paulo (Boss): Cada vez mais nós os humanos estamos a contribuir para uma maior aprendizagem dos peixes. É verdade que nós aprendemos com eles…mas as Tainhas…muito mais aprendem connosco.
A título de comparação, com o que se passava em Portugal à anos a trás (especialmente nas zonas onde existe rias), ainda hoje, no Brasil existe comunidades inteiras que têm a Tainha como base da sua subsistência.
Mais um outro exemplo lhe dou…cá onde moro…nesta terra onde dá muita banana…a Tainha custa 7 / 8…ou mais euros…como se de um peixe normal se tratasse.
Inclusive digo-lhe…que semana passada, numa reunião de clube, fritei 10k de tainha pr’o pessoal acompanhar as bujecas…enquanto via as Águias a levar 4 do Liverpol.

Portanto facilmente se percebe que as Tainhas não são assim tão porcas. Porcos somos nós que emporcalhamos o seu habitat.

Sobre a competição…
Devo reconhecer que o conhecimento generalizado é que se apanha muita Tainha nos concursos…e depois deitam-nas fora.
Obviamente que não concordo com a situação. Inclusive sou da opinião que a lei deveria ser ríspida neste aspecto. Para mim deveria ser…só matas aquilo que podes comer…é assim que educo os meus filhos nestas coisas de pesca.
O problema é que os concursos são imensos por este Pais fora. Onde as regras são aleatórias…ou seja fogem do âmbito dos actuais regulamentos federativos.
Federadamente pescamos com uma rede (manga) onde colocamos as nossas tainhas…que a libertamos VIVAS…após a pesagem.
E é assim que deveria ser todos os concursos….”piratas”

Duarte NNóbrega
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por FILIPEPC »

Qual é a modalidade que praticas? O que dizes vai de encontro ao que eu penso, a matança existe,e é frequente, e acho isso um pouco, vá lá desnecessário.
Eu já comi ainha do mar alto, e é um belissimo peixe, do rio sinceramente não.
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por dpeneireiro »

Ora ai está... Para muitos a tainha, especialmente a do rio não presta.

A verdade é que conheço muitas pessoas que dizem precisamente o contrário, a tainha dos rios é considerada por muitos um petisco. Quem nunca ouviu falar da famosa fataça frita. Existem aqui na zona inclusivamente casas que se dedicam a este tipo de petiscos quase exclusivamente logo não pode ser assim tão mau.

A tainha não é efectivamente um animal porco... quem abrir uma tainha pescada longe dos portos e locais mais poluidos constatará que a mesma é branquinha e muito saborosa.

O que se passa é que a tainha, à semelhança do homem é um animal muito adaptado e vive bem em locais que muitos outros peixes recusam. Um dos mais evidentes são os portos de abrigo. As tainhas que ai se radicam comem o que ai apanham e é vulgar vê-las andar a nadar nas poças de oléo e gasóleo do barcos. Essas tainhas sabem literalmente a gasóleo e com o tempo ficam escuras por dentro. Também gostam particularmente de esgotos... era vê-las aos saltos ali para os lados do terreiro do paço junto à boca de saida do esgoto (e mesmo essas havia lá sempre um velhote que me garanta que "eram um petisco").

Assim sendo teremos que compreender que a tainha em alguns locais não presta, mas noutros é boa e essa diferença deve-se ao seu habitat, do que se alimentam etc... Quantos de nós não gosta muito mais de uma costoleta de porco caseiro de que de uma costoleta de porco de engorda? A carne é efectivamente diferente e essa diferença advém do comer que se lhe dá. Se falarem com um agricultor que tenha um pomar e crie um porquito à base da maçã estragada ele dir-vos-à que a carne tem um ligeiro travo a maçã (chlep chlep e que bom que é :P ). Com a tainha passa-se o mesmo.

De qualquer forma, se não se gosta do pexe deve devolver-se à àgua, vivo ou morto. Não deve matar-se só porque "é um estorvo".

Já agora... uma tainhazinha das areias (que é como chamo às tainhas que são branquinhas por dentro e que habitam longe de fontes de poluição) de cebolada com bacon... Era apanhá-las agora que é quase hora de almoço :fixe: :118: .

Cumprimentos e boas pescarias
:boia:
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por sargalhão »

Faço essencialmente competição com bóia, tanto a nível regional como a nível nacional...Filipe.

Peneireiro... Sim por cá a tainha grande, fazemo-la no forno e com tiras de bacon encastradas ao longo do corpo.
É sem dúvida muito boa carne branca.

...voltando a trás, à importância da Tainha, lá para os lados de Aveiro, onde existe muito bom investigação sobre biologia marítima, através da sua universidade local, a Tainha tem sido extremamente estudada, em especial como cobaia de medição das condições da Ria.
Constata-se que também esta (Tainha) não habita nas zonas onde as condições do ecossistema, seja nefasta para a vida. Simplesmente onde não há Tainha...mais nada poderá lá subsistir...ou quase nada.

Portanto não poderemos dizer que estes animaizinhos, para nada servem…
Infelizmente também ultimamente têm servido para outras situações. Lá para o Norte de Portugal, alguns “Espanhóis” têm tido permissão para capturar grandes quantidades para…fazer farinhas
Responder