SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS..."
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por dpeneireiro »

Pois é...
A questão dos peixes aranha.
Nunca fui picado mas pessoas amigas (e já algumas) tiveram esse azar e por isso, como forma de pervenção contra picadas, esse era um dos meus modos de actuar. Quando se me fisgava um no anzol era morte certa, se não fosse a tirar do anzol seria depois em terra com um pé em cima o que pode parecer cruel, mas nunca gostei de mortes agonizantes, prefiro acabar com o sofrimento logo.
Mas uma vez um utilizador aqui do forúm, durante uma discussão qualquer em que referi este meu modo de actuar disse, e com muita razão, que todos os organismos eram necessários. Após uma madura reflexão assumi uma nova postura. Afinal os bichos nem têm culpa de os pisarmos... não fazem por mal nem por vingança, apenas se defendem. Ainda não sei como os tirarei do anzol pois se embuxarem muito a melhor maneira deve ser mesmo cortar o fio já que mexer neles tem que ser com cuidadinho, mas como ainda não foi necessário...

Quanto às tainhas no pesqueiro... Eu também gosto de colocar os peixes sem medida que pesco e que saem já mortos ou morrem ao desembuxar numa rocha e ver as gaivotas a deliciarem-se com um belo manjar. Podem chamar-me maluco mas acho as gaivotas um animal curioso e apesar de serem uma praga e uma peste e blabla e blabla, se lhes derem alguns peixitos desses quando o dia corre menos de feição e nem com a técnica mais rebuscada (anzois maiores...) não conseguimos deixar de os pescar, irão reparar que algumas acabam por perder o medo e chegam-se a nós. O que era um dia de pesca maravilhoso com sol à beira do mar, passa a ser um dia fantástico com sol à beira do mar e uma interacção que parece irreal com a natureza. Elas ficam doidas, até se empurram, já chegou ao cumulo de uma me vir bicar as calças, se calhar a pedir mais :D .

No entanto o pesqueiro deve ficar sempre, no minimo como o encontramos e geralmente acabo por deixar o pesqueiro mais limpo do que quando o encontrei pois costumo levar o lixo que outros teimam em lá deixar.
No caso do lixo feito pelas gaivotas, não custa nada pegar num balde de água e limpar os restos de peixe. Um pesqueiro a cheirar a peixe podre quando o vento vem de feição é 3/4 do caminho para um dia de pesca arruinado.

Cumprimentos e boas pescarias
:boia:
Avatar do Utilizador
sargalhão
Mensagens: 112
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por sargalhão »

É sem dúvida uma problemática a estória de deixar a apodrecer os peixes nos pesqueiros.
Obviamente que estamos a falar de cultura…neste caso também de cultura de pesca.
Pessoalmente prefiro não incluir esse “tipo” de pessoas no lote dos pescadores, porque pescador de “nome” não faz isso.
Aqui incluía mais no lote da loja dos 300. Para além do material que geralmente um individuo desses possui…a sua mentalidade, não ultrapassa a ninharia do conceito “300”.
Mas isso não há nada a fazer. Tem que ser a lei, neste caso a lei da pesca lúdica a ser reformulada, indo ao encontro desta situação.

Para mim…mais grave ainda é que o mesmo individuo que faz isso…também faz outras coisas bem piores.
A tainha ou outro peixe qualquer que esses “pescador dos 300” acha que não é bom p’ra comer…ainda é orgânico. Como tal a decomposição é irrefutável. Seja pelos nossos “amiguinhos ratos” sejam os outros com penas e asas. Estes últimos ainda têm um bom papel na nossa sociedade de limpeza dos pontões e praias.
O problema é o aumento dos cardumes de sacos de plástico na nossa costa.
Qualquer dia ainda iremos ter um campeonato de captura de cardumes de sacos de plástico.
Então para quem tem a experiência de pesca nas foz de Rios… Oi…!...às paletes.

Como já foi dito por cá, aquando da nossa abordagem a um indivíduo desses, tentando demover a sua fraca sensibilidade de pescador, também na matéria dos cardumes de derivados de petróleo…se as palavras, por nós, não forem bem escolhidas…talvez seja necessário nos inteirar se temos as sapatilhas bem amarradas aos pés…porque vamos ter que correr um bocadinho…

Duarte NNóbrega
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por FILIPEPC »

Eu concordo contigo Ramiro, mas algumas tainhas apanhadas, em certos locais, nem para instituições as doava(sei lá se estão boas para comer). Acho feio, que a competição promova esta pesca, de um peixe, que é só para matar, mais nada, pois não tenho conhecimento que os comam, julgo que devem ser jogados no lixo. Falamos desde o surfcasting, à boia, acho desumano, mas tenho que respeitar, se bem que este é o exemplo que uma federação dá da sua conduta para com o meio.
Gostava de ouvir a opinião de algúem que faça competição, pois posso estar enganado, mas a relaidade é que os poucos torneios que fiz em míudo, já eram uma matança triste. :no2: .
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por rui valerio »

Na pesca em águas interiores os peixes são mantidos vivos e devolvidos ao meio, dentro de mangas próprias. Mesmo assim há quem diga que eles sofrem de stress... mas até eu sofro de stress! :moca:
Na pesca á pluma os peixes são medidos por um juiz, e devolvidos imediatamente ao meio
Na pesca com colheres rotativas ( spinner ligeiro) não são permitidas fateixas ( só um anzol) e os peixes são devolvidos depois de devidamente medidos.
Na embarcada, os peixes capturados não são devolvidos, embora as medidas de concurso são superiores ás estipuladas por lei!

Isto em pesca de competição, em que participei como atleta ou como juiz!
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por FILIPEPC »

Sim, Rui, mas o que fazem a esses peixes? Lá por terem a medida... Isso é o mesmo do que apanhar um caboz(julgo que nem tem tamanho), e deixá-lo a secar. E os do surfcasting? e da boia? Algúem sabe?
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por rui valerio »

FILIPEPC Escreveu:Sim, Rui, mas o que fazem a esses peixes? Lá por terem a medida... Isso é o mesmo do que apanhar um caboz(julgo que nem tem tamanho), e deixá-lo a secar. E os do surfcasting? e da boia? Algúem sabe?
Filipe, os meus dou-os a quem quiser quando as provas são mais longe, quando são perto, levo-os comigo!

Ainda este fim de semana dei o peixe e perguntei para que raio queriam as andorinhas.... Responderam-me: - Para uma bela massada!

Descobri uma beleza gastronómica nova desde que comecei na embarcada... sabores e novas formas de confecionar espécies capturadas! ( por exemplo, nunca pensei em apreciar tanto as cavalas)

Agora... isto é tudo bonito, mas como diz o sargalhão.... a mim preocupa-me mais os plasticos que a matéria organica, e a capacidade de descernir o que verdadeiramente é mais importante, uma análise mais criteriosa sobre a nossa atitude e não entrar em modas e fanatismos!

Lembra-me por exemplo uma situação caricata... eu odeio a reciclagem da forma como é feita, uma vez de desculpabiliza os cidadãos da sua atitude em relação ao reduzir e reutilizar, chegamos ao cumulo de ver a reciclagem como mais um grande negócio, que está a servir muitos interesses em detrimento do interesse primordial, a proteção da natureza!
Avatar do Utilizador
FILIPEPC
Utilizador Regular
Mensagens: 8362
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por FILIPEPC »

Mas ó Rui, eu não tenho nada contra, sinceramente é algo que nem me aflige, apenas como o tópico fala de algumas questões pertinentes, para mim esta sempre foi uma delas, saber o que se faz com os peixes que se apanha na competição, principalmente nas modalidades, em que a pesca é feita a espécies, sem valor gastronómico, isso é matar pura e simplesmente. Pode não ser o mais importante, sim concordo, mas é algo que está regulamentada a sua permissão.
Avatar do Utilizador
Panca
Utilizador Regular
Mensagens: 9751
Registado: quarta out 21, 2009 6:13 pm

Re: SER BOM OU MAU PESCADOR: DUVIDAS...

Mensagem por Panca »

FILIPEPC Escreveu:Sim, Rui, mas o que fazem a esses peixes? Lá por terem a medida... Isso é o mesmo do que apanhar um caboz(julgo que nem tem tamanho), e deixá-lo a secar. E os do surfcasting? e da boia? Algúem sabe?
Pois porque lá por ter medida não quer dizer que se pode ou deve fazer o que se quer, tudo parte de um principio, levas para casa e comes ou dás ao gato ou tentas libertar, eu penso assim. =D>
Responder