Ignorância minha?

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Ignorância minha?"
na nova versão do site.

Noob
Registado: domingo mar 28, 2010 1:01 pm

Ignorância minha?

Mensagem por Noob »

Apesar de o tempo aqui pela minha zona estar um tanto ou quanto instável, tinha em mente fazer a minha primeira pesquinha.
Levei os miúdos à escola e toca a passar pela beira mar para ver como aquilo tava. Fiquei logo tristo como a noite :no: . O mar está muito bravo ( perdoem por não conhecer o termo correcto ) com ondas muito irregulares, aquela "espuma" toda, e vento chato a acompanhar. Deduzi que que qualquer tipo de pesca seria impraticável nestas condiçoes :grrr: . Mas qual o meu espanto quando vejo um pescador a pescar ao fundo com as condições que se apresentavam! :119:
Agora a pergunta; É ignorância minha ou pode-se realmente pescar com as referidas condições? É que nao vejo como pode o material aguentar aquele mar ou até mesmo interpretar os "toques" da ponteira da cana.

Obrigado.
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Ignorância minha?

Mensagem por Ramiro »

Existem pesqueiros que permitem a pesca mesmo com condições aparentemente más. Isso por norma fica reservado a quem conhece bem os locais e possui o saber de interpretar a conjugação dos factores tempo/mar/maré/lua. Esse saber pode ter sido adquirido por experiência própria ou por "passagem de testemunho" (alguém que ensinou). Por outro lado, neste caso também é possível ser um aventureiro com grande vício, que como eu disse atrás está a adquirir a experiência própria. Lembro-me de mim, ainda não há muitos anos, sair de casa à noite com chuva a cântaros para ir pescar. Hoje em dia, com a maior escassez de peixe a encostar (por variadas razões que bem se conhecem) e uma alguma dose de preguiça entremeada de cansaço, raramente me meto nessas jornadas.
E quanto aos toques, não há problemas. Nestes mares grandes, normalmente o calibre dos nossos amigos não deixam grandes dúvidas. :wink:
nhicas
Registado: sexta out 17, 2008 10:18 am

Mensagem por nhicas »

Não te deixes intimidar pelo aspecto do mar. Deixe que a chumbada não ande ali a correr para baixo e para cima tens a probabilidade de apanhar alguma coisinha, e como o Ramiro diz, os amigos são sempre de bom porte.

Em Novembro deste ano apanhei uma dose dessas com chuva que parecia que repassava o impermeável e uma ventania que fazia andares um passo para trás aquando da rajada, e não foi por isso que não apanhei um sargo com mais de 1 kg. Eu também fiquei um pouco estupefacto pois estava a dedicar-me ao robalo fazendo lançamentos de 30 metros, mas o facto é que se aprende sempre mais alguma coisa com estas surpresas.

Agarra mas é na cana e mete a minhoca de molho :fishcool:

Abraço
Noob
Registado: domingo mar 28, 2010 1:01 pm

Mensagem por Noob »

Pois eventualmente é isso. Conhecer o local como as palmas das mãos. Mas como fiquei com a dúvida nada como perguntar a quem sabe :join:
lusitania
Registado: sábado jan 23, 2010 10:17 pm

Mensagem por lusitania »

-É verdade não te dexes intimidar, desde que tejas em lugar seguro, que interessa é a chumbada tar dentro d'agua :fixe:
-É só :122: e :boia:
-Boas pescas :tecla:
sharuman
Registado: terça abr 13, 2010 5:39 pm

Mensagem por sharuman »

:hahaha: como diz um amigo meu que gosta de uma garrafinha de tintol na pesca «UM ANZOL NA AGUA É UM PERIGO PRO PEIXE» e pela experiencia k tenho de pesca é bem verdade loool ja apanhei peixe com mar muito bravo mesmo.
Responder