Cana para chumbadinha

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Cana para chumbadinha"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Cana para chumbadinha

Mensagem por Paulo »

liciniofaria Escreveu:E qual a acção dessa sua cana?
A Byron é de 15-90.

Mas a questão não é apenas a acção, usei por exemplo a Tica Bufallo 10-80, e de todas as que já testei foi a que gostei menos para a chumbadinha, acho muito "bambalhona", para mim a cana quanto mais rápida for melhor, claro que em falésias e para conseguir levantar sem partir não pode ser uma cana super rápida, não se pode ter tudo. Acho também que canas muito compridas > 5 metros não se adequam muito a esta pesca.

Filipe, continuo a achar que vejo bem as coisas (e muitos outros veêm como eu), chumbadinha é uma pesca leve e de movimento (quase como uma pesca à bóia mas sem bóia). As outras são uma pesca ao fundo ligeira. Abraço. :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Eu sei que sim Paulo, mas por exemplo eu pesco com boias de 40 gramas, logo para mim só acima disso passa a ser chumbadinha, se bem que também pesque a chumbadinha com 20 gramas, por exemplo, depende do local. Agora eu por norma não pesco é com canas de boia à chumbadinha, exactamente por utilizar chumbos um pouco mais pesados. É isso que o nosso companheiro tem que ver o que pretende, porque se for fazer uma chumbadinha como a tua, mais vale comprar uma cana de boia, e fica com o 2 em 1, mas se for esta chumbadinha que eu faço, então, já convém elevar a fasquia, e procurar umacana específica para isso, e aí a Shimano que tenho é optima, não balança nada, e aquela ponteira é um sonho, agora também não a utilizo em altura, apenas em zonas baixas. :fixe:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

FILIPEPC Escreveu:Eu sei que sim Paulo, mas por exemplo eu pesco com boias de 40 gramas, logo para mim só acima disso passa a ser chumbadinha, se bem que também pesque a chumbadinha com 20 gramas, por exemplo, depende do local. Agora eu por norma não pesco é com canas de boia à chumbadinha, exactamente por utilizar chumbos um pouco mais pesados. É isso que o nosso companheiro tem que ver o que pretende, porque se for fazer uma chumbadinha como a tua, mais vale comprar uma cana de boia, e fica com o 2 em 1, mas se for esta chumbadinha que eu faço, então, já convém elevar a fasquia, e procurar umacana específica para isso, e aí a Shimano que tenho é optima, não balança nada, e aquela ponteira é um sonho, agora também não a utilizo em altura, apenas em zonas baixas. :fixe:
Já sabia que ias tocar nisso da bóia. :hahaha: :hahaha: :hahaha:

Volto a focar a distinção que faço... movimento.

Eu sempre que vou pescar à chumbadinha baixo o chumbo até ter movimento...

Com bóias de 40 gramas continuas a ter movimento, com um chumbo de 40 gramas muito dificilmente tens movimento, dificilmente tens o andar de local em local da isca.

Para mim se não há movimento não é chumbadinha é pesca ao fundo. :fixe:

Por vezes com mar calmo e pouco vento baixo até às 2gr... :beer:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

O meu problema com esses pesos, é o lançamento, pois como vou por esse chumbo ao menos a uns 30 metros? eu onde pesco aqui a algo similar à chumbadinha, não posso simplesmente abrir o carreto e deixar cair, tenho que lhe dar uns metros para a frente e abaixo de 20 gramas não dá.
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

FILIPEPC Escreveu:O meu problema com esses pesos, é o lançamento, pois como vou por esse chumbo ao menos a uns 30 metros? eu onde pesco aqui a algo similar à chumbadinha, não posso simplesmente abrir o carreto e deixar cair, tenho que lhe dar uns metros para a frente e abaixo de 20 gramas não dá.
Tens de vir cá um dia fazer uma chumbadinha das minhas, basta trazeres uma cana (não muito babalhona) e um carreto de bóia. Depois percebes do que estou a falar. :fixe:

PS: Podes trazer também uma das tuas de telesurf para pescarmos com os chumbos maiores... já agora só utilizo olivas nestas pescas (das 2gr às 15gr - chumbadinha e das 20gr às 100gr - fundo). :boss:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Sim tenho que ir ver isso, porque por exemplo, nos pontoes da costa, embora o pessoal prefira pescar à boia, existe quem pesque assim, mas não vejo ninguem abaixo das 20 gramas, porque ao menos uns metros a cana tem que ser lançada, e com vá lá as 5 gramas quantos metros tu lanças? sinceramente nunca tentei, mas tenho noção que não deve ir nada longe. :hummm: :huuum:
Paulo
Administrador

Mensagem por Paulo »

FILIPEPC Escreveu:e com vá lá as 5 gramas quantos metros tu lanças? sinceramente nunca tentei, mas tenho noção que não deve ir nada longe. :hummm: :huuum:
Para ser franco nunca me preocupei com isso dos metros, porque é mais quero lançar para ali... para depois passar por ali, e por ali, e já agora também ali... é mais assim e não, tenho que meter ali, para ficar a pescar ali.

Mas assim por alto e sem grande esforço com 6/8gr devem sair uns 20/25 metros de fio. :join:

Tens de cá vir ver. :fixe:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

FILIPEPC Escreveu:Sim tenho que ir ver isso, porque por exemplo, nos pontoes da costa, embora o pessoal prefira pescar à boia, existe quem pesque assim, mas não vejo ninguem abaixo das 20 gramas, porque ao menos uns metros a cana tem que ser lançada, e com vá lá as 5 gramas quantos metros tu lanças? sinceramente nunca tentei, mas tenho noção que não deve ir nada longe. :hummm: :huuum:
Por essa ordem de ideias, quem faz spinning com amostras de 10/15/20grms também não lança nada?! :wink:
:nono: não é bem assim.
Daí ser importante a acção da cana e o saber puxar por ela... para além de que a iscada também pesa... :fishcool:
Responder