Melhor fio para pesca ao sargo???

Fórum para iniciados, coloquem aqui as vossas questões existenciais :)

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Melhor fio para pesca ao sargo???"
na nova versão do site.

zedomorto
Registado: terça nov 27, 2007 10:05 pm

Re: Melhor fio para pesca ao sargo???

Mensagem por zedomorto »

FILIPEPC Escreveu:Boas mikel, hoje posso responder-te de uma forma mais específica, pois após estas dúvidas que tinhas eu fui fazer uns testes.
Começo por dizer que a trilene que vá mas é vender linha para a bósnia, nem imaginas as vezes que partiu. tentamos diversos nós, podendo ser daí o problema, mas nada. ....................................Isto pode parecer relativo, e um peso morto, é obvio que não é um peixe, mas se uma linha com um peso morto já está distante do que anuncia, então com o peixe deve ser bonito.
Olha o problema desse suffix, é que como diz a verdade, o peso que anuncia é pouco, mas é assim, julgo que o 0,25 levanta uns 4 kilos, e como levanta mesmo, é capaz de ser uma boa solução.

Se uma linha diz que resiste a X Kilos a ser verdade tem de aguentar os X kilos seja dentro ou fora de água pois X é a resistencia à tracção da linha.

O que acontece é que um peixe por exemplo de 2 kilos fora de água só faz 2Kgs se vier quieto, mas se der um salto passamos de forças consideradas estáticas e entramos na dinamica e a força exercida pode ser muito grande. Um polvo por exemplo não cria grandes forças dinamicas mas abre os tentaculos tipo guarda chuva e aí a força na linha será igual ao peso do polvo mais a força exercida pela água que é necessrio arrastar (se fosse no ar não era muita mas na água...)...resumindo a força necessária para arrastar um peixe não depende só do seu peso mas também do atrito que ele faz no meio em que circula e este atrito depende da forma do peixe por exemplo por vezes faz mais força (estática) na linha uma faneca de 300 gramas com a boca aberta do que um sargo de Kilo mas como o Sargo consegue com os movimentos criar forças dinámicas uma cabeçada dele pode ser maior que o seu peso...uma coisa é um fio levantar um garrafão com 5Kg que está quieto no chão sem problemas outra coisa é o garrafão estar num degrau e deixar cair em em vez da força exclusivamente estática de 5Kg passamos a ter por exemplo 10Kg mas se o garrafão estiver dentro de água se calhar a linha só tem de aguentar 4 Kg mas se existir corrente na água já podem ser 6... se a linha aguenta 5 à tração se ficar torcida pode aguentar só 3 mas no nó mesmo bem feito só 4....
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

toda a tua explicação está correctíssima, julgo que o pessoal mais ou menos tem noção disso, mas estes testes fora de água com o peso morto são só para ver o quão resistente a linha é, mais nada. Como não podemos exprimentar de outra maneira, esta é a única forma de termos uma ligeira ideia, e olha que 90% das linhas não levanta o que anuncia. Isto é a realidade, eu exprimento todas. e se dizem que levantam 15 kilos, como é que não levantam nem 10? isto significa que eles falsificam a realidade, mas creio que a maioria dos pescadores isto já sabe. O objectivo é irmos exprimentando à medida que vamos usando de forma a elucidarmo-nos uns aos outros.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Ah esqueci-me, hoje estive numa loja de pesca em Lisboa, onde o rapaz da loja usava o tal trilene, e diz que nunca teve problemas, eu lá pensei e claro cheguei à conclusão óbvia, e que faz a diferença, quando alguns pescadores se insurgem contra ou a favor de algumas linhas. Esse rapaz, pesca ao sargo de tamanho médio, logo é natural que me diga que a linha não parta, o que é normal, pois embora ela anuncie 8 kilos e só levante 4(peso morto), ao tirares um sargo de meio kilo, mesmo com a força que este pode produzir, pode não ser sufeciente para partir a linha, logo podemos andar anos a pescar com uma linha que não é honesta nos kilos que anuncia, mas como, o peixe que apanhamos, nunca a leva ao limite, vamos andar sempre satisfeitos, o que não invalida que a linha não seja uma porcaria.
Eu ia a um local de pesca em almada, em que costumava encontrar um senhor que pescava com uma linha que me fez perder muitas douradas, num determinado dia, disse muito mal dela, ele era a que tinha(por acaso reparei), e perguntei, e ele responde-me que nunca tinha tido problemas com a dita cuja, ao que em conversa me diz, que era pescador à poucos meses, e que só ia pescar para aquele sitio, local onde andavamos a apanhar alcorrazes de 200 a 300 gramas e umas safias máximo de 600 grasmas(e raramente), percebi logo o porquê da linha ser maravilhosa para ele( era boa, barata e não partia). Bem até a dos chineses aguenta uns 3 kilos logo esta questão é muito importante quando falamos de uma linha. Até que ponto ela já foi testada, com que tipo de peixes?
Responder