FILIPEPC Escreveu:Boas mikel, hoje posso responder-te de uma forma mais específica, pois após estas dúvidas que tinhas eu fui fazer uns testes.
Começo por dizer que a trilene que vá mas é vender linha para a bósnia, nem imaginas as vezes que partiu. tentamos diversos nós, podendo ser daí o problema, mas nada. ....................................Isto pode parecer relativo, e um peso morto, é obvio que não é um peixe, mas se uma linha com um peso morto já está distante do que anuncia, então com o peixe deve ser bonito.
Olha o problema desse suffix, é que como diz a verdade, o peso que anuncia é pouco, mas é assim, julgo que o 0,25 levanta uns 4 kilos, e como levanta mesmo, é capaz de ser uma boa solução.
Se uma linha diz que resiste a X Kilos a ser verdade tem de aguentar os X kilos seja dentro ou fora de água pois X é a resistencia à tracção da linha.
O que acontece é que um peixe por exemplo de 2 kilos fora de água só faz 2Kgs se vier quieto, mas se der um salto passamos de forças consideradas estáticas e entramos na dinamica e a força exercida pode ser muito grande. Um polvo por exemplo não cria grandes forças dinamicas mas abre os tentaculos tipo guarda chuva e aí a força na linha será igual ao peso do polvo mais a força exercida pela água que é necessrio arrastar (se fosse no ar não era muita mas na água...)...resumindo a força necessária para arrastar um peixe não depende só do seu peso mas também do atrito que ele faz no meio em que circula e este atrito depende da forma do peixe por exemplo por vezes faz mais força (estática) na linha uma faneca de 300 gramas com a boca aberta do que um sargo de Kilo mas como o Sargo consegue com os movimentos criar forças dinámicas uma cabeçada dele pode ser maior que o seu peso...uma coisa é um fio levantar um garrafão com 5Kg que está quieto no chão sem problemas outra coisa é o garrafão estar num degrau e deixar cair em em vez da força exclusivamente estática de 5Kg passamos a ter por exemplo 10Kg mas se o garrafão estiver dentro de água se calhar a linha só tem de aguentar 4 Kg mas se existir corrente na água já podem ser 6... se a linha aguenta 5 à tração se ficar torcida pode aguentar só 3 mas no nó mesmo bem feito só 4....