Qualquer dia estamos aqui a ter uma aula de mecânica quantica...

. Bem é obvio que não interessa que esses testes sejam feitos da maneira que nós fazemos(como os testes a seco), porque assim seria impossível qualquer fabricante anunciar os valores que anunciam em canas, carretos e linhas.
Vou dar-vos 2 exemplos. sempre que compro uma linha diferente, em casa exprimento com um destrocedor na ponta e junto-a a um garrafão ou 2 de água consoante o diâmetro, e exprimento a força da linha. podia fazê-lo com pesos, mas para apenas pretendo ver se ao menos levantam 5 kilos. A maioria parte, claro.
Nas canas, dou como exemplo as de boia, cada vez existem mais marcas a anunciar mundos e fundos, não vão em cantigas. é uma tanga. pergunto se ja fizeram em casa ou numa loja o teste com um elástico com um peso de 2 kilos numa cana de boia? façam e vão ver. mas cuidado. a partir deste peso, é para partir na maioria dos casos. existm modelos que anunciam levantar 7 kilos

, nem sem que dizer, só vos aconcelho a exprimentarem com uns 2 e depois venham aqui ao tópico dizer-me. Mas agarrem a cana o mais junto ao cabo possível. A força multiplicada pelo comprimento da cana, vai vos parecer que nem têm força para levantar esse peso( os braços tremem, tal a força que exercem). E quanto mais comprida for a cana pior. Eu faço os testes na loja onde adquiro o material e já apanhei surpresas engraçadas, e já deixei um vendedor de uma marca(nbs) sem resposta, quando lhe propus a por-mos apenas 5 kilos na cana de boia que eles anunciam 7, e se levantasse eu ficava com ela. Não me disse para o fazer claro. A cana iria partir amigos. E olhem que gosto muito dessa marca em canas, mas é o mesmo com a beastmaster da shimano. 9 kilos? o quê a seco? sem ver esta é uma das coisas que não acredito. Dei estes exemplos, porque como referiste elesfalam em testes assim e assado e claro como os desmentes? Levantar em peso um peixe, não é igual a trazê-lo na água, logo essas explicações a mim não me dizem nada.
Aprendi a exprimentar em casa ou na loja, para ter a certeza que não me estão a ingrupir, pelo menos assim, digo logo, que não queiram vender uma linha que levanta 30 kilos e quando lhe espetas 10 kilos parte só ao levantar. Vão exprimentando, e só assim podemos tirar as nossas conclusões.
Ao passarmos aqui o nosso conhecimento é que podemos aprender, consoante o que cada um já testou, não basta o que eles anunciam...
Quanto aos ratios... é obvio que um mais lento tem mais força, mas não é linear, pois depende das marcas, como o Paulo exlicou bem.