Carreto Shimano versus Banax

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carreto Shimano versus Banax"
na nova versão do site.

malena
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por malena »

pedrolourenco79 Escreveu:Carlos aí nao ha muito que saber. Ratios altos nao podem ter força! Na embarcada qualquer carreto com um ratio acima do 4.5 será necessariamente um carreto que exige algum esforço a recuperar. Claro que podem haver excepçoes dependendo da gama que estamos a falar :fixe:
Teoricamente está correcto mas...
Basta um carreto semelhante ter uma manivela maior apesar dum ratio mais elevado, para se ter de fazer menos força.
No caso falado do Spheros é um carreto de que anda entre os 47-4.9 e tem força para dar e vender, assim como o Cabo que tem 4.9.
Contudo se nestes carretos baixarmos o ratio ainda iremos ter mais força, agora entre modelos diferentes não pudemos só "ligar" ao aspecto do ratio como unico aspecto influenciador da força do carreto.
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Correcto rácios sou podemos comparar convenientemente entre carretos iguais (mesmo modelo com rácio diferente).

Claro que podemos ter uma ideia com base nos rácios, certamente um carreto 5.5 ou 6.2 não são carretos de grande força, mas um 6.2 num modelo pode ter mais força que um 5.8 noutro modelo.

Agora fabricantes arranjarem métodos de comparação não me parece... vejam os fios por exemplo, nem na medida acertam quanto mais nos testes de resistência. [-o< [-o<
malena
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Mensagem por malena »

Pois carretos acima dos 5.5, pelo menos os que conheço têm pouca força, não à volta a dar.
Nem mesmos os Stellas mais rápidos (6000/10000) e saltigas têm força, comparativamente com modelos com ratios menos elevados.
Apesar de saber isto, já tive um 10000FA e neste momento tenho um 6000FA e um 10000SW mas, são carretos que em termos de força em nada são comparados ao Cabo por exemplo.
Quanto à possibilidade dos fabricantes criarem uma forma de anunicar a força de determinado modelo só não o fazem porque não querem...o exemplo que foi dado atrás chegaria. O problema é questão da veracidade dos testes. Temos como referencia os drags: ainda à pouco tempo comprei um carreto electrico que vem anunciado ter um drag de 10kg e logo na primeira saída verifiquei que o carreto "patinava" mesmo quando sujeito a pequenos esforços.
Cheguei a casa e testei a seco e nem 3 kilos aguentava; experimentei testá-lo contra o primeiro carreto que me veio à mão, um Quantum Great White, e este ultimo tinha mais drag.
Indaguei os importadores que me disseram que os testes eram feitos assim e assado, agora o que é um facto é que o carreto não puxava um peixito maior.
E este problema não era só neste carreto em concreto já que depois ele avariou e foi substituido por um outro, que por acaso!!!!!!! também avariou e tinha o mesmo "problema", logico que quando recebi o terceiro carreto vendio-o logo.
carlostc
Registado: quarta nov 04, 2009 2:05 pm

Mensagem por carlostc »

Concordo que não é criado um método objectivo para determinar a força de um carreto porque não há interesse.
Nestas questões da normalização é necessário haver um organismo que defina o método e imponha aos fabricantes os procedimentos e obrigatoriedade da inclusão nas especificações técnicas.
Sendo a nossa actividade de caracter ludico, também me interrogo se seria preciso chegar a tanto, mas que dava jeito isso dava.
Claro que aceito que quanto menor o ratio maior a força. Também ando de bicicleta às vezes e percebe-se isso bem. No entanto como é dito e está implicito nesta discussão, é que dependendo da mecânica usada, dois carretos com o mesmo ratio podem exigir força diferente para recuperar um mesmo peso. Seria apenas mais uma ajuda à decisão de caracter objectivo. Como concordarão, grande parte da ajuda recebida neste tópico é de caracter subjectivo e portanto sustentada na boa vontade dos interloctores e nas suas preferências pessoais. É uma ajuda de facto quando analizadas na globalidade pois são dadas muitas dicas e começamos a despertar para aspectos que não equacionamos. No final a decisão é pessoal.

Já me alonguei, mas sendo hoje 31-12 o transito estava "joia" e deu para roubar um tempinho ao patrão.

Umas boas entradas em 2010 e óptimas pescas
Carlos
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Qualquer dia estamos aqui a ter uma aula de mecânica quantica... :join: . Bem é obvio que não interessa que esses testes sejam feitos da maneira que nós fazemos(como os testes a seco), porque assim seria impossível qualquer fabricante anunciar os valores que anunciam em canas, carretos e linhas.
Vou dar-vos 2 exemplos. sempre que compro uma linha diferente, em casa exprimento com um destrocedor na ponta e junto-a a um garrafão ou 2 de água consoante o diâmetro, e exprimento a força da linha. podia fazê-lo com pesos, mas para apenas pretendo ver se ao menos levantam 5 kilos. A maioria parte, claro.
Nas canas, dou como exemplo as de boia, cada vez existem mais marcas a anunciar mundos e fundos, não vão em cantigas. é uma tanga. pergunto se ja fizeram em casa ou numa loja o teste com um elástico com um peso de 2 kilos numa cana de boia? façam e vão ver. mas cuidado. a partir deste peso, é para partir na maioria dos casos. existm modelos que anunciam levantar 7 kilos :sing: , nem sem que dizer, só vos aconcelho a exprimentarem com uns 2 e depois venham aqui ao tópico dizer-me. Mas agarrem a cana o mais junto ao cabo possível. A força multiplicada pelo comprimento da cana, vai vos parecer que nem têm força para levantar esse peso( os braços tremem, tal a força que exercem). E quanto mais comprida for a cana pior. Eu faço os testes na loja onde adquiro o material e já apanhei surpresas engraçadas, e já deixei um vendedor de uma marca(nbs) sem resposta, quando lhe propus a por-mos apenas 5 kilos na cana de boia que eles anunciam 7, e se levantasse eu ficava com ela. Não me disse para o fazer claro. A cana iria partir amigos. E olhem que gosto muito dessa marca em canas, mas é o mesmo com a beastmaster da shimano. 9 kilos? o quê a seco? sem ver esta é uma das coisas que não acredito. Dei estes exemplos, porque como referiste elesfalam em testes assim e assado e claro como os desmentes? Levantar em peso um peixe, não é igual a trazê-lo na água, logo essas explicações a mim não me dizem nada.
Aprendi a exprimentar em casa ou na loja, para ter a certeza que não me estão a ingrupir, pelo menos assim, digo logo, que não queiram vender uma linha que levanta 30 kilos e quando lhe espetas 10 kilos parte só ao levantar. Vão exprimentando, e só assim podemos tirar as nossas conclusões.
Ao passarmos aqui o nosso conhecimento é que podemos aprender, consoante o que cada um já testou, não basta o que eles anunciam...
Quanto aos ratios... é obvio que um mais lento tem mais força, mas não é linear, pois depende das marcas, como o Paulo exlicou bem.
dave_pescador
Registado: domingo nov 18, 2007 3:48 pm

Mensagem por dave_pescador »

Uma cana que tem os anunciados 7 kilos e que com dois kilos o dono da loja vem com ela para a rua com os dois kilos de peso passar varias vezes por cima dos carros de um lado para outro sem stress é a colmic power fighting.
Agora se me disserem q qualquer uma parte seja com 7,8 ou 9 de levantamento com dois kilos de peso, claro que parte basta pola a prumo e lá vai ela.
FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Mensagem por FILIPEPC »

Não foi isso que disse, o que me referia era a levantar o peso a seco. não é preciso nem abanicos nem safanões, apenas levantar suavemente. e não te parece básico, o que esse senhor faz? levantar 2 kilos com uma cana que diz que levanta 7. enfim, vai dar ao que eu disse... pede a esse senhor que ponha 5 kilos, não e preciso mais, não deixes é ele passar por cima do teu carro, porque vais ter prejuízo... Bom ano companheiro.
dave_pescador
Registado: domingo nov 18, 2007 3:48 pm

Mensagem por dave_pescador »

FILIPEPC Escreveu:Não foi isso que disse, o que me referia era a levantar o peso a seco. não é preciso nem abanicos nem safanões, apenas levantar suavemente. e não te parece básico, o que esse senhor faz? levantar 2 kilos com uma cana que diz que levanta 7. enfim, vai dar ao que eu disse... pede a esse senhor que ponha 5 kilos, não e preciso mais, não deixes é ele passar por cima do teu carro, porque vais ter prejuízo... Bom ano companheiro.
De dois para cinco, isso é q foi uma subida lol, basta dizer ao senhor para subir á varanda do primeiro andar e depois tentar, porque com o peso a nivel dos pés é esquecer com qq cana pk a cana como é parabolica( e todas o são), por mais força que faça ela não levanta os cinco kilos.
Mas como não tenho video da colmic deixo aki este, com os cinco kilos e se o colega que levanta o garrafão tivesse num ponto mais alto facilitava imenso em levantar mais um poucoe depois não tinha problema em la em la passar com o carro :join:

Proximo do fim aparece lá o garrafão a se içado. :fishcool:
Última edição por pedrolourenco79 em sexta jan 01, 2010 5:07 pm, editado 1 vez no total.
Razão: Dave dei um jeito na tua mensagem pois o video nao aparecia!
Responder