Daiwa regal 4000 xi ab

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Daiwa regal 4000 xi ab"
na nova versão do site.

FILIPEPC
Utilizador Regular
Registado: quarta abr 08, 2009 2:12 pm

Re: Daiwa regal 4000 xi ab

Mensagem por FILIPEPC »

Boas, antes de mais gostei da citação. muito boa " quem diz que o dinheiro não traz felicidade...", é mesmo porque nunca teve um stella ou um certate na mão, :lol:
Bem colega, quanto ao regal, é assim. Eu axo que é um optimo carreto para o preço. o problema que vais ter será com as os acabamentos, não é de metal, nem num composto dos bons, mas para o preço... Agora, depende do que pretendes fazer com ele...
é carreto para cerca de 400 e poucas gramas, é bom para o spinning, embora pesado, e sem a resistencia a linha multifilar para muitos anos. mas eu gosto de usá-lo na chumbadinha/telesurf ligeiro( atenção que eu chamo assim esta técnica porque pesco num local onde não necessito de lançar a mais de 50/60 metros), que é onde obtenho melhores resultados.Por estes preços não tens grandes carretos, mas este até o considero dos melhores para o que custa. Se me disseres onde o vais utilizar posso dar umas dicas.é relativamente forte, e tem uma coisa boa os rolamentos têm protecção. Nem todos têm, eu que sou um louco da shimano, desiludi-me ao abrir alguns antigos( com 5 anos), para limpar. Rolamentos blindados, nem vê-los...Passados uns anos faz tanta diferença...
ilicium
Registado: sexta nov 27, 2009 10:26 am

Mensagem por ilicium »

(e sem a resistencia a fio multifilar para muitos anos)escreveu o colega Filipepc,que fico-lhe agradecido pela sua dica sobre o carreto,só não percebi essa do multifilar ,se possivel podes me explicar melhor ! :hummm: :fixe:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

eu explico melhor. A grande diferença dos bons materiais compostos e os fracos está na performance, mas principalmente na durabilidade. Um fio multifilar, obriga uma cana e um carreto a desgas te muito maior do que um monofilar, que é a linha tradicional. No spinning, oo que mais se utiliza são multifilares, e tb são carretos sujeitos a um desgaste tremendo, devido a estarem sempre a trabalhar. Com o tempo verá que ele começa a ceder, e provavelmente o passador da ponteira da cana, se nao for fuji.
Mas por esse preço, eu considero um bom carreto, e mais tecnico que o meu hypersolto nexave, ou o ultron( ninguem compre este, nao vale uma navaha), isto a coomparar com os da mesma gama que tenho de outras marcas,
ilicium

Mensagem por ilicium »

Desde já obrigado pela resposta,Eu uso multifilamento em spinning e boia unicamente,e sei que o multi é mais abrasivo e provoca desgaste,mas já que o meu AMIGO FILIPEPC conhece tão bem este carreto,se me permite fazer uma pergunta - Este carreto como se desempenha em acção de pesca(spinning)com um cabeçudo"LABRAX"com uns 3ou4 kg? :fishcool:--Aguenta ou começa a dar de si?

Cumprimentos:
FILIPEPC
Utilizador Regular

Mensagem por FILIPEPC »

Conheço, sim, quanto à pergunta ele tem se comportado bem, mas o que mais tenho apanhado com este carreto tem sido entre 1 a 2 kilos. não apanhei nenhum desses cabeçudos com este carreto, mas espero em breve apanhar. no entanto tem uma drag bem forte, e por agora eles vem e nem assobiam. nao tenho reclamações nenhumas, até à dourada tem ido, e tem apanhado bixas jeitosas em aguas muito baixas e de fundo ostral, o que me obriga a trabalhar com maior rapidez, pois se as deixams afocinhar ao fundo, é muito dificil trazê-las, pois as ostras acabam por servir de proteçao, e cortam a linha. Se apanhar um dos grandes aviso... mas cm tenho o certate tenho mais confiança nesse.

Mas julgo que quando se compra um carreto de 60 euros, se ele durar 2 a 3 anos com performances boas, já é aceitável. Atenção à manutenção, pq os pescadores têm a mania de lavar os carretos por inteiro, e não convem. Apenas alguns modelos aceitam uma lavagem total.
Mas sou-lhe sincero, nunca tive um carreto que não me puxasse um peixe, os que uso, até os mais baratos trazem-nos, a diferença está muita cez, mesmo na durabilidade, e nos barulhos que fazem. tenho máquinas com 7 anos que ainda bombam, e outros que com um ano, já tem barulhos, mas lá se vão safando.
Não tenha medo, embraiagem ligeiramente aberta, para ser so o peixe a cansar-se, faça o teste em casa com pesos, até encontrar um peso standart tipo de 3 ou 4 kilos e trabalha com esse. Depois logo vê, eu acredito que tem muito mais a ver com o nosso trabalhar e a nossa sensibildade no momento do que o carreto em si. já perdi peixes por ter ficado muito acelarado, e já trouxe até corvinas por exemplo, com uma limpeza de profissional. Não dá para explicar bem, é o momento que define o nosso sucesso, mas ter calma e nao vacilar, é mais importante. aproveite e divirta-se.
ilicium

Mensagem por ilicium »

Obrigado pela informação que me deu Amigo Filipepc. :tecla:

Cumprimentos: :fixe:
flex
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Mensagem por flex »

Boas

OK estou um bocadito atrasado :moca: ...mas ainda assim deixo aqui as minhas impressões:

O carreto cumpre bem como diz o Filipe....porém eu tenho usado o meu somente para pescas light com cana na mão (chumbadinha e surf ultra-ligeiro) e como segundo carreto no spinning (sobretudo ás Bailas de verão, dado que tenho um multi 0,12 numa das bobines). A qualidade de construção é bastante razoável para a gama de preço e o enrolamento ( com a anilha de fábrica é cónico invertido) não traz problemas a com o multi, mesmo a trabalhar vinilos e amostras leves... já tirou uns robalotes de 1 a 2k, mas o teste mais duro foi uma Anchova que devia ter 2 a 3kg (desferrou-se a %%#@) e que porporcinou alguns momentos emocionantes...levou meia bibine de fio no primeiro arranque :lol:
Quanto a mim é um bom carreto para um uso não muito intensivo e/ou onde seja preciso trabalhar em esforço (bóia em falésia ou spinning "hard" )
Os principais defeitos são o peso e o tamanho (sobretudo no spinning) e a ligação da asa de cesto (tubular, sistema air-bail da Daiwa) com peça de plástico cromado onde se aloja o rolete ...a junta resultante fácilmente cava um trilho com o multifilar que depois tende a prender o fio, impedindo que este deslize de imediato para o rolete ( um pouco de cola Epóxi do tipo Araldite e uma lixa muito fina resolvem na perfeição :wink: )

Tenho um 3500 e um 2500 e, com as ressalvas já enumeradas, recomendo.
...dentro desta gama de preços espreitem tb o Sargus da Penn para trabalhos mais pesados :wink: (embora o enrolamento não seja 5**)
cumps
vitorb.felix
Registado: sábado dez 26, 2009 12:26 am

Mensagem por vitorb.felix »

Bem, sou um totó nisto da pesca mas acho que posso dar uma dica quanto ao multifilar a trabalhar na bobine para que não se torne tão abrassivo e faça cabeleira. Pois é só por um pouco de vaselina ou outra matéria gordurosa do genero no fio e espalhar bem.
Responder