Vamos lá então continuar a alimentar as dúvidas e a contribuir para que hajam soluções.
Continuando a falar de fios ou linhas para pesca à bóia, as mesmas se forem em nylon ou seda, conhecidas de ambos os modos, os denominados monos, podem ter mais ou menos resistência, ser mais ou menos abrasivas, com mais ou menos memória, por outro lado se falarmos no fio entrelaçado, nos denominados multifilamentos, encontramos uns com maior ou menor resistência, outros com maior ou menor abrasão, mas todos sem memória, pelo menos os que eu conheço.
Logo na minha óptica estamos a falar do seguinte: resistência, tem a ver com a solidez da linha, se é mais forte ou fraca, qual a carga que aguenta; abrasão tem a ver com o desgaste através do atrito, sendo maior ou menor consoante a raspagem e por último a memória, que tem a ver com a elasticidade, existindo linhas com mais que outras, existem algumas em nylon, que dizem nas bobines 0 % de memória, já fiz o teste “E O ALGODÃO NÃO ENGANA”, elas têm elasticidade, (excepto multi).
Continuando com o que entendo sobre as linhas, que pode até estar errado e referindo-me à citação do “Boss”,
quero dizer que considero os multi menos abrasivos e mais resistentes, por sua vez os mono, são o inverso, mais abrasivos e menos resistentes, a memória aqui não se coloca, pois um deles não tem e não podemos esquecer que estamos a falar de diâmetros iguais em mono e multi.paulo Escreveu:Agora uma coisa dita pelo Talibã e com a qual não concordo porque vejo as coisas de outra forma (corrijam-me se estou a ver mal).
Para mim o multi têm uma menor resistência à abrasão que o nylon, aliás essa é uma das razões pela qual no spinning se fazem as baixadas em nylon, porque se formos a pescar directo (ao multi) e se dermos um ou dois puxões a uma amostra que ficou presa na pedra o multi corta logo (baixa resistência à abrasão) ao contrário do nylon que tem uma maior resistência à abrasão.
Sobre a baixada do spinning, (que não pratico), ser em mono, só vejo uma razão para justificar a saída da amostra da rocha, a memória/elasticidade da linha, ajudar tal facto.
Como já disse utilizo o muiti algumas vezes, na pesca à bóia e continuo a achar que se o mesmo roçar numa pedra, em carga, (maior atrito), ele não parte com a facilidade do mono, assim como se ficar preso em lapas, mexilhões, ou percebes , este com alguns puxões, (sem partir a cana, pois estamos a falar de linha sem memória e portanto a cana é que vai ceder aos aludidos puxões), também sai sem partir, estou a falar com experiência própria.
Caro “Boss”, estas são as luzes que tenho sobre o assunto e espero que tenha contribuído do modo que sei para ajudar.
Continuo aberto a novas ideias, pois só assim se podem emendar e corrigir os erros.
Um abraço e boa continuação.
Braga.
P.S.-Vi agora que já existiram mais intervenções, talvez acrescente algo amanhã se tiver oportunidade.