Carreto Shimano versus Banax

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Carreto Shimano versus Banax"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por Ramiro »

carlostc Escreveu: Ponto de situação:
Banax GT3000W 4.8:1 578g
Shimano Spheros 5000FB 4,7:1 555g
Tica DYNASPIN GH6000 4,4:1 620g (se não me engano nos dados deste)

O Banax e o Shimano são muito parecidos no peso e ratio. O Tica já estive com ele na mão e sem dúvida é bastante apelativo. No entanto o verdadeiro teste é a pescar.
Vou ver se encontro o Banax numa loja para o ver (ao vivo) e saber o preço.
Como conto ir à pesca no Domingo da próxima semana, espero até lá ter isto resolvido.

Bom fim de semana
Carlos
Só para "baralhar" mais um pouco. :meco:
Tive ontem a oportunidade (convívio ZUCA) de ver e mexer no Banax Triton Boat.
http://www.anaquatico.com/index.php?pag ... Itemid=127
Pelo que me foi dito, o preço neste momento anda pelos 70 a 80 oiros mas virá a subir para os 105 a 110 após o fim do ano. Parece ter uma boa relação qualidade/preço, e alguns dos pescadores presentes já o usam e estão bastante satisfeitos.
dave_pescador
Mensagens: 292
Registado: domingo nov 18, 2007 3:48 pm

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por dave_pescador »

E já agora que tal o Grauvell vulcano, parece q está a bom preço aqui,penso eu :hummm:
http://www.deportespineda.com/productos ... auvell.asp
Gandalf
Mensagens: 209
Registado: sexta ago 01, 2008 11:00 am

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por Gandalf »

Vai lá vai,

Ainda bem que já comprei o meu.
Caso contrário lá iria ter que gastar mais algum tempo em pesquisas e lojas.
Um coisa é certa, o carreto que comprei é mesmo uma máquina em que o unico contra é o peso (755g).
Mas como eu só vou uma vêz por mês em pesca embarcada não deve fazer diferença (o Okuma antigo pesava quase 800g)

Edgar
Avatar do Utilizador
romeu32
Utilizador Regular
Mensagens: 1811
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por romeu32 »

"Mas se fores às lojas de pesca no cais do sodré sacas o shimano ultrega XSA 10000 por 119.90 €
Eu ainda não testei o meu, mas deste sábado a 8 dias lá estarei nas veredas para ver se saco umas douradas.
Um abraço e grandes pescarias.
Edgar "


Eu por acaso tenho esse carreto mas,nunca o levaria para o barco,pois como ja disse o Caparica é um carreto muito pesado.
Não a duvidas que é um bom carreto,mas acho que nao foi feito para esse tipo de pesca.
Quanto ao preço acho que aqui o pessoal consegue arranjar mais barato.
Agora se me disseres que nao tens outro carro,ai digo leva esse mas tenta ao maximo descansar o braço quando poderes.
Boas pescaria ai na vereda,pois tambem gostava de ir ai.
Abraço.
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por rui valerio »

dave_pescador Escreveu:E já agora que tal o Grauvell vulcano, parece q está a bom preço aqui,penso eu :hummm:
http://www.deportespineda.com/productos ... auvell.asp
Parece-me que esse carreto é um clone do já referido Banax GTW, na altura vinha com duas bobines, o que o tornava mais apelativo, mas optei pelo banax e estou satisfeito com ele.
Gandalf
Mensagens: 209
Registado: sexta ago 01, 2008 11:00 am

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por Gandalf »

romeu32 Escreveu:"Mas se fores às lojas de pesca no cais do sodré sacas o shimano ultrega XSA 10000 por 119.90 €
Eu ainda não testei o meu, mas deste sábado a 8 dias lá estarei nas veredas para ver se saco umas douradas.
Um abraço e grandes pescarias.
Edgar "


Eu por acaso tenho esse carreto mas,nunca o levaria para o barco,pois como ja disse o Caparica é um carreto muito pesado.
Não a duvidas que é um bom carreto,mas acho que nao foi feito para esse tipo de pesca.
Quanto ao preço acho que aqui o pessoal consegue arranjar mais barato.
Agora se me disseres que nao tens outro carro,ai digo leva esse mas tenta ao maximo descansar o braço quando poderes.
Boas pescaria ai na vereda,pois tambem gostava de ir ai.
Abraço.
Não duvides que vou descansar os bracinhos.
Mas descanso os bracinhos na pesca e canso-me a levar as minis à boca.
Por causa dopeso do carreto tb estou a equacionar comprar um cinto para encaixar a cana.
este sábado que vem se o tempo o permitir vou testar o carreto.
Um abraço e boas pescarias.
Edgar
carlostc
Mensagens: 15
Registado: quarta nov 04, 2009 2:05 pm

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por carlostc »

Depois de ler tudo o que se escreveu, estou quase a decidir-me pelo Shimano Spheros 8000 FB.
Pelo que vou lendo, é um carreto de força.
Estive com um na mão e não sendo "expert" pareceu-me robusto e com bom trabalhar. E o peso é inferior a 600 g, comprovados na balança da loja.
O ratio é dentro do esperado 4.7:1. Só não sei quanta linha recolhe por manivelada.
O preço marcado é de 133 euros.
Domingo que vem espero dar uso ao carreto escolhido.

Cumprimentos
Carlos
malena
Mensagens: 168
Registado: quarta dez 19, 2007 3:03 pm

Re: Carreto Shimano versus Banax

Mensagem por malena »

Boas.
Estou perfeitamente à vontade para ajudar porque tenho dois dos carretos que estão na "balança".

- Shimano Ultrega - carreto excelente. Não nos podemos esquecer que este carreto quando apareceu (o XT - que era o modelo antigo) custava 60contos (300€). Para uma pesca não muito "pesada" é uma excelente opção já que tem bastante força, enrolamento quase perfeito e se tiver uma boa manutenção dura uma vida. Outra vantagem é o facto de ter uma boa recuperação que aliada à leveza com que reboca as montagens/peixe é estremamente agradável utilizar, mesmo a profundidade consideráveis. Se for para uma pesca mais forte, onde imperarem peixes de maior porte (safios, pargos grandes, ect) á não aconcelho porque não foi fabricado para tal. É um carreto de surfcasting, pelo que, a amplitude de subida e descida bobine é muito grande fazendo com que, quando sujeito as grandes esforços possa empenar o veio. Contudo, todos os carretos com esta tipologia sofrem deste problema.

- Shimano Spheros - carreto que não se nega a nada; força para dar e vender mas, muito pequeno para pescar com chumbadas maiores e a profundidades superiores a +- 50metros. Se for para utilizar chumbadas até 140grs é excelente mais do que isso... não é que ele não aguente bem pelo contrário mas existem opções melhores, como o Ultrega.
Eu até à bem pouco tempo para as pescas mencionadas utilizava o Spheros e nunca tive nenhum problema. Comprei-os para corricar de barco já têm muitas milhas a rebocar amostras e até agora problemas 0.

Em suma, são dois carretos distintos, que se complementam; se fosse para utilizar a diversas profundidades optava claramente pelo Ultrega; se fosse até aos 50mts e/ou chumbadas mais leves Spheros.

Vou meter mais lenha na fogueira :D :lol: :lol: um carreto que é excelente (tenho dois) e que ainda não foi falado, talvez por sair um pouco do orçamento, é o Quantum Cabo no tamanho 60; força até dizer chega, construção robusta e não muito pesado (de cabeça deve andar +-650grs). Esta para mim e dentro dos carretos que conheço a melhor opção relação qualidade e não só... mesmo em relação a alguns stellas e saltigas este em termos de utilização/agradabilidade é bem melhor, mas isto é só a opinião de quem tem além dos modelos acima 4 Stellas (6000FA, 8000FA, 10000FA e um 10000SW) e já experimentou alguns Saltigas.

Este Quantum Cabo é um carreto que faz todas as pescas de barco de forma excelente: tem um rátio de 4.9, muita força, construção de elevada qualidade,..., fazendo com que seja utilizado nas pescas mais exigentes como o jigging.

Por fim, a questão do "peso a seco" do material não interessa para nada, interessa sim o equilibrio do conjunto. Penso que à um topico sobre este tema aqui no forum. Outra opção que também pode ponderar, não sei se já foi falado até, é o Tica Scepter. Se a questão preço for importante esta é uma boa opção já que tem uma relação preço qualidade imbativel e é um carreto que satisfaz. E está em campanha neste momento em alguma lojas +-65€.

Espero ter ajudado e se achar que posso ajudar disponha.
Abs
Responder