Um exemplo a seguir

Ambiente, protecção da natureza e preservação das espécies
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Um exemplo a seguir"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Um exemplo a seguir

Mensagem por Ramiro »

Na Readers Digest deste mês (Outubro de 2009).

Cliquem nas imagens para verem maior e poderem ler.
Anexos
img-X13082809-0001a.JPG
img-X13082828-0001a.JPG
img-X13082851-0001a.JPG
img-X13082907-0001a.JPG
Avatar do Utilizador
pedrolourenco79
Utilizador Regular
Mensagens: 5929
Registado: sábado jul 29, 2006 12:16 pm

Re: Um exemplo a seguir

Mensagem por pedrolourenco79 »

Um Grande texto e um grande exemplo de como quando as coisas sao feitas com cabeça e sem ganacia até resultam... :pay: :pay: :pay: :pay:
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Um exemplo a seguir

Mensagem por Ramiro »

pedrolourenco79 Escreveu:Um Grande texto e um grande exemplo de como quando as coisas sao feitas com cabeça e sem ganacia até resultam... :pay: :pay: :pay: :pay:
Exacto. E este exemplo da Cornualha também existe noutras zonas do globo, todas com sucesso. A salvação da indústria de pesca (e portanto dos stocks de pescado) passa pelo regresso às artes antigas e selectivas, que com menos meios mas por tabela com menos gastos, consegue ser altamente sustentável e geradora de valor acrescentado. E como está implícito no artigo, enquanto os pescadores profissionais se mantiverem ao abrigo da "bananeira" dos subsídios e ficarem à espera que sejam os politiqueiros a resolverem os problemas, vão padecendo de morte lenta. Mas infelizmente ainda não entenderam que é necessária esta mudança, que à primeira vista pode parecer um retrocesso mas, como em muitas situações da vida, por vezes é necessário dar um passo atrás para dar-mos dois em frente.
Avatar do Utilizador
flex
Mensagens: 1123
Registado: segunda out 02, 2006 11:43 am

Re: Um exemplo a seguir

Mensagem por flex »

=D> =D> =D> Excelente artigo e tb uma história de sucesso, comercial e de sustentabilidade.
No nosso pequeno país, com uma costa riquíssima e um enorme mercado Europeu, parece que ainda ninguém percebeu qual o caminho :moca: ...e continuamos a assistir impávidos e serenos á destruição dos nossos recursos :pau:
Avatar do Utilizador
zend
Mensagens: 113
Registado: terça jun 24, 2008 8:27 am

Re: Um exemplo a seguir

Mensagem por zend »

Isto sim, é informar e ensinar. =D> =D>
Os bons exemplos, são para ser dados a conhecer.

Obrigado Ramiro, pela excelente informação! :fixe:
Oxalá ela não fique por aqui, e dê origem a mais e mais exemplos semelhantes.
É possível acontecer, basta acreditar!

Um abraço :beer:
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Um exemplo a seguir

Mensagem por cable-man »

Nao quero entrar em discussoes acerca, mas a nossa costa nem e nem nunca foi tao rica assim.

Independentemente da destruiçao por artes de pesca ou outras, a verdade e que embora o nosso mar seja muito grande, a verdade e que o nosso mar nao presta.
Ou melhor, temos muito mar, muita agua, mas mar bom e com aproveitamento temos pouco.

Eu sei que e confuso, mas basicamnete temos muita parra e pouca uva.

Os mares profundos nao teem nada, so agua. Nao ha luz, logo nao ha comida para herbivoros, logo nao ha herbivoros para carnivoros logo nao ha nada para a gente. Nem herbivoros nem carnivoros.
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Um exemplo a seguir

Mensagem por Ramiro »

cable-man Escreveu:Nao quero entrar em discussoes acerca, mas a nossa costa nem e nem nunca foi tao rica assim.

Independentemente da destruiçao por artes de pesca ou outras, a verdade e que embora o nosso mar seja muito grande, a verdade e que o nosso mar nao presta.
Ou melhor, temos muito mar, muita agua, mas mar bom e com aproveitamento temos pouco.

Eu sei que e confuso, mas basicamnete temos muita parra e pouca uva.

Os mares profundos nao teem nada, so agua. Nao ha luz, logo nao ha comida para herbivoros, logo nao ha herbivoros para carnivoros logo nao ha nada para a gente. Nem herbivoros nem carnivoros.
Aqui não se trata de entrar em discussões no mau sentido, mas sim de uma troca de opiniões de uma forma sadia.

Por mim, vejo as coisas de outro ângulo. Podemos não ter das águas mais ricas mas decerto não são (ou eram) assim tão pobres, já que frotas de outros países estão sempre "danadinhos para nos pescar".
Mas mesmo se assim não fosse, e conforme as suas palavras:
temos muita parra e pouca uva.
mais razão para sermos ainda mais cuidadosos na exploração desses recursos.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Um exemplo a seguir

Mensagem por Paulo »

Penso que já falei em tempos algures por aí num velho pescador que encontro por vezes nas falésias aqui perto de casa.

Entre várias histórias que ele já me contou, há uma que se repete, a razão (para ele) da falta de peixe.

- Cada vez há menos peixe, sabes porquê?
Olha em 1928 aqui em Peniche nem uma faneca havia, não havia peixe nenhum.
Vieram para aí uns arrastões franceses limparam os fundos, nada, não havia nada.

Agora ainda é pior, são menos mas são maiores. E os donos deles muitos estão lá dentro (entenda-se assembleia)

- Quando esses arrastões (os tais de 1928 - acho que é 1928 que ele diz) foram embora passado pouco tempo o peixe apareceu outra vez, e sabes porquê que não faltava?

Apanhávamos a maior parte do peixe à linha, um de cada vez, o pequeno voltava sempre para a água.
Agora matam grande, matam pequeno, não há nada.
Os barcos eram mais pequenos, a remos, nem sempre podias sair. O próprio mar fazia os defesos.
Só apanhávamos o necessário...

Sabes como é que se acabava com a raça humana? Ias a todas as maternidades e matavas todos os recém nascidos, ficavam só velhos como eu.

Agora pensem nas palavras deste velho pescador, que eu já pensei (e ouvi) várias vezes.

Abraço :fixe:

Acerca do exemplo, mais um a apontar o bom caminho, penso que já estão alguns outros por aí no site. Pelo menos já falei deles.

Nomeadamente na Bretanha (salvo o erro) os Robalos pescados ao corrico e à linha (mão).
Na Galiza o peixe vendido pela Internet directamente pelos pescadores (possibilidade de vender o peixe antes deste ser apanhado e não há intermediários que ganha é o pescador).
Responder