Fio cónico...Completo ou em secções??

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Fio cónico...Completo ou em secções??"
na nova versão do site.

whostheman
Registado: sexta abr 28, 2006 3:10 pm

Fio cónico...Completo ou em secções??

Mensagem por whostheman »

Olá novamente, amigos...parece que lhe tomei o gosto! :oops:

Gostava de saber a vossa opinião em relação às bobines de fio cónico completas...
Será de apostar neste tipo, ou aconselham as tais secções de chicote de 15 metros?

Já agora, alguém me sabe indicar onde posso ver o tipo de nó utilizado para unir caudas de rato/chicotes à linha madre?
Gostava de me iniciar nesta "técnica" mas ainda não consegui descobrir que nó fazer para que não "prenda" ao passar nos passadores da cana
e assim travar um pouco o lançamento...

Obrigado
Cumprimentos
Carlos
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Fio cónico...Completo ou em secções??

Mensagem por Paulo »

As tais secções.

O nó para mim que prende menos é o nó de sangue. É o que uso sempre.

Esse e mais uns estão aqui:

http://www.pescador.com.pt/livre/viewto ... blood#p843
whostheman

Heheh...Mais um forte agradecimento ao amigo Paulo.

Obrigadíssimo pela disponibilidade!

Abraço
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

whostheman Escreveu:Gostava de saber a vossa opinião em relação às bobines de fio cónico completas...
Será de apostar neste tipo, ou aconselham as tais secções de chicote de 15 metros?
Tudo depende de onde pesca. Usar um fio cónico inteiro numa zona mista ou de pedra, com possibilidade de prisões, é muito arriscado, e dado o elevado preço dessas linhas só as aconselho em zonas "limpas". Mesmo assim prefiro os chicotes cónicos de 15mts, que também não são propriamente baratos mas desempenham bem a tarefa. Se numa zona de pedra precisar de lançar longe e o não conseguir com uma linha mais forte, pode fazer uma ponte de linhas de chicote, ou seja, fabricar um chicote "caseiro". Se a madre fôr por exemplo um 0,25mm, pode começar por exemplo com 10mts de um 0,50mm, depois mais 5mts de 0,35mm (este último á que vai atar ao 0,25mm). A desvantagem é a de não ser cónico e de passar mais 1 nó, mas em zonas problemáticas é uma solução económica.
whostheman

Muito obrigado, amigo Ramiro.

Vou tentar iniciar-me nos chicotes utilizando uma bobine que comprei (10x15m) da Shimano (Speedmaster 0,26-0,57), com Tubertini Gorilla UC4 0,25
no carreto. Não sei se serão boas escohlas, mas foi o que me pareceu quando comprei...vamos ver se sai alguma coisa de jeito, já que o investimento
não foi muito pequeno... :join:
Já agora, o nó de sangue (que pelas dicas do amigo Paulo (Boss) será a melhor opção) ao ser feito em linhas de espessura fina (0,25-0,26) não terá
influência no lançamento, ou seja...não haverá risco de prender? (cupondo que o nó fica bem feito....hehehe :lol: )

Mais uma vez obrigado.
Carlos
(Cada vez gosto mais de cá vir...qualquer dia a mulher põe-me fora de casa porque não largo o forum :hahaha: )
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

O Gorilla UC-4 não será uma escolha muito acertada para encher o carreto (madre). É um fio flúorcarbono e como tal (e neste caso específico) terá uma elasticidade/maleabilidade reduzida. É um fio mais indicado para estralhos e/ou madres de montagem. Já que compraste chicotes Speedmaster, podias também ter ido para fio Speedmaster normal para encher. Outras boas alternativas (na minha opinião) seriam o Falcon Match Soft, o Daiwa Tournament, o Carbotex, Shimano Technium, entre outros.
whostheman

Pois, devia ter perguntado antes...
De qualquer maneira, posso guardar a UC4 para estralhos e ver se consigo comprar qualqeur outra dessas que me indicou.
Mais uma vez, obrigado pelas dicas.

Cumprimentos
Carlos
Tainhaalgarve
Registado: quinta jul 23, 2009 11:42 am

Mensagem por Tainhaalgarve »

Boas.

Eu também fui atrás do fio cónico e arrependi-me pois como por um par de vezes prendi... lá ficaram uns bons metros...conclusão agora já só tinha a linha fina na bobinie...agora já troquei da bobine.
Responder