Empurrãozinho... precisa-se

Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Empurrãozinho... precisa-se"
na nova versão do site.

Cristian
Mensagens: 7
Registado: quarta ago 26, 2009 6:00 pm

Empurrãozinho... precisa-se

Mensagem por Cristian »

Olá pessoal. Preciso aqui de uma empurrãozinho se possível.

Como iniciado e já viciado na pesca, ao ver fotos das vossas pescarias fico doente e desde logo a pensar quando alcançarei tamanha proeza.
Sou da Ilha da Madeira e costumo pescar junto as rochas com Bóia. Não prático pesca a fundo porque como sabem as nossas praias é so calhau e la se vão as chumbadas.
Queria então ir a "caça" aos sargos e/ou bodiões mas para tal gostavaria de saber alguma receita de engodo e como engodar, já que nunca fiz tal coisa. Já li sobre sardinha esmagada, farinha, etc... Se alguém tiver ai uma receitazinha milagrosa agradecia imenso.
Quem quiser partilhar mais alguma dica, desde anzois, linhas, etc, esteja desde logo a vontade... loool.

Abraço e desde já o meu obrigado!
:fixe:
dord
Mensagens: 113
Registado: domingo jul 12, 2009 9:48 pm

Re: Empurrãozinho... precisa-se

Mensagem por dord »

Viva Cristian,


Quando li o titulo do tópico a 1ª coisa que pensei foi " este gajo quer se molhar" #-o

Também sou madeirense embora :join: não residente há 3/4 anos! :beer:

Em relação á pesca ao fundo é muito mais difícil nas praias de calhau da nossa ilha, mas não é impossível, basta encontrares o chumbo adequado ao pesqueiro.

Podes praticar uma pesca ao fundo mas mais ligeira a chamada "pesca á chumbadnha", não tem que ser obrigatoriamente á bóia.

Pesquisa aqui no fórum que irás encontrar as dicas necessárias, eu como não sou entendido tecnicamente na matéria não te posso ajudar muito mais mas aparecerá alguém de certeza, pode ser que o Boss te dê o empurrão é perito na matéria já li varias dicas dele cá no fórum e artigos em revistas.

O engodo, a sardinha dá para os sargos mas para os bodiões não tenha essa certeza pois bodião é quase exclusivamente um devorador de crustáceos, apostava como isco para bodiões as nossas lapas, burras (búzios pequenos, não sei o nome correcto), as jacas (caranguejo pequeno).
A malta do contenentee.. não aprecia muito o bodião pois o de cá não é como o nosso pelo menos nunca vi nenhum como o nosso com aquele vermelho alaranjado, azul, verde.. etc.. uma carrada de cores num só peixe bem gostoso para mim não há melhor para a brasa, os companheiros de cá pelo que tenho lido até os devolvem ao mar.


PS: A boia tambem é uma boa escolha para pescar na rocha .lol

braço :boia:
motinha
Mensagens: 82
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Re: Empurrãozinho... precisa-se

Mensagem por motinha »

O bodião come muita algaa, tambem.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Empurrãozinho... precisa-se

Mensagem por Paulo »

Dá uma vista de olhos nos dois primeiros (e únicos até agora) números da e-zine.

Estão lá dois artigos meus (um em cada número) com montagens para pescar na pedra sem enrochar (muito) :fixe:

http://www.pescador.com.pt/e-zine/

Quanto ao engodo, o melhor é engodar só se conhecemos bem o local e as correntes, se não, em vez de estarmos a chamar o peixe o mais certo é estarmos a afastá-lo.
Cristian
Mensagens: 7
Registado: quarta ago 26, 2009 6:00 pm

Re: Empurrãozinho... precisa-se

Mensagem por Cristian »

paulo Escreveu:Dá uma vista de olhos nos dois primeiros (e únicos até agora) números da e-zine.

Estão lá dois artigos meus (um em cada número) com montagens para pescar na pedra sem enrochar (muito) :fixe:

http://www.pescador.com.pt/e-zine/

Quanto ao engodo, o melhor é engodar só se conhecemos bem o local e as correntes, se não, em vez de estarmos a chamar o peixe o mais certo é estarmos a afastá-lo.
Já li ambos os artigos, estavam muito fixes, alias, em termos de conteúdo a revista é fantástica. Espero por mais alguma edição.
Em termos teóricos já percebi a pesca a chumbadinha, falta agora aplicar em termos praticos. Realmente em termos de montagem é muito simples, mas em termos de domínio a coisa parece ser mais complexa. Creio que levara algum tempo até conhecer os seus truques e segredos. Conheço um pesqueiro aqui na ilha que penso ser o ideal para por em pratica esta técnica. A ver como corre a coisa.
Quanto ao facto de engodar ja li mais alguns comentários sobre tal. Neste momento tou numa de "estudar" alguns pesqueiros primeiro e só depois então passar a acção, se necessário claro.

Abraço e obrigado pela dica :fixe:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Empurrãozinho... precisa-se

Mensagem por Paulo »

Brevemente deverá sair mais uma edição a e-zine, só ainda não saiu por manifesta falta de tempo da minha parte.

Acerca da chumbadinha, o melhor é experimentar, o segredo está em sentir a pesca, ter sempre a linha o suficiente "esticada" para a isca trabalhar (andar de pedra em pedra, de buraco em buraco), isto sem ser em demasia para evitar as tais prisões.

A escolha do peso do chumbo em função do mar / vento é importante para facilitar o tal trabalhar. :fixe:
Cristian
Mensagens: 7
Registado: quarta ago 26, 2009 6:00 pm

Re: Empurrãozinho... precisa-se

Mensagem por Cristian »

Boas Pessoal.
Como já aprendi aqui no sitio nunca devemos ir para a pesca com apenas 1 tipo de isco...
Muito ja li sobre iscar com sardinha, mas na verdade é coisa que não sei fazer, ja tentei mas ora desfaz-se no anzol, ora no lançamento a iscada voa do mesmo, enfim, quem não sabe da nisto... loooool.
Utilizei sardinha congelada daquelas mais pequenas, não sei se é relevante ou não (pelo facto de ela se desfazer muito rapidamente), ou se é preferivel utilizar sardinha de tamanho superior ou até mesmo fresca.
Se alguém pudesse postar alguma imagem ou esquema de como iscar com a sardinha também seria muito fixe, não a nada como ver relamente como funciona no anzol.
Já agora utilizo anzois nº 4 de momento.

Um Abraço :fixe:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Empurrãozinho... precisa-se

Mensagem por Paulo »

Cristian Escreveu:Boas Pessoal.
Como já aprendi aqui no sitio nunca devemos ir para a pesca com apenas 1 tipo de isco...
Muito ja li sobre iscar com sardinha, mas na verdade é coisa que não sei fazer, ja tentei mas ora desfaz-se no anzol, ora no lançamento a iscada voa do mesmo, enfim, quem não sabe da nisto... loooool.
Utilizei sardinha congelada daquelas mais pequenas, não sei se é relevante ou não (pelo facto de ela se desfazer muito rapidamente), ou se é preferivel utilizar sardinha de tamanho superior ou até mesmo fresca.
Se alguém pudesse postar alguma imagem ou esquema de como iscar com a sardinha também seria muito fixe, não a nada como ver relamente como funciona no anzol.
Já agora utilizo anzois nº 4 de momento.

Um Abraço :fixe:
O ideal é utilizar sempre sardinha fresca e bem fresca. Congelada apenas se tiver sido congelada bem fresca.

Em qualquer dos casos, meter um pouco de sal na sardinha ajuda a tornar a iscada mais consistente.

Escamar sempre a sardinha, as escamas são "meio caminho andado" para desfazer a iscada.

Acerca das iscadas, há várias variantes e formas de iscar, muitas dependem do tipo de pesca que se está a praticar, pela que escreveu penso que seja pesca ao fundo.

Se não puxar muito não necessita de utilizar linha para prender a sardinha (assumindo que é fresca e salgada), se puxar, convém colocar um pouco de linha para prender melhor a iscada.

Nos lançamentos curtos costumo no surfcasting iscar um filete (começando pelo extremos do rabo), nos lançamentos longos utilizo agulha de iscar.

1) Colocar uma agulha de iscar no centro de um filete

2) Virar o filete (pele para dentro), com a linha formar tipo um "chouriço" - ou se quiser tipo aqueles lombos de porco para ir ao forno :hahaha: :hahaha:

3) Iscar pelo anzol acima. - Costumo deixar a extremidade mais fina (rabo) na parte de cima do anzol (ou melhor já na linha do estralho).

Esta é uma das formas de iscar sardinha na pesca ao fundo, mas há mais, há até quem isque os rabos cortados pela barriga (com a espinha no meio e tudo).
Responder