Chumbadas de cor

Para falar de todo o outro tipo de material que não está representado nos fóruns anteriores.

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Chumbadas de cor"
na nova versão do site.

sargalhão
Registado: terça fev 12, 2008 12:07 pm

Re: Chumbadas de cor

Mensagem por sargalhão »

Teoria interessante.
Não tinha pensado nisso, a de nós também sermos grandes responsáveis por “ensinar” as futuras gerações de peixes.
Parece-me lógico o raciocínio e mais…assim faz qualquer ser vivo. Aprende com as asneiras – processo de tentativa e erro e retransmite geneticamente aos seus progenitores as constatações.
Aplaudo a dedução, Paulo.
…
Quanto ás Seifias serem estúpidas…obviamente que não posso concordar com esta ilação.
Todos os peixes podem ser consideradas estúpidas de quando em vez. Para isso terá que existir condições preponderantes para que num determinado momento o desenfreamento na alimentação resulte em copiosas capturas.
Francamente acho que esta situação encontra-se muito relacionada com as quantidades.
Muitos peixes da mesma espécie resulta em competição – lei do mais forte…quem chegar primeiro é que come.
Por raciocínio inverso…poucos peixes → mais sobra de alimentos → mais barriguinha cheia → menos vorazes → menos capturas.
E obviamente… alguns lugares poderão existir mais quantidades que outros.
Mas ainda tenho outro raciocínio complementar que incide sobre as quantidades…
Duarte NNóbrega
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Essa teoria tenho-a como certa no caso especifico das Safias, que como peixe dificil de capturar, pois se estivermos em contacto ocm elas na pescas todos os fins de semana, chegamos À conclusao que cada vez é mais dificil e os seus comportamentos, têm-se alterado nos ultimos anos. :join:
Sobre o caso das quantiades e comida etc, um exemplo é nas Safias e nos Sargos legimitos, se estiver comida perto de um unico exemplar, é muito desconfiada, mas se entretanto chegar mais exemplares ao local, a primeira atacará o isco antes doso utros la chegarem...será instinto de sobrevivencia ?
Acho que não é sómente isso... :huuum:
Em relação às outras especies mais comuns, o seu comportamento é perfeitamente "previsivel", como o Pargo, Choupa, Besugo, etc.. :join:
Abraço
Jo Pinto
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

Pois…
Atenção que as espécies que fala não são necessariamente de ambiente agregado, ou seja coabitar em cardume não é muito frequente.
Os raciocínios anteriores quase poderemos estereotipar para as espécies que se movimentam em cardume, onde aquilo que chamo de teoria do cão vadio, funciona.
Os peixes que por norma se movimentam sozinhos ou quanto muito aos pares (existe espécies que possuem o mesmo parceiro por tempo indeterminado – o Enxareu é um deles), têm as mesmas formas de actuação – com muita ou pouca comida. São sempre mais desconfiados que os outros. Inclusive o seu 6º sentido – a linha lateral (sentido da percepção do perigo) é muito mais desenvolvido), ao contrário das espécies que se movimentam em cardume.
Para estes a linha lateral poderá ser menos desenvolvida visto que a quantidade de elementos proporciona segurança…mais olhos…etc…etc.

Não sei se por cá num outro tema já falei sobre esta teoria do cão vadio…?
+- assim:
1 cão vadio e sozinho…
Atiramos-lhe um osso… resultado?
O cão circunda o osso desconfiado. Quando se sente com alguma segurança...abocanha-o.
…
Vários cães vadios juntos…?
…?
Nem vale a pena pensar muito. Obviamente que o primeiro que chegar é que terá a sua refeição.
Assim é também com os peixes. Assim é também com qualquer ser vivo. Até nós por momentos de menos fartura poderemos enaltecer o instinto de sobrevivência… A lei do mais forte.
…e a natureza faz a sua selecção.
… e assim apura raças e passa às gerações posteriores novos genes. E como o Paulo diz dificulta-nos cada vez mais as capturas.
Duarte NNóbrega
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

jopinto Escreveu:Quanto À forma de pescar em varias zonas, já tive esse entendimento, mas abandonei essa ideia porque para mim vai mais da "maneira como o peixe ataca o isco" nas varias zonas, que em algumas será um pouco diferente, mas nada que não se consiga adaptar facilmente em termos de eficacia de captura
Por acaso não partilho desta opinião e explico porquê:
Para já digo-vos que Portugal não é só um rectângulo. Existe mais qualquer coisa no horizonte que também…é Portugal.
Como segunda situação – nada me faz pensar como absoluto que todos as zonas de costa Portuguesa, mesmo só no rectângulo, as características do meio sejam exactamente iguais para todas.
Mais que evidente que umas zonas apresentam mais percebes; outras mais amêijoas, outras mais mexilhão outras mais outra coisa qualquer. No meu caso, neste bocado de rocha, onde moro, existe mais camarão (não comerciável) e mais outras coisas… um bocadinho diferentes do rectângulo.
Mas também tem sargos…e muitos (bué).
Mas estes não podem comer mexilhão e / ou todas as outras iguarias acima referenciadas…muito simplesmente porque não há por cá.
E digo-vos mais se por ventura me aventurar a tentar apanhar uns sarguitos com estas iscas…já foste.
Conclusão?
Se o meio influencia fortemente as acções dos seres vivos, no campo da alimentação as coisas nunca poderão ser muito diferentes.
Por cá quem não usar camarão para tentar apanhar sargos só perde tempo.
DNN
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Élá essa é forte ó amigo Duarte... :grrr2:
Eu falo somente do que conheço e "infelizmente" e por incrivel que pareça ainda nao visitei a Madeira, por isso mesmo e porque já tive o previlegio de "calcorrear os mares desde Viana Castelo ate Vila Real de Stº Antonio", e continuo a tentar "actualizar-me" nessas paragens todos os anos e enquanto me aguentar nas pernas :join: tem dado para empiricamente e por "apalpação" tirar as minhas conclusoes, misturadas com informações de amigos sejam eles mergulhadores, Biologos, ou ate pescadores profissionais, na tentativa de me enriquecer e tentar perceber, para complementar essa informação na pesca, e é daí que me considero "rico" com tudo isso... :fixe:
Em relação aos iscos é tema muito dificil, mas como costumo dizer aos amigos que comigo pescar, é para trazerem "todas as qualidades de isco" quando me perguntam que iscos levar... :join:
A questão que lancei à "baila" é do Comportamento ao atacar o isco, e não propriamente aos iscos. aqueles são para mim mais que previsiveis tendo em conta que o pescador deve estar imbuido do espirito de luta com algo que não está a ver, e portanto estamos (nos e os peixes) em posições diferentes apesar de cada um ter vantagens. Esta para mim é a verdadeira pesca com prazer, mas isto já é outro assunto que tem pano para mangas... :join:
Abraço
Jo Pinto
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

jopinto Escreveu:Élá essa é forte ó amigo Duarte
Sem ofensas Jó Pinto. Nem partilho atitudes separatistas, clubisticas ou partidárias. Nem me revejo nas afirmações do "grande" chefe de cá da Ilha.
Sou mais pro-Portugal.
Foi só uma pequena brincadeira p'ra quebrar o formalismo do diálogo.
E digo mais...Gosto e faço alguma pesca, neste caso de competição, por esses lados.
...e uma boa conversa sobre pesca é o melhor remédio para outrapassar qualquer crise.
Venha mais dai que eu mando daqui.
Um abraço
Duarte NNóbrega
sargalhão

Mensagem por sargalhão »

Por acaso ontem à noite pus-me a pensar que o que escrevera sobre o rectângulo e coisa e tal talvez tivesse sido um pouco forte.
Constatou-se…Sorry
DNN
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

sargalhão Escreveu:Venha mais dai que eu mando daqui.
é para isto que o forum serve e existe, partilha :fixe:
Responder