Peixes perdidos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Peixes perdidos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por cable-man »

Eu nem sequer sabia que existia uma associaçao.

mas relativamente aos pesos das associaçoes a redimir leis, tenho a dizer:

animais de companhia:
somos dos unicos, ou o unico, pais a ter IVA de 20% nas raçoes dos aniamis de companhia

Automoveis:
Ja ouviram falar no IA?
Mudou... para onde??? ja ouviram falar no CO? pois e... o IA mudou, proque lhe acrescentaram mais um imposto.
Continuamos a ser o ou dos paises com o imposto automovel mais elevado.

MUSICA:
Qual o IVA que pagam num CD? 20%

e por ai adiante...

As asociaçoes teem uma acçao meritoria, nao posso contestar isso.
Mas sempre que mexe no bolso de quem paga mais, as associaçoes sao meros objectos decorativos nas estantes dos gabinetes de discussao.
E disso, carissimos companheiros de noites ao relento, nao tenham duvidas.

A utilizaçao do "bicheiro" (que eu nem sabia o que era, mas ja vi que nao e um bar de nascas) por mim tambem devia ser interdita na pesca a linha, onde o peixe chega a nos vivo, e depois de o pegar com um gancho, obviamente que deixa de o estar.
mas na caça submarina nao vejo diferença, uma vez que o bicho e apanhado exactamente ao ser morto... Nao ha devoluçao possivel ao mar.

ao ler a lei eu vejo muitas coisas que foram feitas nao para legislar os pescadores ludicos ou desportivos, embora eu nao ache a caça ou a pesca um desporto, mas sim para proteger os pescadores profissionais dos falsos pescadores ludicos.
Sejamos sinceros, ir ao mar de barco, com 5 manos a bordo, trazer 500Kg de peixe, vender aos restaurantes e peixarias, e nao pagar impostos...
Isto e um pescador ludico??
ATENÇAO, eu sou o ultimo a dizer que nao se deve fugir aos impostos, mas ha que ter bom senso...
Uma coisa e eu trabalhar 30 anos a pagar dinheiro aos estado para eles pagarem rendimentos a ciganos que nunc atrabalharam nem vao trabalhar, e quando eu me refoirmar recebo metade do que os ciganos recebem.
Outra coisa e eu tirar o trabalhao a quem todos os dias vai ao mar, e na volta ve o fruto do seu trabalho a ser cada vez mais desvalorizado proque ja nao ha quem compre...

Eu nao sou moralista (nem gaiola aberta, honra a quem a merece, a minha venia ao senhor Vilhena), mas e pa... chatearen-se por causa do limite de captura serem 10kg de peixe??
Quando foi a ultima vez que foram ao supermercado comprar 10 Kg de peixe?
E nao me digam que nao podem pescar 1 atum de 50Kg, proque o peixe maior nao conta, logo 1 peixe de 50Kg, ou 30000Kg, e legal na mesma.
A pesca nao e um desporto, e um trabalha para uns, uma paixao para outros, mas tem de ser feita de forma sustentavel, ou vai passar a ser um jogo de paciencia e ai sim um desporto de ver quem atira mais longe ou ver quem aguenta mais tempo com o pau na mao.

O bom senso devia imperar neste tipo de regulamentaçao, mas normalmente o que impera e a tentativa de eliminar determinados crimes, no verdadeiro sentido do termo.
Eu nao sei o que levou a gerar esta proibiçao das luzes ao pe dos anzois, mas de certeza que foi tudo menos a possibilidade de se apanahr mais peixe.
Porque a verdade seja dita, quer eu apanha 10Kg de peixe em meia hora, que os apanhe em 10 horas, estou na mesma limitado aos 10Kg, trago para casa os mesmos peixes.
Eu digo isto por analogia aos pintar pelos dos animais.
Existem em alguns paises a proibiçao de se pintar o pelo dos animais domesticos... e pa... a primeira vista e mais uma lei idiota... que mal tem em se fazer umas madeixas a um cao branco...
Agora pensem no que e pintar um coelho branco TODO na altura da pascoa... a lei foi feita por causa deste excesso, este crime de crueldade para com os animais.

Creio sinceramente que quem fez a "lei da luzinha" nao tinha como objectivo impedir alguem de apanahr peixes mais depressa, mas possivelmente algum efeito mais nefasto que a mim me escapa... talvez alguns dos presentes saiba qual, eu nao faço ideia...

Ao companheiro de Tomar
Onde costuma ir pescar? e que para Peniche sao 5,60 Euro para cada lado de portagem, mais o gasoil....
Nao ha por aqui nada mais perto?
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por dpeneireiro »

Eu falei no bicheiro na pesca submarina, que é onde me faz mais falta (na apeada nunca tirei peixe com tamanho sufuciente para achar que precisasse :D) pois por vezes arpoamos uma moreia ou um polvo entocado e não o conseguimos tirar do buraco apesar de por vezes já estar morto pois ou se enrolaram e não saem ou se infiam nom local de dificil acesso, com o bibeiro dava-se uma ajudita de lado e era mais fácil

Quanto à luzinha ao pé do anzol, não sei porque é que é proibida, se são questões ambientais, questões morais??? Apenas sei que é proibida excepto nas duas situações abrangidas na lei.

Se não conhece esta associação consulte o site http://www.anpled.org/ e veja o que por lá se diz... quanto a ficar na parteleira ou não, verá que esta tem um plano bem definido, no site não dá para visualizar o plano de acção (ou pelo menos não o encontrei) mas nós os associados temos recebido correio sempre que o grupo de trabalho actua (desde reuniões no parlamento a reuniões com outras organizações) e posso assegurar-lhe que alguns dos temas debatidos por esta associação nas reuniões foram apreciados e algumas das reinvidicações foram contempladas na alteração à lei em Maio... Não estou a dizer que foi apenas trabalho desta associação, mas pelo menos algum peso teve e em futuras lutas que virão, como o sr Ramiro já referiu, é sempre melhor ter um nucleo organizado e já conhecido pelo seu trabalho responsável e assente em fundamentos estudados do que cada um por si.

Quanto aos locais onde costume pescar, é em qualquer lado onde haja água, peixe e, nos deixem... :D.

Desde a barragem do carril, montargil, zêzere (quando não quero apanhar nada se for às carpas, ou uns achigãzitos), tejo...

No mar costumo ir a peniche se for para os carapaus ou em qualquer praia para outras capturas. Ás vezes vou para as praias da zona da marinha grande, nazaré...
Também costumo ir a s. Pedro do Estoril quando vou para aqueles lados, ou costa Alentejana ou Algarve quando vou de férias...

Como vê é mesmo onde calha, mas se for de propósito, costumo ir com um amigo e ou vamos para Peniche se for para ficar para a noite ou vamos para uma praia qualquer destas mais próximas para fazer a tarde. O facto é que fica caro... mas como não são todos os dias...

Se quiser ir algum dia e não tenha companhia mande uma pm com alguma antecedência que eu, se puder digo qq coisa.

Cumprimentos e boas pescarias :boia: .
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por rui valerio »

cable-man Escreveu:animais de companhia:
somos dos unicos, ou o unico, pais a ter IVA de 20% nas raçoes dos aniamis de companhia
E muito bem, tem animais quem quer e pode, se quiser vestir o meu filho pago 20% de iva, não estou a ver porque um animal teria de ser beneficiado
nota: tenho 5 cães (4 podengos médios de pelo cerdoso e um pastor alemão), tenho uma Égua e um poldro.
cable-man Escreveu:
A utilizaçao do "bicheiro" (que eu nem sabia o que era, mas ja vi que nao e um bar de nascas) por mim tambem devia ser interdita na pesca a linha, onde o peixe chega a nos vivo, e depois de o pegar com um gancho, obviamente que deixa de o estar.
mas na caça submarina nao vejo diferença, uma vez que o bicho e apanhado exactamente ao ser morto... Não ha devoluçao possivel ao mar.
Sem a utilização do bicheiro gostaria de ver meter um safio de 12kg ou mais para dentro duma embarcação, o peixe que se captura a mais dos 60 metros tem pouca saúde para serem devolvidos, sofrem o fenómeno da descompressão ( ou falta dela…)
Em relação á cota de pescado, embora concorde que o limite tem que existir, mas estar a pescar numa saída de alto mar, custa-me deixar de pescar a meio da jornada tendom de pago a viagem e fazer os meus 10 kg, a solução que encontrei foi seleccionar o pescado, e quando a pesca me satisfez, procura peixe “maior”
De resto estou de acordo com as suas afirmações, também acho que o ataque aos balanceiros pescadores que pescam para vender, ou seja estão “camuflados” de pescadores lúdicos)

Como não lhe dei as boas vindas na devida altura, aproveito para desejar uma boa estadia nesta nossa casa, e agradeço-lhe desde já a sua contribuição extremamente positiva para este debate público em redor da pesca.

P.S. Para mim a pesca TAMBÉM é desporto, aliás onde temos resultados brilhantes tanto a nível de equipas como individualmente, nas variadíssimas modalidades de pesca
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por cable-man »

De barco nunca pesquei, a minha religiao nao me permite os balanceios dos barcos.
mas na torreira ja la sairam uns bichinhos de peso valente (ha uns anos), e creio que os puxar para fora dos calhaus nao seja muito mais facil que para dentro de um barco... E saem sem ganchos.

Relativmente as raçoes dos animais, e a roupoa das pessoas.
As coleiras para os aniamis, os peluches, os brinquedos, as trelas, os tapetes, ... tambem concordo que seja a 20% o IVA, tal como a roupa das pessoas...
Mas a alimentaçao a 20%, nao concordo, tal como a nossa tambem nao o e.
Para a egua e potro compra raçao com 20% de IVA? Tenho ideia de tudo o que e para agricultura tenha iva de 12 e 5%.
Tenho 3 caes, 2 caturras e centenas de peixes. as raçoes dos peixes, que veem todas de fora, veem com IVA a 7%.

Quanto ao papel da associaçao, quando disse ser um enfeite de prateleira, estava-me a referir que as opinioes das asociaçoes, quando mexe em dinheiro de alguem, nao contam.
Basta ver o que se pasou agora com os professores, onde nem sequer foram ouvidos. Normalmente ainda os ouviam e nao ligavam nenhuma, mas desta ultima vez nem sequer os ouviram. Isto a julgar pelo que foi dito, nao sou professor.
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por rui valerio »

Um exemplo da pesca embarcada e da luta com safios... sem o uso de bicheiro, até se coloca em risco a vida de pescadores...

http://www.youtube.com/watch?v=PWKnLvNZ ... re=related

Em relação á ração... deve ter razão, nunca me preocupei com isso, uma vez que não deduzo o iva... e os meus cavalos são criados de forma extensiva nesta altura da minha vida, tem campos verdejantes onde correm e se alimentam, a despesa maior é com a manutenção e cuidados de saúde

Tenho um curriculo razoavel no que respeita á ecologia,sua defesa e promoção... neste momento deixei as associações por motivos de divergências com a forma de agir das mesmas...

A minha maxima era e continua a ser, defender a natureza como um todo.... mas temos de ter cuidado, senão caimos em radicalismos bacocos de proteção de animais, o que nada faz pela preservação da natureza e dos seus ecossistemas, aliás, certas posições que tenho observado são inimigas da natureza e da sua protecção (assunto já debatido em alguns post´s desta nossa casa).

Ao tratar os animais como seres humanos, corremos o risco de tratar os seres humanos como animais.

Sou e serei ecologista.... nunca me identificarei com as associações de defesa dos animais que tenho tido conhecimento.

Em relação aos professores, o associativismo dos professores é uma teia e emaranhados de interesses que não me motivam, mas isso são águas de outro rosário.... eu sou professor!

Abraço
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por cable-man »

:) :) :) :) :)
Nos meus tempos de universidade tinha uma Tshirt com um desenho do globo onde se lia:
Fuck the world
Save yourselves

Concordo com todas as firmaçoes que fez relativamente aos animais e suas protecçoes :)

Nao descontar IVa,e mais uma razao para saber a quanto o paga :)
e que quando se desconta, muito ou pouco ele e devolvido... quando fica a nossa conta e que e o caraças :)
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por Ramiro »

rui valerio Escreveu:Um exemplo da pesca embarcada e da luta com safios... sem o uso de bicheiro, até se coloca em risco a vida de pescadores...
A técnica de utilização do bicheiro mostrada neste filme é de facto um primor. #-o
Chama-se "dar cabo do juízo ao Safio". :join:
Há com cada um. :roll: :hahaha:
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por rui valerio »

Ramiro Escreveu:
rui valerio Escreveu:Um exemplo da pesca embarcada e da luta com safios... sem o uso de bicheiro, até se coloca em risco a vida de pescadores...
A técnica de utilização do bicheiro mostrada neste filme é de facto um primor. #-o
Chama-se "dar cabo do juízo ao Safio". :join:
Há com cada um. :roll: :hahaha:
pois é.... imagina se o queriam meter no "ganhuço".. :122:
Responder