Peixes perdidos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Peixes perdidos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por cable-man »

O que e legal, e o que e correcto, sao duas coisas diferentes.
Isso e o que esta escrito. Essa e a interpretaçao linear.

O que cada um faz, desde que nao prejudique os outros, e problema de cada qual.
Legislaçao a determinar tamanhos de ovos de galinhas e graos de ervilhas... e pa, sao legais, sao a lei.
Nem por isso sao correctas...
Se eu achasse que por causa da luzinha apanhava mais uns peixes, tambem a usaria. Nao creio estar a prejudicar ninguem com isso.
Ja trazer peixes abaixo da maturidade, isso sim ja e prejudicar a mim e aos outros e principalmente aos futuros. Isso nao faço.

A lei e a base de multas e intimidaçoes... PID no seu melhor.
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por dpeneireiro »

O que cada um faz, desde que nao prejudique os outros, e problema de cada qual.
Tem toda a razão, mas eu não o estava a criticas, estava apenas a avisá-lo pois muita gente há que desconhece a lei e outros tantos que nem sequer querem conhecer, até ao dia que os rapazitos do fato azul aparecem e ai maldizem da vida.

E como eu já vi determinadas situações prefiro nem sequer arriscar. Ainda aqui há uns dias um pescador submarino teve que ir às autoridades navais no posto da Ericeira porque deduziu que uma boia poderia dar para duas pessoas por desconhecimento da lei, ou pelo menos deste ponto da lei. Foi apanhado de surpresa... confiscaram-lhe o material todo logo no mar (procedimento que também não está correcto pois têm que deslocar-se ao local onde o pescador tem as coisas guardadas) e no dia útil a seguir lá foi ele completamente desconsolado tentar reaver o material ao posto e ser notificado que após uns dias teria que prestar declarações pagar uma multa por falta da bóia, multa essa que (li algures e não tenho a certeza de ser uma fonte fidedigna) que pode chegar aos 250€.

Ora, eu prefiro não arriscar, o dinheir custa-me muito a ganhar para ser depositado num saco roto como este, :D mas como disse, cada qual é livre de fazer o que quer desde que não prejudique os outros.

Cumprimentos,
David Peneireiro
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por cable-man »

Entao e se aparecer um desses senhores de azul, a linha nao pode partir?
As vezes as linhas partem... e uma questao de se ter um canivete afiado, ou um corta unhas, sempre a mao...

Mas efectivamente ficar com o material roubado e ainda pagar 250 paus pelo favor, e muito guito...
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por Paulo »

cable-man Escreveu:O que e legal, e o que e correcto, sao duas coisas diferentes.
Isso e o que esta escrito. Essa e a interpretaçao linear.

O que cada um faz, desde que nao prejudique os outros, e problema de cada qual.
Legislaçao a determinar tamanhos de ovos de galinhas e graos de ervilhas... e pa, sao legais, sao a lei.
Nem por isso sao correctas...
Se eu achasse que por causa da luzinha apanhava mais uns peixes, tambem a usaria. Nao creio estar a prejudicar ninguem com isso.
Ja trazer peixes abaixo da maturidade, isso sim ja e prejudicar a mim e aos outros e principalmente aos futuros. Isso nao faço.

A lei e a base de multas e intimidaçoes... PID no seu melhor.
Desculpe cable-man mas não concordo mesmo nada consigo acerca do que disse. Vou tentar explicar porquê.

Em primeiro lugar não é pelo simples facto de não concordar com uma lei que não vou respeitar a lei, devo sim, bater-me dentro da legalidade para mudarem a lei.

Vou dar-lhe um exemplo, sou empresário, estou no regime de contabilidade organizada e pago IVA.

A lei que existe obriga-me a pagar IVA com base nas facturas que passo e não nos recibos passados (quando realmente recebo o dinheiro), ou seja e em termos simples.

Facturo 1000€ com IVA incluído, desses 1000€ tenho que entregar 200€ ao estado não interessa se recebi ou não os 1000€. Por isso trabalho, não recebo e ainda pago 200€ ao estado.

Neste momento e à custa desta lei estúpida de pagar com base no que se factura e não com base no que se recebe já tenho vários milhares de euros pagos ao estado sem os ter recebido, para os pagar (pagar ao estado dinheiro que não recebi) tenho mesmo que utilizar a banca como fonte de financiamento. Não concordo mesmo nada com esta lei, é injusta, pagar sim mas quando se recebe, mas não é por isso que vou deixar de pagar o IVA (mesmo sem o ainda ter recebido dos clientes).

Continuando e agora com o tema pesca.

No ano passado aqui em Peniche estavam uns senhores a pescar ao carapau sem licença de pesca, por acaso até estavam a gabar-se de não a ter tirado, entretanto aparece a B.F. e continuam a cantar de alto...

- Eles que venham cá que não pagamos.

Resultado eles foram lá. Pediram os documentos, pagaram e não refilaram (silêncio de morte), uma coisa é cantar de galo com a capoeira vazia, outra coisa é cantar de galo com galos maiores que nós na capoeira. E aqui toco no starlight, todos podemos usar starlight mesmo este sendo ilegal, o problema é quando aparece algum agente da lei, e aí não temos que refilar, não estamos a cumprir a lei (mesmo que esta não faça sentido), vamos ter de pagar a coima.

Para terminar, existem uma associação que está a tentar mudar a lei para torná-la mais explicita e mais vantajosa para os pescadores lúdicos. Quando não se podia engodar tinha apoios de gregos e troianos, actualmente como a lei já não é tão restritiva e até nem há fiscalização (poucos são multados por usar o tal starlight) já está tudo bem... já ninguém se lembra que há uma entidade para defender e bater pelos nossos interesses de uma forma como disse no início, legal.

Já não é necessária, isto é perfeitamente perceptível pela participação que as ultimas reuniões têm tido, daqui a um ano ou dois quando saírem as restrições como cá para cima como saíram para o Sudeoeste, já é o "Ai Jesus". Nessa altura vamos ver se ainda há paciência na associação para "aturar" os pescadores que temos neste país. :122: :122:

Abraço e desculpe o desabafo. :fixe:
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por cable-man »

HEHE
Metade, ou mais, de portugal (com excepçao dos funcionarios publicos) sofre com o porblema do IVA.
eu resolvi ao trocar as facturas por VD. Tenho menos trabalho, mas o que trabalho, recebo... Nao pago para puder trabalhar...
Mas pior que isso, e a segurança social... enfim... isto ja so la vai com uma bomba, pode ser que os proximos demorem mais tempo a esquecer o que aconteceu e isto por uns anos ande melhor.

Estamos a falar de coisas difernetes.
Licenças de pesca e regulaçao, acho muito bem.
cortar os rabos aos peixes, acho muito bem.
Havia, e se calhar ainda ha, muitos pescadores ludicos que viviam a conta da pesca... A parte de ludico, era memso so para nao pagar impostos, os peixes eram todos pescados a cana... enfim...

Ha leis, e leis...
Legalmente o estado e obrigado a fornecer cobertura inteligivel dos canais de radio e televisao nacionais a 100% da populaçao... faz?
CLARO QUE NAO, e tecnologicamnete/monetariamente imposivel. (E tirava MUITOS clientes a TVcabo)
Quem fez esta lei da pesca, se calahr nunca pescou... Ou foi muito mal aconselhado por alguem...
Qualquer que fosse a razao, esta mal. E combate-se de todas as formas possiveis. Legalmente, ou nao... cada qual benze-se com a agua que quer... Tem e de se combater o que esta mal, e fazer-se saber que se o esta a fazer.

Ja pensaram em mandar um starligt por correio num envelope ao senhor legislador? So a perguntar se sabe o que e, nada de ameaçador.
Ja imaginaram o que acontecia se TODOS mandassem 1 carta?
Loby e bom, mas so traz resultado se mexer com a carteira de alguem...

As formas como cada qual luta contra o que esta mal, sao da conta de cada qual.
TEM e de se dar a saber que achamos que esta mal.

E, antes que perguntem, responder e dar uma opiniao num forum aberto na WEb FAZ A DIFERENÇA!!
Lembran-se da pita esterica do "da-me o telemovel, JA!!" ?? Claro que sim... estava na web.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por Paulo »

cable-man Escreveu:HEHE
Metade, ou mais, de portugal (com excepçao dos funcionarios publicos) sofre com o porblema do IVA.
eu resolvi ao trocar as facturas por VD.
Quem me dera que fosse tão simples, em certas actividades é praticamente impossível utilizar a VD. E a minha é uma delas.

Mas voltemos à pesca.

cable-man Escreveu: Ja pensaram em mandar um starligt por correio num envelope ao senhor legislador? So a perguntar se sabe o que e, nada de ameaçador.
Ja imaginaram o que acontecia se TODOS mandassem 1 carta?
Loby e bom, mas so traz resultado se mexer com a carteira de alguem...

As formas como cada qual luta contra o que esta mal, sao da conta de cada qual.
TEM e de se dar a saber que achamos que esta mal.

E, antes que perguntem, responder e dar uma opiniao num forum aberto na WEb FAZ A DIFERENÇA!!
Lembran-se da pita esterica do "da-me o telemovel, JA!!" ?? Claro que sim... estava na web.
Assim já estamos a falar mais como eu penso. Acho que devemos lutar para que as leis mudem, quando achamos que estas estão mal elaboradas, claro que cada qual luta como quer, o que para mim não me parece correcto é que as pessoas pensem que lá por não concordarem com um ponto da lei, podem não cumprir a lei ou esse ponto da lei. Este é um pensamento perigoso, hoje como estamos a falar de um starlight na pesca, amanhã poderemos estar a falar de sabe-se lá o quê??? É que o não prejudica ninguém por vezes não é linear e óbvio.

:fixe:
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por dpeneireiro »

Concordo com o que o Paulo disse...

Hoje temos um grupo (entre vários que também têm o seu mérito) que se tem esforçado e tem conseguido trazer a água ao nosso moinho, divulgando, esclarecendo e propondo alternativas mais razoáveis a alguns pontos da lei, perante quem pode efectivamente pressionar para que esta seja alterada/melhorada.

Podemos apreciar o fruto deste trabalho (não só por parte desta associação mas também de muitas outras) na portaria 458-A/2009 onde já foram alteradas algumas regras sem sentido, como a alteração às limitações que existiam da pesca na Costa Vicentina e a reintrodução da possibilidade de uso de engôdos na pesca apeada, que vigoravam na lei anterior, entre outros aspectos...

No entanto, e como todos sabemos, ainda há muito caminho a precorrer (o uso do bicheiro/gancho na pesca submarina e possivelmente apeada, algumas limitações sem sentido a locais de pesca...) e por isso nos devemos unir para, pela via legal, obtermos os resultados desejados... Cada um a lutar por si não dá frutos e ainda para mais, se muitos desrespeitarmos a lei que temos porque não nos serve, podemos virar o feitiço contra o feiticeiro...

Já agora, sabe porque é que neste momento é proibido pescar a menos de 100m das praias concecionadas durante a época balnear?
Este foi um dos pontos que esta associação tentou alterar e que foi categoricamente refutado com um desculpa de que os pescadores que pescam neste locais de noite deixam o lixo da actividade, nomeadamente linhas e anzóis na areia colocando os banhistas em situação perigosa.

Evidentemente que tenho que concordar com este argumento... agora se todos fossemos cumpridores, responsáveis e conscientes (ou pelo menos a esmagadora maioria), poderiamos ir com a família para a praia e estar a uma corridinha de distância.

Mas tenho que concordar consigo, cada qual faz o que quer desde que não prejudique os outros. Eu, apesar de não ter ido às reuniões desta associação por motivos diversos, considero que esta é a melhor forma de luta que nós temo e a que efectivamente poderá dar alguns frutos, por isso mesmo me tornei sócio e acompanho o seu trabalho.

Entretanto reparei que é dos meus lados... Pode ser que nos cruzemos um dia destes lá nos rochedos :D.

Cumprimentos,
David Peneireiro
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por Ramiro »

Tenho acompanhado esta "conversa" e não posso deixar de acrescentar o seguinte, no que diz respeito à associação (ANPLED):
- Não se julgue que a mesma foi criada só e apenas em reacção à lei que entretanto entrou em vigor. Claro que, por intermédio de alguma acção da associação e por muita acção de outras entidades, alguns pontos da lei existente foram alterados. Mas, o importante é o que está para vir, e se os pescadores lúdicos/desportivos não se congregarem à volta de uma entidade representativa, podem crer que vão ver muito daquilo que hoje julgam seu por direito ser-lhes retirado, sem apelo nem agravo. Não sou nenhum profeta da desgraça, mas decerto que pelo teor e conteúdo das leis que tem saído até hoje, ninguém espere que a montanha venha a parir uma legislação coerente e lógica dentro da realidade das massas de água (marítimas e/ou interiores). Só é de esperar o pior, e se ninguém houver para lutar então... como dizia o doido: "Épá, agarra-te ao pincel que eu preciso do escadote!". #-o
Responder