Peixes perdidos

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Peixes perdidos"
na nova versão do site.

Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Peixes perdidos

Mensagem por cable-man »

Boas noites

Estive esta madrugada a boia nos rochedos de peniche, e mais do que uma vez perdi peixe que mordeu, levou o isco mas nao ferrou.
Primeiro estava a pescar com sardinha e anzol 2.

Pensei que o anzol fosse grande demais, passei para 4, na mesma sardinha.

Nao me posso queixar, 10 cavalas e 6 carapaus bem grandinhos, mas a verdade e que me irrita solenemente ter o peixe no anzol, puxar e o gajo levar o isco e nao ficar ca deste lado...
Isto e so ma qualidade do pescador, ou tambem pode ter a ver com os anzois e linhas?

Tive com uma cana Daiwa harrier Y60PF, carreto daiwa regal 4000iX, linha principal daiwa 0.35mm de 11,2Kg, anzol e estralho mustad 515 Nº4 com linha 0.3 e boia de correr por dentro de 20g.

Deixei fugir memso muitos peixes, e alem da ma mao creio que ou o anzol ou o isco nao estava posto da melhor forma...
Costumo cortar um filetesito, picar com o anzol do lado d apele numa ponta, correr ate a outra ponta e picar da carne para apel.
assim o bico do anzol fica para o lado de fora da pele, e a carne fica preza a pele pelo gancho do anzol.

A culpa sera exactaemnte do que? so da minha azelhice?
Avatar do Utilizador
Ramiro
Utilizador Regular
Mensagens: 6148
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por Ramiro »

Nem sempre o peixe come da mesma forma, é um facto que se constata muito facilmente na pesca embarcada.

Neste caso, podem ter acontecido várias coisas:

- Ou o peixe estar a comer mal e tu estares a tirar o isco da boca do peixe, ou seja, tentares ferrar demasiado cedo.

- Ou não teres folga suficiente na embraiagem do carreto e rasgares a boca ao peixe, que no caso do Carapau é muito fácil acontecer.

- Ou não teres sempre a linha a tensão após a ferragem, já que muitas vezes uma pequena folga é o suficiente para eles se pisgarem.

Enfim, podem ser muitas coisas. O que interessa é continuares e analisares o que se passa. A prática vai-te trazer experiência e melhoramentos ao desempenho. :fixe:
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por dpeneireiro »

O que eu costumo pensar nessas alturas (às vezes até é demais, fogem todos...) é que o peixe não é burro e está a dar-me a volta.
A primeira coisa que faço é, como o mestre Ramiro mencionou, ver as tensões da linha, se o estou a ferrar cedo demais ou com força demais. Apartir dai é tentar perceber o que se passa. Por vezes o peixe está a comer mal e o que acontece é que efectivamente coloca o isco na boca mas de uma certa forma que o anzol não fica em acção de ferrar. Já me aconteceu apanhar peixes com o anzol fora da boca (acontece muito em rio), o que me leva a crer que o peixe tinha o isco na boca mas só uma pontinha o que fazia andar a passear com a boia mas quando foi ferrado o anzol não estava dentro da boca e ferrou-o por sorte.

Nessas alturas é tentar iscadas mais pequenas, anzois mais pequenos, uma montagem mais rápida que permita que o puxar da cana se repercuta mais rapidamente no anzol: mais chumbos de menor tamanho em vez de só um grande ou, se o mar permitir, uma boia de menos peso para sentir os toques mais cedo... inventar um pouco à roda disso.

Pior que estar a perder o peixe todo é estar ao lado de alguém que está a usar o mesmo isco, a mesma perfundidade, a mesma montagem... e ele tirar peixe e nós nada, nem uma picadazita. Ai é que é frustante dado que notamos mais a nossa azelhice :grrr: . A única coisa que há a fazer é tentar aprender alguma coisa e ver como o outro ferra, como deixa o peixe trabalhar etc.

De qualquer forma é sempre melhor levar a coisa com fair play para não nos chatear-mos, umas vezes ganhamos nós, outras o peixe. Se trouxessemos o balde cheio todos os dias perdia a graça :lol: .

Cumprimentos e boas pescarias :boia:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por Paulo »

cable-man Escreveu:Boas noites
Estive esta madrugada a boia nos rochedos de peniche, e mais do que uma vez perdi peixe que mordeu, levou o isco mas nao ferrou.
Boas.

Só quero acrescentar duas coisas

Primeiro em relação ao que já foi dito e bem dito, resta dizer que é comum as cavalas fazerem "arranques" em direcção ao isco, mas na pratica levam apenas o isco na ponta boca o que torna difícil se não impossível a ferragem. Já assisti várias vezes a este comportamento (a pescar de dia claro). Por isso o provável é que tenham sido isso que aconteceu.

Em segundo lugar ainda tive para dar lá um salto à tarde (depois de ver o outro post), infelizmente não percebi que ia fazer noitada, se tivesse percebido tinha aparecido para fazer também uma bóia. Fica para a próxima. Se quiser manda-me MP quando vier aqui novamente. :fixe:
Avatar do Utilizador
cable-man
Mensagens: 90
Registado: quinta jul 30, 2009 12:47 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por cable-man »

essa ideia de o gajo comer mal faz sentido...
efectivamente uma das cavalas veio quase pelo olho, o anzol nao entrou... Por sorte ferrou, mas por fora e nao por dentro da boca.

Nestas situaçoes, uma fateixa de 3 bicos nao melhora a performance? ou tambem ja sao proibidas?

Efectivamente estava um senhor ao meu lado que tirou bem mais peixe que eu, mas ele estava com o starlight ao pe do anzol... vamos partir do principio que era isso que fazia a diferença e nao a minha azelhice :)
Mas tambem lhe fugiram uns quantos que eu estava sempre de olho na boia dele.
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por Paulo »

Muitas vezes o anzol em baixo e útil nessas situações do peixe estar a ferrar mal. Conseguimos ver pelo starlight de baixo quando elas têm o anzol na boca e movimentam só ligeiramente o isco, não provocam nenhum movimento na bóia, mas provocam no starlight que está em baixo, e é aqui que devemos ferrar. No arranque só quando elas arrancam com o anzol dentro da boca, de resto é difícil ferrar devido à rapidez.
Avatar do Utilizador
dpeneireiro
Mensagens: 102
Registado: segunda jul 16, 2007 1:59 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por dpeneireiro »

Efectivamente estava um senhor ao meu lado que tirou bem mais peixe que eu, mas ele estava com o starlight ao pe do anzol... vamos partir do principio que era isso que fazia a diferença e nao a minha azelhice
Mas tambem lhe fugiram uns quantos que eu estava sempre de olho na boia dele.
Atenção que na Portaria 144/2009 que regulamenta o exercicio da pesca lúdica em águas oceânicas no artigo 3 ponto 7 diz:

7 — A utilização de fontes luminosas é permitida na pesca apeada ou de embarcação, exercida com toneiras, bem como em indicadores de bóias.

Da minha interpretação deduzo que os starlight's apenas podem ser usados naquelas duas situações sendo que o seu uso a meio do tralho ou ao pé do anzol é interdito... e sendo assim não arrisco a enfrentar uma coima só para apanhar uns peixitos mais... :119:.

Caso esteja a fazer uma interpretação errada avisem que da próxima vez já lá vou experimentar isso. :P :P :P

Cumprimentos e boas pescarias. :boia:
Avatar do Utilizador
Paulo
Administrador
Mensagens: 10710
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Re: Peixes perdidos

Mensagem por Paulo »

Eu também interpreto assim por isso já não utilizo o starlight.
Responder