Duvidas pesca francesa

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Duvidas pesca francesa"
na nova versão do site.

jmcn
Mensagens: 5
Registado: terça jul 28, 2009 4:35 pm

Duvidas pesca francesa

Mensagem por jmcn »

Boas estou a pensar comprar uma cana para pesca francesa telescópica no seguinte site http://www.filipecalvao.com pois é a melhor opção de preço pra ja para mim, mas como sou leigo nesta materia de pesca em aguas doces e na montagem da mesma gostaria de quem tivesse disponibilidade em averiguar um pouco o site e me indicar o que deva comprar para a montagem da mesma, pois vi alguns pescadores com um elastico na ponta outros sem, bem sou muito novato.
Cumps
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Duvidas pesca francesa

Mensagem por rui valerio »

Não consigo ver a cana, mas uma cana de pesca á roubasienne ( francesa) é um investimento grande, nao esquecer os acessórios necessários para esse tipo de pesca, aconselho a informar-se bestante bem, e se possivel realizar umas pescarias com material emprestado, se vier para esta zona, terei todo o prazer em facultar essa possibilidade.

Foi pena não ter participado no nosso workshop de ciprinideoas, onde poderia ter trocado impressões com pescadores experientes nesse tipo de pesca ( um dos melhores, se não mesmo o melhor da técnica em questão).

Quantos aos elásticos existem principalmente dois tipos, agora usam-se mais os elástico ocos, porque são mais práticos e obtem melhores resultados, quanto ao seu diametro, isso depende das espécies alvo, uma vez que o equilibrio do conjunto é fundamental para que o fio não sofra rupturas e consequentemente se tenham os dissabores em acção de pesca.

Os acessorios, serão necessários os cones ( dependendo o seu diametro da quantidade de elástico que quiser colocar dentro da cana, no 1º elemento. 2º ou mesmo 3º), eláticos, ponteira, e o encaixe final... tudo isto depende muito do material que usar, por cao o José Calado demonstrou uma técnica de unão entre a baixada e o elástico, baratinha e extremamente funcional.... um nó de ligação em fio de pesca :201:

Disponha e precise suas dúvidas para poder ajudar de forma mais efectiva.
Abraço
jmcn
Mensagens: 5
Registado: terça jul 28, 2009 4:35 pm

Re: Duvidas pesca francesa

Mensagem por jmcn »

Muito obrigado desde já pela resposta, bem não deu para ver a cana pois o link que facultei era para o sitem em geral não directamente à cana em questão, quanto ao experimentar com conhecidos antes do investimento foi isso mesmo que eu fiz experimentei e o bichinho deste tipo de pesca parece que ficou , dai a aquisição de uma.
Mas para não entrar ja em gastos exagerados foi por isso que primeiramente vou investir numa cana telescópica e não de encaixe que por si so reduz custos, uma cana baratinha para começar ja umas pescarias. Uma duvida na cana telescópica dá na mesma para por elástico visto ter falado nos elementos da cana por dentro. Desculpem a ignorancia :P ninguem nasce ensinado. Cumps
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Duvidas pesca francesa

Mensagem por rui valerio »

A resposta é sim, uma telescopica também funciona por elementos, deve ter em atenção o seguinte, uma cana telescopica perde muita efectividade em pesqueiros de baixa profundidade, e as limitações são muitas em relação á cana de encaixe, mas sim... é mais acessivel o preço e os acessorios de pesca ( roletes e paniers, nomeadamente), se me disser em que zona pretende pescar e as espécies alvo, poderei ajuda-lo melhor

abraço e boas pescarias.
jmcn
Mensagens: 5
Registado: terça jul 28, 2009 4:35 pm

Re: Duvidas pesca francesa

Mensagem por jmcn »

Principalmente no rio ave, parque urbano da rabada e santo tirso , pois por ser mais acessivel recomendaram-me telescopica para começar , desde já muito obgd
Responder