Reportagem (Portaria) Telejornal 26/12/2006

Questões / Sugestões / Críticas

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Reportagem (Portaria) Telejornal 26/12/2006"
na nova versão do site.

Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Reportagem (Portaria) Telejornal 26/12/2006

Mensagem por Paulo »

O que acharam?

Acham que o argumentos apresentados estão correctos?

Acham correcta a mensagem que está a ser passada?

A questão principal é o preço das licenças?

Aceito e agradeço comentários...
aranha
Utilizador Regular
Registado: segunda fev 13, 2006 6:38 pm

Mensagem por aranha »

quem nao viu pode ver aqui

http://www.box.net/public/static/bussk6a800.avi

sinceramente achei a entrevista muito superficial, só deu para dar a conhecer ao publico que á um problema, mas muito mais complexo do que foi dito na reportagem.
valtercosta72
Registado: sábado ago 19, 2006 2:23 pm

Mensagem por valtercosta72 »

Vi e achei superficial.
Acho que era um assunto para ir para o Prós e Contras da RTP.
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

Nem sequer dá para comentar.
Então os amigos (RTP Porto) do tal amigo, só lhe concedeu aquele minutinho?
E aquela legenda em Ingles sobre o tal amigo, hein ?
Será para dar um ar mais "fino"?
Lá estou eu com o meu mau feitio :lol:
lostsoul
Utilizador Regular
Registado: terça mar 14, 2006 10:25 pm

Mensagem por lostsoul »

A assuntos que nem tem direito a tempo de antena nem a serem debatidos em hasta publica :evil: é assim o nosso pequeno pais :roll:
Ramiro
Utilizador Regular
Registado: sexta out 01, 2004 11:00 pm

Mensagem por Ramiro »

Neste caso se calhar não se pode comentar grande coisa, já que não se sabe o tamanho real da entrevista. Estas coisas passadas em diferido são previamente editadas e arranjadas ao gosto de quem as transmite, nem sempre focando os pontos que mais interessam a quem diz respeito a notícia.
É assim a TV.
olucas
Registado: sexta jun 03, 2005 10:08 am

Mensagem por olucas »

É natural que as audiências do telejornal tenham sido pelo menos umas 500 mil pessoas.

Deixa de poder haver alegação de desconhecimento, e os pescadores que continuarem sem se preocupar e/ou sem procurar informação adicional arriscam-se não só a multas, mas à diminuição significativa dos lugares onde pescar...

Se a lei se mantiver, será porque fizemos pouco (*) para merecer outra.

Talvez se possa saber se aumentou significativamente o nº de registos e de cliks nestas temáticas - nos fóruns de pesca em geral - desde a apresentação do telejornal ? Se tal não aconteceu, o problema passa a ser não só apatia/desinteresse dos pescadores mas também analfabetismo internáutico a precisar de um choque tecnológico!

(*) em média!!!!
Paulo
Administrador
Registado: segunda abr 04, 2005 3:28 pm

Mensagem por Paulo »

Pois… É isso mesmo que acontece Ramiro. Nas notícias aparece o que os jornalistas / editores querem.

E o que quiseram passar, a meu ver, foi o que interessa para o governo. Que os pescadores lúdicos acham as licenças muito caras, que o problema deles é pagar. O que me parece não ser o sentimento geral (espero estar correcto).

Quanto temos de pagar afinal para pescar em terra, apenas numa determinada zona, durante um ano? (não é este tipo de pesca que a maioria dos pescadores faz)

Será que a passar a mensagem que é caro, as restantes mensagens, que considero mais importantes, vão chegar à opinião pública? Será que conseguiremos ter assim a opinião pública do nosso lado?

Vamos ser demagógicos? É fácil… e depois é fácil perdermos a razão com isso.

Qual o valor de uma taxa moderadora? Qual o valor de uma licença para pesca em terra para um capitania e limítrofes durante um ano? O que acham mais injusto? O que acham mais caro?

Continuo a achar que temos de ter cuidado com o que dizemos, principalmente quando há edição do que é dito. Para não haver aproveitamento por parte dos órgãos de comunicação social, o melhor, na minha opinião, é não utilizar certos argumentos.

Espero que percebam estas minhas linhas e não achem que é um ataque pessoal às acções que estão a decorrer. É apenas uma opinião acerca da argumentação que está a ser utilizada (ou neste caso passada ao publico em geral), e que considero errada.

Quanto à participação, estou convencido que vai aumentar. Quando? Quando começarmos (todos, mesmo os info excluídos) a sentir na pele as injustiças (erros) da lei, essas sim, deverão ser passadas para a opinião pública quando começarem a aparecer.

Alguns exemplos rápidos:

1 - Se há limites para a apanha lúdica (têm de haver limites, os valores deviam era ser um pouco aumentados), porque razão não se pode utilizar, por exemplo, uma faca para apanhar lapas?

2 – Se somos fiscalizados (espero que sejamos), porque razão, os profissionais, continuam a poder colocar as suas artes em locais proibidos (eles não deveriam também der fiscalizados)?

3 – Se grande parte do destino das licenças é um fundo para a pesca profissional, porque razão os profissionais não pagam (descontam) para a formação das entidades fiscalizadores, formação dos pescadores lúdicos, repovoamento e criação de recifes artificiais.

4 – Porque razão junto à licença não vem documentação de suporte? Tamanhos mínimos, perguntas mais frequentes, etc? Porque não existe dinheiro para isso?

5 – Porque razão não é a capitania a decidir quais os locais sob a sua jurisdição que devem ser considerados locais perigosos (locais onde podemos ou não podemos pescar)?

7 – Porque razão não existe nas praias concessionadas placas informativas (bem visíveis) com a duração da concessão (dias e horas do dia)?

8 – E mais e mais e mais… e só por último a meu ver poderia aparecer o preço das licenças. Que (já sei que vou ser atacado por dizer isto) nem sequer achava excessivamente caro caso o dinheiro fosse correctamente aplicado.
Responder