Restrinção de licenças para pesca em barragens

Discussão Geral. Pesca em rios, barragens e outras águas interiores.
Responder

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"Restrinção de licenças para pesca em barragens"
na nova versão do site.

zumbrax
Mensagens: 819
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Restrinção de licenças para pesca em barragens

Mensagem por zumbrax »

Boas,


Há muito que não participo no forum, vou contar uma historia que se passou comigo há uns dias atrás.
Em pleno alentejo mais propriamente na região de Portalegre, onde todos os anos costumos fazer pescarias aos achigãs, este ano repetindo-se dirigi-me ao MB para efectuar a respectiva licença e logo em seguida dirigi-me ao clube de pesca local para levantar a licença de pesca diária, isto porque a atribuição da exploração de duas barragens da zona que estavam sob regime geral e qualquer individuo poderia deslocar-se e pescar este ano decidiram atribuir duas dessas barragens ao clube de pesca local, pensei que as coisas fossem melhor no aspecto da preservação das espécies bem como limpeza do local, mas o meu espanto está quando ao dirigir-me à senhora que se encontrava detrás do balcão para pedir a licença ela perguntou-me se era residente ou natural do concelho, ao que eu respondi que não com algum espanto em relação à pergunta, e depois perguntei porquê, ao que ela respondeu, que só passavam licenças aos habitantes ou naturais do concelho que eram ordens de lisboa :hummm: respondi que achava estranho porque noutras localidades onde vigorava o mesmo regime de licenças diárias já tinha tirado licenças mesmo não sendo habitante ou natural, a srª respondeu uma vez mais que eram ordens de lisboa e que já muitas pessoas tinham saído de lá aborrecidas com o assunto.

Acabei por me vir embora mas não sem antes afirmar que iria averiguar a veracidade daquelas regras discriminatórias que repelem todos e quaisqueres pescadores desportivos ou de lazer que queiram passar um dia na actividade que mais gostam, não compreendo esta politica do clube que está a regir as licenças bem como a falta de transparência talvez para outros orgãos institucionais que acreditam que sim sr. vai ser melhor a entrega da exploração da barragem porque e tal vai estar mais bem controlado e os terrenos mais limpos, mas a verdade é que se calhar não saibam que esta restrinção é discriminatória e até mesmo racista, acredito que os habitantes e naturais daquele concelho talvez também gostem de pescar no mar e nós por cá não lhes fechamos as portas.

Quero com isto pedir a quem conheça melhor a lei se é possivel criar esta barramento através deste procedimento de restrinção sendo ele só possivél a habitantes e naturais, ou trata-se meramente de um acto especulativo para restringir somente a barragem ás actividades do clube ou amigos dos mesmos.



Cumps
João Monteiro
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Restrinção de licenças para pesca em barragens

Mensagem por rui valerio »

Nunca tal ouvi falar... até me perece anti constitucional, podem atribuir quotas diferentes a habitantes, sócios e outros... proibir só por proibir, não me parece.

Amigo, essa é uma ba questão para se colocar ao Sr. Secretário de Estado :hummm:

Já agora, eu pesco muito em Portalgre, tirei lá um curso superior, vivi lá 7 anos, apanhei lá a unica multa desde que pesco, por causa da licença de concessão, na altura em que ninguem ouvia falar dela, na barragem de povoa e meadas... se não fosse incomodo poderia identificar a referida barragem, para ficar de sobreaviso...
zumbrax
Mensagens: 819
Registado: segunda jul 24, 2006 4:55 pm

Re: Restrinção de licenças para pesca em barragens

Mensagem por zumbrax »

A barragem de que falo fica em Fronteira e o clube de pesca é o da terra.

A mim também me parece anti constitucional mas pelos vistos é uma maneira daqueles senhores afastarem "os estranhos" talvez porque até estejam mais sensibilizados para a preservação das especies e medidas do que propriamente os ditos habitantes que vejo a pescarem lá e a varrerem tudo o que é pequeno isto para não falar dos ditos piqueniques onde o lixo é deixado á mercê.
rui valerio
Mensagens: 899
Registado: segunda mar 10, 2008 1:44 pm

Re: Restrinção de licenças para pesca em barragens

Mensagem por rui valerio »

Provavelmente será a barragem do Leão ( acho que é isso) ou havia por lá umas barragens particulares que "não podiam ser partculares"... será que arranjaram um subterfúgio na lei para as manter "particulares"??...ja pesquei muitas vezes na ribeira de Fronteira, apanhei lá um valente susto com umas vacas bravas :hahaha: :hahaha:

Tenho um grande amigo que anda mesmo por lá... vou informar-me sobre o que se passa :fixe:
jrfm
Mensagens: 2
Registado: segunda mar 16, 2009 2:08 pm

Re: Restrinção de licenças para pesca em barragens

Mensagem por jrfm »

Boas

No site da DGRF estão publicados todos os regulamentos de concessões de pesca é só pesquisar, ler e logo firaremos esclarecidos

Não acredito que seja proibido pescar a não residentas, mas..........

um abraço
Responder