huuuummmmmmm

Fundeado / Jigging / Big Game

O Sítio do Pescador

Pesquisa respostas acerca de
"huuuummmmmmm"
na nova versão do site.

jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Re: huuuummmmmmm

Mensagem por jopinto »

...pois mas os peixes vêem de maneira diferente. Se estivermos com atenção num aquario de agua salgada, onde estejam por exemplo "Safias", o seu comportamento é extraordinário. Se abanarmos uma mao junto ao vidro ela nem se mexe, mesmo que esteja a olhar para a mão, no entanto se encostarmos a mão ao vidro, mesmo devagar, ela assusta-se e reação é imediata, o que me leva a acreditar que são as vibrações, inperceptiveis para nós, que fazem com que o peixe tome "atitudes" :join:
Já agora em relação à Safia e ao Sargo legitimo, os comportamentos são diferentes. O trabalhar das barbatanas da Safia é algo de extraordinario, enquanto o sargo não pára "quieto", a safia faz um jogo com o corpo que fica quase "imovel", roda sobre si sem sair do mesmo sitio, e os olhos mexem-se mais do que o sargo legitimo.
Extraordinário... :fixe:
Por estas coisas é que a Safia é de longe o peixe que na pesca de barco, dá mais trabalho ao pescador... :moca: :122:
motinha
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Mensagem por motinha »

A questão é gira. Nos mergulhos que fiz, a cor era sempre mais clara lá em baixo. Quando subia o fio era mais escura, e quando secava ainda mais. Cheguei a trazer mais de um kilo em chumbadas. Os anzois partem todos.
Mas mesmo lá em baixo, aonde apenas se vê um metro ou menos( nós, os peixes presentem mais ) os fios são todos cinzentos. Uns mais que outros. Por acaso não sei quais os mais escuros. A essas profundidades temos os sentidos direccionados para certos e determinados factores e temos pouco espaço de manobra para desviar a atenção. Tambem não fiz muitos, menos de cem mergulhos a profundidades maiores.
Por exemplo, a norte do cabo espichel dizem que é mais dificil pescar do que a sul.
As rochas são diferentes, os buracos ( abrigos) tambem, o marisco residente tambem, a fauna é ligeiramente diferente, está mais esposta aos ventos predominantes, são muitos factores condicionantes.
Se formos para a zona de Sines ainda é parecida com a zona de Setúbal e sul do cabo mas mais para sul, Vila Nova, Arrifana, etc, muda tudo outra vez.
O peixe é mais ou menos o mesmo mas o meio envolvente muda muito. E temos o factor temperatura.
pode mudar um grau e meio ou dois graus a água na fonte da telha e Sesimbra. Já fiz mergulhos no naufragio mesmo no cabo, com onze graus de temperatura e estarem catorze na doca de Sesimbra. Nessa noite apanhei três graus. Foi a diferença maxima que eu apanhei.
Falo com colegas meus no Algarve (via net) onde eles mergulham a vinte e dois graus e eu mergulho a dezassete, aqui na Arrábida.
Quantos pescadores se interessam pela temperatura da água? E pelo meio envolvente? São coisas que podem influenciar um dia de pesca. Mas para muitos, a cana ou aquele carreto, a espessura do multi ou o seu uso, o tamanho ou a espessura do anzol,a pintura ou não da chumbada, o isco é que interessa. A pesca é muito mais para além disso.
Boa noite e desculpem o testamento.
jopinto
Utilizador Regular
Registado: domingo mar 09, 2003 12:00 am

Mensagem por jopinto »

motinha Escreveu:A questão é gira. Nos mergulhos que fiz, a cor era sempre mais clara lá em baixo. Quando subia o fio era mais escura, e quando secava ainda mais. Cheguei a trazer mais de um kilo em chumbadas. Os anzois partem todos.
Mas mesmo lá em baixo, aonde apenas se vê um metro ou menos( nós, os peixes presentem mais ) os fios são todos cinzentos. Uns mais que outros. Por acaso não sei quais os mais escuros. A essas profundidades temos os sentidos direccionados para certos e determinados factores e temos pouco espaço de manobra para desviar a atenção. Tambem não fiz muitos, menos de cem mergulhos a profundidades maiores.
Por exemplo, a norte do cabo espichel dizem que é mais dificil pescar do que a sul.
As rochas são diferentes, os buracos ( abrigos) tambem, o marisco residente tambem, a fauna é ligeiramente diferente, está mais esposta aos ventos predominantes, são muitos factores condicionantes.
Se formos para a zona de Sines ainda é parecida com a zona de Setúbal e sul do cabo mas mais para sul, Vila Nova, Arrifana, etc, muda tudo outra vez.
O peixe é mais ou menos o mesmo mas o meio envolvente muda muito. E temos o factor temperatura.
pode mudar um grau e meio ou dois graus a água na fonte da telha e Sesimbra. Já fiz mergulhos no naufragio mesmo no cabo, com onze graus de temperatura e estarem catorze na doca de Sesimbra. Nessa noite apanhei três graus. Foi a diferença maxima que eu apanhei.
Falo com colegas meus no Algarve (via net) onde eles mergulham a vinte e dois graus e eu mergulho a dezassete, aqui na Arrábida.
Quantos pescadores se interessam pela temperatura da água? E pelo meio envolvente? São coisas que podem influenciar um dia de pesca. Mas para muitos, a cana ou aquele carreto, a espessura do multi ou o seu uso, o tamanho ou a espessura do anzol,a pintura ou não da chumbada, o isco é que interessa. A pesca é muito mais para além disso.
Boa noite e desculpem o testamento.
Tem toda a razao...todos esses factores influenciam a pesca, mas seria necessario "dominarmos" algumas ciencias...no entanto costumo ver a temperatura da agua e que tipo de fundo tenho por baixo caso consiga fazer uma razoavel leitura da sonda, e tirar conclusoes. :fixe:
No entanto concordo em que a maioria do pessoal nao se interessa por nada dessas coisas, pois o que lhes interessa é somente pescar, e nao se pode condenar pois quem vai pro mar, vai distrair-se e não fazer contas de cabeça, mas prontes e tal, temos sempre cromos (onde me incluo :join: )que lá vai tentanto perceber alguma coisinha, mas é giro e motivante... :fixe:
zeze-beleza
Registado: segunda abr 09, 2007 2:49 pm

Mensagem por zeze-beleza »

jopinto Escreveu:
motinha Escreveu:A pesca é muito mais para além disso.

todos esses factores influenciam a pesca, mas seria necessario "dominarmos" algumas ciencias...no entanto costumo ver a temperatura da agua e que tipo de fundo tenho por baixo caso consiga fazer uma razoavel leitura da sonda, e tirar conclusoes. :fixe:
No entanto concordo em que a maioria do pessoal nao se interessa por nada dessas coisas, pois o que lhes interessa é somente pescar, e nao se pode condenar pois quem vai pro mar, vai distrair-se e não fazer contas de cabeça, mas prontes e tal, temos sempre cromos (onde me incluo :join: )que lá vai tentanto perceber alguma coisinha, mas é giro e motivante... :fixe:
Se alguns assim como eu, que vejo a pesca como um desporto, :join: não me preocupando se dá muito ou pouco peixe, :122: :122: :122: existem outros que se preocupam com outros permonores. É exactamente com aqueles "Cromos" como dizes que nós aprendemos a alterar os nossos hábitos e as nossas ideias. =D> =D> =D>
Por isso mesmo é que a Arte de pescar é algo de bonito e muito complexo. :fishcool:
Um bem-aja pelo teu interesse por esses permenores
Boas pescarias :boia:
mikie30
Registado: quarta out 11, 2006 2:03 pm

Mensagem por mikie30 »

isto está a ir para onde eu queria daqui a pouco com mais tempo já venho por mais lenha a arder.
mikie30
Registado: quarta out 11, 2006 2:03 pm

Mensagem por mikie30 »

ora bem vamos lá entao :

já todos chegamos á conclusao que o "desaparecer" e "tornar invisivel" nao existe o que existe é uma ausencia de cor e como já se disse em tons de cinzento. mas... varios tons de cinzento. agora e onde eu queria chegar se se eu estiver a pescar em rochas nas beiradas destas (ex. sesimbra junto ao espichel) , em lages (ex.junto ao cabo da roca ), em fundos de coral (ex. montanhas de camoes) e em fundo misto (ex.ericeira a partir das 10 milhas) isto sao exemplos de algumas zonas onde eu pesquei e nos pesqueiros onde estive era assim nao quer dizer que seja só e exactamente assim em todas as zonas porque nao é. nao teremos que ter em consideraçao as zonas para onde vamos ? será que uma chumbada vermelha ou melhor o seu tom de cinzento misturar-se-a da mesma maneira em todos os fundos ? e se fosse uma azul ? ou verde ? ou amarela ás pintinhas? porque a questao aqui penso eu nao será usar coisas que desapareçam no fundo porque isso já se comprovou que nao existe mas sim que se misturem com o fundo onde estamos logo e uma vez que os fundos diferem de zona para zona. e quanto ás profundidades concerteza o nosso material nao se porta da mesma maneira aos 30 metros , aos 60 e aos 90.

isto é o que me apaixona na pesca é como um jogo de xadrez, onde temos que analisar bem todo o tabuleiro antes de jogar pois se nao o fizermos a jogada seguinte poderá ser fatal XEQUE-MATE ou em termos piscatorios GRADE .
romeu32
Utilizador Regular
Registado: segunda mai 19, 2008 3:39 pm

Mensagem por romeu32 »

Ora ai esta palavras que são muito bem ponderadas,e acertadas no meu ponto de vista,mas tambem digo que até agora só usei chumbadas cinzentas.
Agora só falta acertar no tom certo de "cinzento"...
Abraço.
motinha
Registado: sexta nov 21, 2008 1:57 pm

Mensagem por motinha »

Vou desenterrar o tópico com mais uma questão:
_Quando o pessoal muda a espessura do estralho é para ficar menos visivel ou para trabalhar de forma mais livre, mais erratica?

Pescarias de merd@ para todos!
Responder