motinha Escreveu:A questão é gira. Nos mergulhos que fiz, a cor era sempre mais clara lá em baixo. Quando subia o fio era mais escura, e quando secava ainda mais. Cheguei a trazer mais de um kilo em chumbadas. Os anzois partem todos.
Mas mesmo lá em baixo, aonde apenas se vê um metro ou menos( nós, os peixes presentem mais ) os fios são todos cinzentos. Uns mais que outros. Por acaso não sei quais os mais escuros. A essas profundidades temos os sentidos direccionados para certos e determinados factores e temos pouco espaço de manobra para desviar a atenção. Tambem não fiz muitos, menos de cem mergulhos a profundidades maiores.
Por exemplo, a norte do cabo espichel dizem que é mais dificil pescar do que a sul.
As rochas são diferentes, os buracos ( abrigos) tambem, o marisco residente tambem, a fauna é ligeiramente diferente, está mais esposta aos ventos predominantes, são muitos factores condicionantes.
Se formos para a zona de Sines ainda é parecida com a zona de Setúbal e sul do cabo mas mais para sul, Vila Nova, Arrifana, etc, muda tudo outra vez.
O peixe é mais ou menos o mesmo mas o meio envolvente muda muito. E temos o factor temperatura.
pode mudar um grau e meio ou dois graus a água na fonte da telha e Sesimbra. Já fiz mergulhos no naufragio mesmo no cabo, com onze graus de temperatura e estarem catorze na doca de Sesimbra. Nessa noite apanhei três graus. Foi a diferença maxima que eu apanhei.
Falo com colegas meus no Algarve (via net) onde eles mergulham a vinte e dois graus e eu mergulho a dezassete, aqui na Arrábida.
Quantos pescadores se interessam pela temperatura da água? E pelo meio envolvente? São coisas que podem influenciar um dia de pesca. Mas para muitos, a cana ou aquele carreto, a espessura do multi ou o seu uso, o tamanho ou a espessura do anzol,a pintura ou não da chumbada, o isco é que interessa. A pesca é muito mais para além disso.
Boa noite e desculpem o testamento.
Tem toda a razao...todos esses factores influenciam a pesca, mas seria necessario "dominarmos" algumas ciencias...no entanto costumo ver a temperatura da agua e que tipo de fundo tenho por baixo caso consiga fazer uma razoavel leitura da sonda, e tirar conclusoes.
No entanto concordo em que a maioria do pessoal nao se interessa por nada dessas coisas, pois o que lhes interessa é somente pescar, e nao se pode condenar pois quem vai pro mar, vai distrair-se e não fazer contas de cabeça, mas prontes e tal, temos sempre cromos (onde me incluo

)que lá vai tentanto perceber alguma coisinha, mas é giro e motivante...