Esta é a minha estreia como interveniente neste magnifico site, cuja existencia so ha pouco tomei conhecimento; os meus parabens aos seus criadores e a todos aqueles que o alimentam (c/ divulgações, comentários, etc.).
Indo directo ao assunto, pergunto se algum comentador assiduo conhece a zona de Aveiro e Gafanha da Nazaré (na perspectiva de locais de pesca); caso afirmativo, peço a esses colegas pescadores o favor de me esclarecerem, à luz da tão famigerada “Lei da pesca lúdica”, quais os locais que escapam às restrições aludidas no parágrafo 6º, e que passo a transcrever:
“a) Barras, respectivos acessos e embocaduras;
b) Canais de acesso, canais de aproximação e canais estreitos em portos;
c) Canais balizados;
d) A menos de 100 m de docas, portos de abrigo, embarcadouros, estaleiros de construção naval e estabelecimentos de aquicultura;
e) Portos de pesca e marinas de recreio;
f) Praias concessionadas, durante e época balnear, a menos de 300 m da linha da costa;
g) A menos de 100 m da zona de qualquer esgoto.”
Não sendo um pescador de praia (sempre gostei de estar encavalitado nas pedras) não me resta alternativa a não ser aproveitar uma feira das Velharias e vender todo o meu material e contrariar o velho ditado que dizia “..., então dedica-te à pesca!”.
Por certo, muitas outras zonas do país estarão nas mesmas condições.
Só acho piada à desculpa esfarrapada de “...tendo por objectivo a conservação e a gestão racional dos recursos.” quando os verdadeiros destruidores desses mesmos recursos são os arrastões Espanhóis, que fazem uma VERDADEIRA LIMPEZA AO FUNDO DO MAR, e ainda por cima são os primeiros a descarregar nas lotas, em detrimento das nossas embarcações. Mas a esses não tocam eles.
Fico a aguardar uma indicação sobre os locais (das zonas acima indicadas) que escaparam às restrições pois, sinceramente, não estou a ver para onde poderei ir dar o “banho à minhoca” a partir de 1 de Janeiro.
Já agora, esperemos para ver quais as contra-ordenações a aplicar para os infractores!!!!
Acho que vou abandonar este passatempo e ver se consigo uma vaga como (mais um) administrador da EPAL!!!!!!
Esses sim, têm juizo!!!
Locais de pesca (após restrições)
Bem vindo amigo e aprecie a estadia.
Deixo-lhe aqui um link, com algumas perguntas e respostas constantes do site oficial da D.G. Pescas:
http://www.dg-pescas.pt/pls/portal/docs ... LUDICA.PDF
Talvez o ajude a encontrar resposta para algumas perguntas. Se não fôr o caso, cá estamos para nos ajudarmos uns aos outros.
Cumprimentos.
Deixo-lhe aqui um link, com algumas perguntas e respostas constantes do site oficial da D.G. Pescas:
http://www.dg-pescas.pt/pls/portal/docs ... LUDICA.PDF
Talvez o ajude a encontrar resposta para algumas perguntas. Se não fôr o caso, cá estamos para nos ajudarmos uns aos outros.
Cumprimentos.
Amigo Ramiro:
Mesmo na "muche"; ainda foi melhor que o pedido pois não me indicou um local geográfico específico, mas esclarecu-me relativamente à interpretração a dar (p.e. a questão: "18P - Podem utilizar-se pesca apeada a partir do molhe de limitação da barra de um Porto?").
Além do meu cartão do Sítio do Pescador, vou imprimir estas páginas para me acompanharem nas pescarias, por via das dúvidas (quando uma pessoa não está documentada, pode ser manobrada de acordo com a interpretação que o (futuro) Sr. Fiscal quiser dar. Pagar e ser.... , é que não!!!!
Muito obrigado pela dica
Mesmo na "muche"; ainda foi melhor que o pedido pois não me indicou um local geográfico específico, mas esclarecu-me relativamente à interpretração a dar (p.e. a questão: "18P - Podem utilizar-se pesca apeada a partir do molhe de limitação da barra de um Porto?").
Além do meu cartão do Sítio do Pescador, vou imprimir estas páginas para me acompanharem nas pescarias, por via das dúvidas (quando uma pessoa não está documentada, pode ser manobrada de acordo com a interpretação que o (futuro) Sr. Fiscal quiser dar. Pagar e ser.... , é que não!!!!
Muito obrigado pela dica
Atenção, a aplicação 2006 já tinha o tamanho das espécies e vai continuar a ter.
A novidade neste ano vão ser os contactos para denuncias e uma versão actualizada com estes textos oficiais.
O reverso da medalha é que mais uma vez esta aplicação não vai ser gratuita… ou seja não vai ficar acessível a todos os pescadores.
Estou a ponderar no entanto mais perto do verão em lançar uma versão gratuita com apenas os contactos e os textos.
A novidade neste ano vão ser os contactos para denuncias e uma versão actualizada com estes textos oficiais.
O reverso da medalha é que mais uma vez esta aplicação não vai ser gratuita… ou seja não vai ficar acessível a todos os pescadores.
Estou a ponderar no entanto mais perto do verão em lançar uma versão gratuita com apenas os contactos e os textos.