Caros "Companheiros" de pesca,
Gostaria de colocar um assunto à consideração de todos.
As embalagens de isco, nomeadamente coreanos e afins, vêm agora em embalagens de plástico. Por vezes em certos pesqueiros que frequento, mais até em algumas praias do alentejo, tipo Aberta Nova, melides e arredores, consigo ver na areia centenas de caixas vazias. Não poderiamos tentar influenciar, nem que seja um pescador apenas, para trazer o lixo para casa e deitá-lo no sitio correcto? Nem que fosse apenas 1, já ficava contente.
Já agora na pesca embarcada não deixem que alguém mande lixo para a água. Mesmo com o peso do lixo o barco consegue chegar nos dias de grandes pescarias, tenho a certeza, somos bons marinheiros.
A Pesca tem que ser cada vez mais uma actividade "Verde". Sem lixo dá mais prazer ainda.
Faço um apelo a todos os que lerem este Post,
Deixem o pesqueiro tal como o gostariam de encontrar quando lá chegaram.
Boas Pescarias,
MSilva
Lixo nos Pesqueiros
- paranoid_android
- Registado: domingo nov 19, 2006 8:30 pm
Estou totalmente de acordo, sou pescador a muito pouco tempo e a primeira coisa que verifiquei foi na porcaria que os pescadores deixam em todos os locais onde já estive. Não são só as caixas dos iscos. São latas de cerveja, linhas, anzóis, boias partidas, embalagens de starligth's e star ligths, pacotes de leite....... muita coisa, mesmo muita coisa. Na primeira vez que fui a pesca a primeira pergunta que fiz a pessoa que me levou foi: "Os pescadores são todos assim tão porcos?"
Penso que se devia ter alguma consciencia do que se faz, não custa muito meter o lixo num saco de plastico e deixa-lo no caixote mais proximo.
cumprimentos.
Penso que se devia ter alguma consciencia do que se faz, não custa muito meter o lixo num saco de plastico e deixa-lo no caixote mais proximo.
cumprimentos.
Por mim cheguei à conclusão que os Pescadores "Desportivos" não são porcos por gosto, mas sim por falta de educação.
Os Pescadores Profissionais tambem deitam todo o lixo ao mar, e porque é que isto acontece ?
Por vezes sinto-me algo triste por "escrever" coisas que à primeira leitura pode parecer um cliché, ou conversa da treta, mas não é assim.
As palavras: formação / informação / educação, querem dizer o quê ?
Excatamente, pois se tudo fosse feito "com" os Pescadores" poder-se-ia trabalhar para o futuro, mas não é. Leis cá para fora e desenrrasquem-se.
Os profissionais não têm Associações que lhes dêem formação; que lhes dêm educação; que os informem capazmente, etc.
Por tudo isto é que somos como somos.
Não somos capazes de agir como grupo.
Não temos capacidade para dialogar com objectivos reais.
A nossa historia diz-nos que somos capazes de fazer muita coisa, e acredito que mais tarde ou mais cedo, vai haver m......
Os Pescadores Profissionais tambem deitam todo o lixo ao mar, e porque é que isto acontece ?
Por vezes sinto-me algo triste por "escrever" coisas que à primeira leitura pode parecer um cliché, ou conversa da treta, mas não é assim.
As palavras: formação / informação / educação, querem dizer o quê ?
Excatamente, pois se tudo fosse feito "com" os Pescadores" poder-se-ia trabalhar para o futuro, mas não é. Leis cá para fora e desenrrasquem-se.
Os profissionais não têm Associações que lhes dêem formação; que lhes dêm educação; que os informem capazmente, etc.
Por tudo isto é que somos como somos.
Não somos capazes de agir como grupo.
Não temos capacidade para dialogar com objectivos reais.
A nossa historia diz-nos que somos capazes de fazer muita coisa, e acredito que mais tarde ou mais cedo, vai haver m......